Com a chegada da família real em 1808 no Brasil, foi introduzida a biblioteca real, a fim de estabelecer o hábito da leitura entre os brasileiros. Entretanto, é notório a omissão familiar e a negligência acadêmica, diante à defasagem no aprendizado das crianças e adolescentes, acarretando retardamento pedagógico.
Em primeiro plano, a negligência familiar no incentivo à leitura das crianças é recorrente. De acordo com o médico Içami Tiba – “Educar dá trabalho. Mas é um trabalho que dá bons frutos”. No entanto, observa -se que não há prática da leitura no âmbito familiar, já que o horário no qual os pais deveriam impor a leitura ao filhos é trocado por, tablets, videogames, celulares, dentre outros aparelhos eletrônicos que despertam a curiosidade do público infantil. Deste modo, outras ocupações diárias não influenciam apreço aos livros, mostrando assim, desinteresse infantil pelos tais, ademais, a deficiência no aprendizado.
Outrossim, a inadimplência acadêmica do exercício à leitura é constante. Segundo Immanuel Kant – “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Ao contrário de Kant, percebe-se que a pouca importância que os educadores têm referente à leitura infantil, reflete na adolescência, concomitante à fase adulta, visto que muitas pessoas que não tiverem boa base pedagógica desenvolvem analfabetismo funcional, no qual afeta o poder crítico e a interpretação textual, dificultando à realização de processos seletivos para o mercado de trabalho. Logo, a ineficiência da escola primária na aplicação à análise textual, revela atraso acadêmico e interpessoal.
Em suma, vale salientar que medidas sejam tomadas perante à problemática. Logo, cabe aos pais, responsáveis legais pela criação dos filhos, exercer a prática da leitura com as crianças, por meio à apreciação de livros didáticos, coloridos e objetivos. Além disso, os diretores, autoridade máxima escolar, devem introduzir métodos eficientes para o desenvolvimento da leitura e reflexão, através de aulas que utilizam da dinâmica como charges, revistas,gráficos, cartões e até mesmo do teatro na interpretação textual, a fim de efetivar a leitura infantil e prevenir o analfabetismo funcional, gerando seres com autonomia. Realizando assim, o intuito família real.
Agradeço qualquer avaliação que vier, se possível com nota!!
Avicii
Olá, rafildees!
Gostei muito do seu texto, bons argumentos.
Algumas observações:
▪︎ Introdução
– Tese não ficou clara e aparente. Aparentemente você expôs seus argumentos (isso é muito bom), não deixando evidente seu ponto de vista sobre a temática.
Com a adição de uma tese juntamente ao que já está feito, ficará perfeito.
– Boa contextualização
▪︎ Desenvolvimento
– D1 ficou bom, mas o último período ficou confuso.
– D2 não tenho criticas nem sugestões, ficou agradável.
▪︎ Conclusão
– Você atingiu a maioria dos critérios, embora não tenha a tese evidente para retomar.
– Achei um pouco simples, poderia desenvolver melhor. Adicionar agentes com maior autoridade, por exemplo, o MEC.
Enfim, excelente redação, quase não vi inadequações. Espero que tenha te ajudado. Não trate minhas correções como verdade absoluta, opinião é relativa!
Abraço! Continue escrevendo!
Na minha perspectiva, suas notas por competência:
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 160
C5: 180 TOTAL: 920
Ps. Gostaria que voce corrigisse minha redação tbm, visto que você possui um amplo/ excelente domínio e conhecimento que irá acrescentar na minha escrita. Ficaria muito agradecido!