O filme “A menina que roubava livros” retrata a história de Liesel, garota que encontrou na leitura um meio para escapar da triste realidade da Alemanha Nazista. Em contrapartida, no Brasil, são poucos os brasileiros que possuem o hábito de ler e o gosto pelos livros, já que são pouco estimulados. Isso se deve ao fato de que a taxação dos livros, bem como a presença da tecnologia estão presentes no dia a dia da população.
Nesse sentido, vale ressaltar a questão financeira como um fator relevante para o desestímulo à leitura. Sob essa ótica, sabe-se que o aumento no preço dos livros, por parte do Estado, apenas atrapalha a construção do saber dos estudantes, fato que contraria a Constituição de 1988 que determina a educação como direito a todos. Posto isso, é notória a elitização dos livros no processo educacional, o que pode gerar uma grande disparidade social entre a rede pública e privada, visto que apenas aqueles que detêm poderio financeiro podem comprar os livros. Dessa forma, essa postura estatal de negligência reforça o cenário desafiador da falta de leitores no país.
Ademais, nota-se que a tecnologia tem participação efetiva no que tange ao entrave. Com base nisso, ao analisar a contemporaneidade, observa-se que os meios tecnológicos podem levar ao desinteresse à leitura, uma vez que, muitas vezes, as pessoas preferem um eletrônico aos livros e, por conseguinte, torna-os obsoletos. Nessa perspectiva, alude-se ao pensamento do escritor brasileiro Mario Quintana de que os verdadeiros analfabetos são os que sabem ler, porém não leem. Diante disso, percebe-se a demasiada quantidade de analfabetos funcionais na sociedade, pois a preferência pela tecnologia afastou muitos dos livros, o que contribuiu para o desestímulo à leitura. Dessa maneira, a afirmação do poeta é atestada pelo povo brasileiro, a qual reafirma o grave cenário da escassez de leitores.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de estimular a prática da leitura. Logo, o Ministério da Educação, responsável pela Política Nacional de Educação, deve fomentar a aquisição de livros, por intermédio da redução de impostos e doações aos mais carentes, com o fito de estimular a leitura no Brasil. Outrossim, as plataformas digitais devem disponibilizar atividades lúdicas que possibilitem aos jovens e crianças praticar o hábito de ler. Feito isso, o corpo social será instigado a ler, assim como ocorreu com a personagem do filme.
Fernand
Olá, mylle. Vamos por partes!
1)Introdução
Seu parágrafo inicial está excelente, pois, além de apresentar um ótimo repertório de entrada, você se preocupou em deixar o tema bem aparente. Outro ponto muito importante que foi muito bem trabalhado foi a problematização: você conseguiu deixar bem explícito para o leitor quais são as duas teses, ou os dois problemas, que são discutidos no seu texto. Ou seja, sua introdução está completa: contextualização/apresentação do tema e tese.
2)Desenvolvimento 1
A tese foi muito bem abordada e discutida com argumentos pertinentes. Parabéns! A única coisa que eu mudaria seria o conectivo interparágrafo: no lugar de “Nesse sentido” colocaria “A princípio” que é um conectivo bastante agradável para a banca.
3)Desenvolvimento 2
Esse foi o parágrafo que mais me impressionou, principalmente pela presença de um forte argumento, que se enquadra em uma citação. Você soube muito bem usar a fala do Mario Quintana para contextualizar todo o seu parágrafo, fazendo com que cada período se relacionasse. Ou seja, posso afirmar que foi muito bem desenvolvido e, como leitor, estou totalmente convencido do que você escreveu.
4)Conclusão
Perfeito! É visível que você respondeu as cinco perguntas essenciais do parágrafo conclusivo: “Quem vai fazer?”, “O que vai fazer?”, “Como vai fazer?”, “Para que vai fazer?” e o Detalhamento, que, no caso, você utilizou com o agente. Além disso, ter feito a retomada do repertório usado na introdução foi muito importante, já que seriam descontados pontos se não fosse feito. No mais, a conclusão foi excelente, tendo apresentado o tópico frasal, a proposta de intervenção e a retomada do repertório de início. Parabéns!
Quanto às competências!
I) Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
II) Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
III) Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
IV) Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos
coesivos.
V) Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 1000
Parabéns!
Delzuita
A introdução está bem coesa, começou com uma citação o que enriquece a sua redação, no segundo paragrafo vc citou a constituição federal, demonstra que vc está interada do assunto da redação, no segundo paragrafo apresenta a continuação do primeiro, na conclusão vc retomou o assunto da introdução, dando sentido ao tema proposto, os pontos e virgulas colocado corretamente, parabéns otima redação, nota 10000.
lidia99
gostei muito da sua redação , muito bem escrita explicativa e detalhada.
parabéns sucesso para você……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………