O poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade afirmava que “a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente essa sede”. Analisando esse pensamento e relacionado-o a importância dada a leitura no Brasil, percebe-se a necessidade de um olhar mais atento considerando sua influência para formação do indivíduo, diante de um escasso incentivo a essa prática social, tornando-os vulneráveis a manipulação comportamental.
Em primeira análise, é essencial destacar que o indivíduo é cada vez menos incentivado a praticar a leitura, consequência da constante negligência familiar. No filme americano Mãos Talentosas: A história de Ben Carson, por exemplo, é contada a trajetória de um jovem com péssimo desempenho na escola que, devido ao incentivo de sua mãe para ler semanalmente, muda sua conduta e torna-se um excelente médico. Desse modo, sem a reformulação dessa postura, continuará formando-se cidadãos desinteressados e com baixo conhecimento.
Ademais, é fulcral pontuar que sem leitura e compreensão, o indivíduo fica exposto a fácil manipulação de seu comportamento. Durante a Segunda Guerra Mundial, ocorreu um grande período de censura, no qual livros foram apreendidos e queimados, já que eram considerados perigosos e subversivos. Nessa perspectiva, sem conhecimento e acesso a essas obras, o sujeito perde a soberania sobre sua capacidade de opinar, criticar e modificar situações.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. A princípio, para proporcionar maior interesse da população à leitura, urge que o Ministério da Educação (MEC), por meio de diretrizes orçamentarias, crie campanhas publicitárias que destaquem a importância desse exercício. Outrossim, para acesso da comunidade, as prefeituras devem, mediante verbas governamentais, construir bibliotecas diversificadas, garantindo distinto conhecimento cultural. Dessa forma, será integralmente possível o desfrute dessa fonte inesgotável de prazer, assegurada por Drummond.
OBS: Gostaria que avaliassem por competências do ENEM. Obrigada.
lanaP
Boa noite Gislaine289! Gostaria de pontuar que sua redação está bem escrita, porém, há certos erros aparentes. 1. Ao longo de sua redação, principalmente na introdução, há gerundismos (que devem ser evitados ao máximo em uma redação), por exemplo: analisando, relacionando, considerando, tornando, formando.
2. Certos artigos necessitam de crase e você as ocultou, por exemplo: “Analisando esse pensamento e relacionado-o a importância dada a leitura no Brasil” – o artigo a deveria ter crase, inclusive, a palavra relacionando-o está escrito errado (creio que seja na digitação, mas se atente à isso). Outro exemplo de crase: “tornando-os vulneráveis a manipulação comportamental”.
3. Quando necessário (filmes, séries, livros), coloque seus repertórios socioculturais entre aspas, por exemplo: “Mãos Talentosas: A história de Ben Carson”.
4. Em sua conclusão, ao citar “por meio de diretrizes orçamentarias” você deveria citar “por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias”, visto que as diretrizes são um conjunto de regras em uma lei. Além disso, ao citar “bibliotecas diversificadas” você deveria detalhar como seria, visto que, o corretor não irá saber o que é uma biblioteca diversificada. Gostei das propostas em si, porém, devem ser detalhadas.
Ademais, sua redação tem uma ótima coesão e foi muito bem escrita, tome cuidado com os detalhes!
Logo: Competência 1 – 160 pontos (visto que os erros aparentes são de modalidade escrita formal).
Competência 2 – 200 pontos.
Competência 3 – 200 pontos.
Competência 4 – 200 pontos.
Competência 5 – 160 pontos (suas propostas deveriam estar mais detalhadas, principalmente acerca das bibliotecas e, a especificação quanto à Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Total: 920 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
Jorge_Junior
Olá, Gislaine, tudo bem? espero que sim. Irei fazer algumas considerações, lembrando que sou apenas um aluno e o que disser pode, claro, estar errado. Então vamos lá
*Na introdução você apresenta bem o tema com a citação de Drummond, problematiza e explicita a tese (o que fortalece as competências 2 e 3) então muito boa sua introdução
*No D1 você argumentou bem, trouxe uma outra área do conhecimento (OAC) produtiva, parágrafo coeso e de quebra vc cumpriu o primeiro argumento da tese, o que fortalece o projeto de texto. objeção: não se utiliza letra maiúscula após dois pontos
*No D2 novamente você argumentou muito bem, cumpriu o segundo argumento, trouxe uma outra área do conhecimento (OAC) produtiva.
*Na pi faltou o detalhamento
notas:
C1: 160 (encontrei mais de dois desvios gramaticais)
C2: 200 (é texto dissertativo-argumentativo, apresenta OAC produtiva)
C3: 200 (boa argumentação, apresenta projeto de texto)
C4: 200 (bom uso dos conectivos, texto coeso e coerente)
C5: 160 (faltou o detalhamento)
total: 940
Ótima nota, parabéns pelo texto! Espero ter ajudado, se quiser corrigir alguma das minhas redações ficarei grato. Enfim, sigamos progredindo :)
Cristiane Mota
Olá Gislaine!
Você expos as causas e as consequências da falta de leitura no 2o e no 3o paragrafos.
Você fez a proposta de intervenção no ultimo paragrafo, assim como pede para ser feito na redação do ENEM.
A sua conclusão retoma a sua tese defendida no 1o paragrafo.
Você mostrou uma posição critica e citou um autor conhecido e um relato de um filme com suas próprias palavras.
Sua redação ficou bacana!