O filme “1917” retrata a pugna e as condições insalubres dos soldados no campo de batalha durante a primeira guerra mundial, concomitantemente, ainda no mesmo período, surge a gripe espanhola que foi responsável pela morte de mais de 30 milhões de pessoas.
Analogamente, a falta de higiene é um ambiente perfeito para a instauração de um vírus ou a mutação do mesmo, tornando tais atos primordiais. Sendo assim, não só a adoção dessas medidas ajudam no combate à disseminação do vírus, mas também, preservam a vida dos seres humanos. Em primeiro plano, evidenciar o processo de mutação do patógeno é primordial. A teoria da seleção natural, proposta por Charles Darwin, diz que os indivíduos se
transformam e se adequam ao ambiente e às condições de vida em que se habituam.
Nesse sentido, o micro-organismo, ao encontrar o meio ideal para sua instalação e sobrevivência, se modifica e apresenta novos riscos à vida, no tocante, o uso de medicamentos ou, até mesmo, vacinas não funcionam a longo prazo, sendo necessário medidas de higiene para o embate do desenvolvimentos dessas doenças.
Em segunda premissa, ater-se ao uso consuetudinariamente de medidas higiênicas é de suma importância para a preservação da vida. Durante o Brasil colonial, a chegada dos
portugueses, na colônia luso-brasileira, provocou uma redução em massa dos índios devido a varíola trazidas pelos europeus, o que acabou com culturas e originalidade desses povos. Nesta matriz, o direito de propriedade a vida dos seres devem ser respeitadas devido sua
importância e significado, além de ser antiético oferecer riscos a vida de outras pessoas infringindo a lei natural de John Locke.
Torna-se imperativo, então, desenvolver medidas que ajam sobre a relevância das medidas sanitárias. Portanto, é preciso que o MEC (Ministério da Educação) junto ao Ministério da Saúde, salientem os indivíduos, por meio de “Workshops” em escolas ou campanhas em redes sociais, sobre a relevância de ter hábitos higiênicos para a preservação de doenças. além disso, esses eventos devem ser abertos a todas as idades e classes para que se tenha uma compreensão de todas as pessoas. A partir dessas ações, para que a seleção natural esteja do nosso lado, é preciso que haja uma mudança e adequação dos atos para a sobrevivência da espécie humana.
emileysz
Olá, boa tarde :)
Introdução: O uso do filme 1917 foi uma ótima escolha para o tema. Você apresentou tese e palavras com juízo de valor, mas senti falta de um encaminhamento logo na introdução pros seus argumentos e percebi que você usou os termos “tais atos primordiais” e “adoção dessas medidas”, mas não consegui identificar no texto a quais medidas ou atos você se refere, tome cuidado com isso.
Desenvolvimento 1: Seu parágrafo ficou expositivo demais e apresentou erros de continuidade por causa dos conectivos usados. Foque mais na argumentação do que em destrinchar o repertório escolhido por você.
Desenvolvimento 2: Você se utilizou de muitos repertórios, mas, novamente, seu texto ficou expositivo. Não senti necessidade da adição de John Locke no final do parágrafo, senti que isso comprometeu a conclusão do seu desenvolvimento. Em ambos seus parágrafos de desenvolvimento, você argumentou pouco e eles ficaram muito parecidos entre si e acabei não conseguindo distinguir suas argumentações entre si.
Conclusão: Sua conclusão ficou muito boa, consegui identificar facilmente os 5 elementos de uma proposta de intervenção.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
Nota: 120
Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
Nota: 120
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota: 160
Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nota: 120
Competência 5 – Respeito aos direitos humanos.
Nota: 200