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A importância da inclusão: o combate ao capacitismo nas escolas

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O livro “O Extraordinário”, da escritora americana R. J. Palácio, retrata a história de Auggie, criança portadora de deficiência física que deixa de frequentar a escola por causa do bullying. Similarmente, essa realidade é percebida na sociedade com o capacitismo nas escolas e a intensa exclusão social. Nesse sentido, a ineficiência estatal e o preconceito enraizado corroboram a problemática.

Sob esse viés, vale ressaltar que a ineficácia estatal é um dos principais fatores contribuintes com o impasse. De acordo com Nelson Mandela, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. No entanto, o acesso à educação é dificultado para crianças e adolescentes possuintes de alguma deficiência física ou psicológica, pois o sistema educacional proporcionado pelo Estado não é adaptado a essas pessoas, não só na estrutura das escolas mas também na grade curricular e equipe de funcionários. Sendo assim, a ineficiência do Estado dificulta a redução do capacitismo nas escolas.

Outrossim, o preconceito enraizado também é um fator limitante da inclusão educacional de crianças e jovens deficientes. Diante disso, segundo Albert Einstein, físico alemão, “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. Nessa linha de raciocínio, o preconceito social persistente na sociedade impede o combate ao capacitismo, uma vez que a mentalidade estereotipada sobre portadores de comorbidades trata esses indivíduos como pessoas incapazes, como a afirmação fútil no ministro da Educação, Milton Ribeiro, de que deficientes “atrapalham” o ambiente escolar. Desse modo, a discriminação aumenta tanto a exclusão socioeducativa, como o capacitismo.

Portanto, o Governo Federal deve investir no sistema educacional, por meio de destinação de verbas para melhorar a estrutura física e a grade curricular escolar, com a contratação de profissionais capacitados, a fim de ampliar a inclusão nas escolas. Ademais, cabe à Mídia, enquanto instrumento importante para a divulgação massiva de informações, criar campanhas em promoção do combate ao preconceito enraizado, por meio de campanhas na Internet que sejam compartilhadas nas redes sociais, com o intuito de inibir o capacitismo no ambiente escolar. Espera-se, com isso, não permitir a existência da situação de “O Extraordinário” na realidade atual.

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2 Correções

  1. Introdução:

    “da escritora” soa meio informal, que tal: O livro “O Extraordinário”, escrito pela autora americana R. J. Palácio, retrata a história…

    Não é necessário colocar a nacionalidade ou muitos detalhes sobre a autora, mas é uma boa estratégia se você julga que sua introdução vai ficar muito pequena.

    O uso do similarmente não está errado, mas é interessante utilizar um conectivo que demonstre a separação do que é fictício e o que é real, exemplo: “fora da ficção” “De maneira análoga à obra…” (opcional)

    Sua tese está explícita e colocou os dois argumentos na introdução, demonstrando organização e planejamento textual, parabéns.

    Ótimo repertório.

    1° parágrafo:

    Parabéns pelo uso desse conectivo de início de parágrafo.

    Seria interessante colocar um conectivo antes do seu dado.

    Achei muito interessante você ter colocado que ele venceu o Nobel da Paz, mas cuidado com dados muito detalhados que você pode não se lembrar na hora da prova. Todavia, se você conseguir lembrar, achei muito legal essa escolha.

    Não pode colocar uma frase com letra maiúscula dessa forma dentro de um texto, seria mais fácil (e correto) você parafrasear o que ele disse e tirar as aspas para não perde pontos na c1, correção:

    Ademais, de acordo com Nelson Mandela, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo.

    Você tem um argumento muito bom, que o Estado não proporciona a estrutura adequada e por isso o capacitismo é presente nas escolas. Todavia, tenho alguns pontos:

    Ficou meio vaga a parte da “equipe de funcionários” e “grade curricular”, se você vai colocar no seu texto é necessário explicar, não entendi muito bem o que tem a ver a grade curricular, exemplo: talvez falar que não existem profissionais treinados pra lidar com as diversas divergências. Como eu sei que o espaço é curto, é melhor tirar ou substituir informações que você não consegue explicar.

    Erro de vírgulas: o “mas” sempre tem uma vírgula antes. Correção: o sistema educacional proporcionado pelo Estado não é adaptado a essas pessoas, não só na estrutura das escolas, como também na grade curricular…

    Essa oração do meio está muito extensa, é bom optar por dividir pra facilitar a leitura pro corretor e também tornar o texto mais coeso.

    Seu repertório é bom e você tem argumentos fortes, faltou uma argumentação mais precisa como eu já pontuei acima.

    ——————————————————————————————————————

    2° parágrafo:

    Parabéns pelo uso do “Outrossim”.

    Novamente, o mesmo erro do desenvolvimento acima, correção: Diante disso, parafraseando Albert Einstein, físico alemão, é mais fácil desintegrar um átomo do que um pensamento preconceituoso.

    Muita repetição de preconceito e capacitismo.

    Ótimo repertório, mas cuidado ao se limitar apenas a citações, talvez seja interessante decorar dados estatísticos. (opcional)

    Ótima argumentação até citar o Ministro da Educação, você deve colocar apenas UM repertório no seu desenvolvimento e utilizar todo o resto para argumentar. Além disso, devemos pensar bastante nas críticas ao Governo nas redações, principalmente agora no Governo Bolsonaro.

    Seu argumento estava muito forte, você problematiza muito bem, se tivesse tirado aquela citação do Milton e argumentado mais ficaria perfeito.

    ——————————————————————————————————————-Conclusão:

    Você faz duas propostas, o INEP diz: “se o texto apresentar mais de uma proposta de intervenção, deve ser avaliada somente a mais completa delas”

    Ambas faltam o detalhamento, justamente por ter feitos duas propostas você acaba dividindo o espaço e falta muitos detalhes, eu indico fazer apenas uma proposta e focar para que ela fique completa.

    Agente: correto (governo federal)

    Ação: correto. (investir no sistema educacional)

    Modo/meio: correto (destinação de verbas)

    Detalhamento: incorreto (falta detalhes)

    Efeito: correto (ampliar inclusão nas escolas)

    PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.

    Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:

    Quem vai resolver o problema? (AGENTE)

    O que ele fará? (AÇÃO)

    Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)

    Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)

    Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) mais de 2 erros.

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) melhore a argumentação através do que eu pontuei sobre cada desenvolvimento.

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural)

    NOTA FINAL: 880

    Você escreve muito bem, está muito acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.

    Espero ter ajudado!

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  2. Seu texto está ótimo, adicionaria apenas a retomada do tema no início da conclusão antes de iniciar sua intervenção, para melhor organização das ideias.

    No seu terceiro parágrafo, sugiro não colocar dois repertórios, pois pode deixar seu parágrafo expositivo e você pode perder a produtividade do repertório.

    C1: 200
    C2: 180
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200

    Nota: 940

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