A Segunda Guerra Mundial teve ,como um dos meios de repressão, a queima de milhares de livros considerados opostos as idéias do regime politico da época, o nazismo. Do mesmo modo,é possível ver a negligência das diversas nações para com livros no incêndio à biblioteca de Alexandria e a queima deles, feita também pela igreja católica na reforma protestante. Isso influencia a população até hoje ,principalmente a brasileira que sofre com o desenvolvimento tardio dos jovens ,tanto quanto com o analfabetismo funcional no país.
Em primeiro plano, vale analisar como a leitura afeta o desenvolvimento dos jovens que têm substituído os livros, por aparelhos eletrônicos. Segundo a citação de Monteiro Lobato, escritor de livros infantis, ele afirma ,”Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê” ,ou seja a leitura faz parte da vida dos jovens tanto quanto no contexto escolar. Consequentemente, a falta dela direciona crianças e adolescentes para uma vida sem compreensão didática e social.
Relevante destacar que, essa carência de leitura abala, também, o desenvolvimento do país, que no atual cenário depende da formação de muitos analfabetos funcionais. De acordo com a pesquisa, feita pela TV Cultura, 38% dos alunos das universidades são considerados analfabetos funcionais. Diante disso, é perceptível que parte dos setores de trabalho, de todo país, receberão funcionários com diploma, sem boa formação, assim, é provável que ocorram inúmeros erros e descuidos por parte dos futuros trabalhadores brasileiros.
Com vista no que foi mencionado é possível afirmar que a leitura se faz necessária na vida dos cidadãos. Desse modo, o Ministério da Educação, juntamente com o da Cultura, devem criar um programa de incentivo á leitura, por meio de verbas governamentais, no qual serão distribuídos livros, não só didáticos, mas também literários, em escolas de todo Brasil, além de aumentar o número de bibliotecas públicas nas cidades. Com isso espera-se aumentar o número de leitores em potencial no país e melhorar o desempenho dos indivíduos brasileiros.
Nathalya Beatriz
Olá Bárbara!
Bom, seu texto apresenta erros gramaticais em relação ao uso da vírgula (pois vc usou vírgulas onde não deveria diversas vezes) e em relação a construção sintática de algumas frases. Então dê uma atenção especial nesse quesito para evitar perda de pontos na primeira competência.
Em segundo lugar, a estrutura do seu texto não está devidamente elaborada como deve ser, visto que já na introdução vc deveria relacionar a alusão ao contexto brasileiro da forma mais objetiva possível, além de ser essencial que vc já aborde a problemática explicitamente e apresente também as teses que vc defenderá no desenvolvimento. Achei sua introdução um poquinho confusa e seu primeiro parágrafo não desenvolvido por completo. Além disso, seu texto carece um pouco de conectivos tanto entre os períodos quanto entre os parágrafos, e eles são extremamente importantes para estabelecer conexão com todas as partes do texto, sem deixar lacunas.
E por fim, na conclusão faltou apenas a retomada da alusão da introdução, que também é muito relevante, pois a introdução deve estar diretamente relacionada com sua conclusão para manter completa conexão do texto.
Enfim… corrija alguns aspectos como esses citados, investa pesado no repertório (ele garante boa parte do sucesso), estude um pouquinho das competências da redação do Enem e pratique bastante que vc conseguirá progredir muito.
Espero ter ajudado! :)
vitor2020
Competência 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 80
Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 160
Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 160
Competência 5 – Elaborar uma proposta de intervenção, e os meios necessários para solucionar o problema = 200
Nota final: 800
Obs: Estude melhor a parte gramatical da Língua Portuguesa. Você compreendeu corretamente o tema proposto.
Anaamoreira
Demostrou bom domínio da norma culta, contém alguns erros de pontuação e gramática, mas está quase lá .
Compreendeu corretamente a proposta. Bom uso de conectivos. Conclusão completa de acordo com os critérios do Enem
Competência 1: 140
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Total: 860
Gabrielkerber
Competência 1 = demonstrar domínio da norma culta: Cuide a pontuação e os acentos ortográficos. Suponho que faça o texto duas vezes, em uma folha de rascunho e finalizando na folha ENEM ou digitalizando no computador. Cuide também as linhas, Lembre-se que no Enem você só vai ter 30 linhas. (80)
Competência 2 = Compreensão da proposta: CORRETO. Compreendeste a proposta.
Competência 3 = Selecionar, relacionar argumentos: Muito bom realizaste o posicionamento autoral e realizaste críticas ao tema proposto. CORRETO
Competência 4 = Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação: CORRETO.
Competência 5 = Elaboração de proposta de solução para o problema: CORRETO. Realizaste os pilares de intervenção.
NOTA FINAL (880)