O filme “Extraordinário” conta a historia de Auggie Pullman, uma criança que nasceu com uma deformação facial e estudou até o ensino fundamental em casa recebendo todo o auxílio de sua família, em particular, da sua mãe que o ajudou em seu processo de aprendizagem. Fora da ficção, a obra representa simbolicamente a importância do papel da família no desenvolvimento educacional das crianças. Entretanto, no Brasil, as relações entre família e educação vêm enfrentando problemáticas ocasionadas pela violência doméstica, como também a terceirização da responsabilidade educativa da criança que implicam negativamente na educação do jovem.·.
Tornar-se evidente, dessa forma, que a violência doméstica alicerça os males que prejudica o progresso educacional das crianças. Isso ocorre porque os comportamentos agressivos vivenciados em casa faz com que a criança reproduza-os no espaço escolar. Essa reflexão encontra forças na frase do filosofo brasileiro Marquês de Maricá que diz “A má educação consiste especialmente nos maus exemplos”. Com isso, o comportamento agressivo do jovem nas instituições de ensino atrapalha drasticamente seu desempenho no âmbito educacional.
Além disso, observa-se como a terceirização da responsabilidade educativa solidifica as dificuldades no processo educacional da criança. Essa situação surge quando a família se abstém do dever de educar o filho e coloca essa responsabilidade na escola. Essa analise pode ser confirmada pela fala de Mário Sérgio Cortella que diz que as famílias confundem escolarização com a educação e transferem a responsabilidade de educar para as escolas. Desse modo, a escola acaba enfrentando dificuldades com o processo de aprendizagem dos estudantes por não terem o apoio familiar.
Mediante ao exposto, percebe-se como o desenvolvimento educacional da criança esta ligado ao apoio familiar e como a ausência desse apoio pode prejudicar esse desenvolvimento. Então, para combater os empecilhos, é necessário que o Governo Federal junto as escolas invistam na capacitação dos professores por meio de palestras pedagógicas a fim de orientas as famílias a assumirem sua responsabilidade na educação de seus filhos. Assim, a relação entre a família e a educação pode ser restabelecida e firmada.
onicole
A redação está praticamente perfeita, minha única dica é desenvolver um pouco mais suas ideias, como o colega disse acima.
Já no parágrafo de desenvolvimento recomendo você “especificar” um pouco mais sobre o autor de sua citação.
” Essa analise pode ser confirmada pela fala de Mário Sérgio Cortella que diz…”
Como eu faria ” Essa análise pode ser confirmada pela fala do filósofo brasileiro, Mário Sérgio Cortella que diz…”
Projeto Redação
Oie, espero que a minha correção te ajude.
Introdução:
▪︎O filme “Extraordinário” conta a historia de Auggie Pullman, uma criança que nasceu com uma deformação facial e estudou até o ensino fundamental em casa recebendo todo o auxílio de sua família, em particular, da sua mãe que o ajudou em seu processo de aprendizagem. Fora da ficção, a obra representa simbolicamente a importância do papel da família no desenvolvimento educacional das crianças. Entretanto, no Brasil, as relações entre família e educação vêm enfrentando problemáticas ocasionadas pela violência doméstica, como também a terceirização da responsabilidade educativa da criança que implicam negativamente na educação do jovem.·. [1]
Obs.:
▪︎1- Acredito que esses pontos tenham vindos sem querer na sua redação.
Desenvolvimento 01:
▪︎Tornar-se [1] evidente, dessa forma, que a violência doméstica alicerça os males que prejudica o progresso educacional das crianças. Isso ocorre porque os comportamentos agressivos vivenciados em casa faz com que a criança reproduza-os no espaço escolar. Essa reflexão encontra forças na frase do filosofo [2] brasileiro Marquês de Maricá [3] que diz [4] “A má educação consiste especialmente nos maus exemplos”. Com isso, o comportamento agressivo do jovem nas instituições de ensino atrapalha drasticamente seu desempenho no âmbito educacional.
Obs.:
▪︎1- O correto é “torna-se”.
▪︎2- Ausência de acento agudo em “filósofo”.
▪︎3- Ausência de vírgula.
▪︎4- Ao invés de colocar “que diz” coloque “o qual diz que”.
▪︎Sua argumentação está muito boa, porém está pouca. Argumente mais nesse último período ou construa outro.
▪︎Só toma cuidado nesse tópico frasal, pois tu repetiu “violência doméstica” que estavam na tese. Pode até repetir a mesma coisa da tese, mas só no desenvolvimento dois porque estará longe.
Desenvolvimento 02:
▪︎Além disso, observa-se como a terceirização da responsabilidade educativa solidifica as dificuldades no processo educacional da criança. Essa situação surge quando a família se abstém do dever de educar o filho e coloca essa responsabilidade na escola. Essa analise [1] pode ser confirmada pela fala de Mário Sérgio Cortella [2] que diz que as famílias confundem escolarização com a educação e transferem a responsabilidade de educar para as escolas. Desse modo, a escola acaba enfrentando dificuldades com o processo de aprendizagem dos estudantes por não terem o apoio familiar.
Obs.:
▪︎1- Ausência de acento agudo em “análise”.
▪︎2- Quem é essa pessoa que você citou? Especifique. É um filósofo? É um escritor? Fale.
▪︎Mesma coisa do desenvolvimento um, muito boa a argumentação, porém não é suficiente. Em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter de oito a nove linhas. Aqui no site até dá, mas na folha acho que não.
Conclusão:
▪︎Mediante ao exposto, percebe-se como o desenvolvimento educacional da criança esta ligado ao apoio familiar e como a ausência desse apoio pode prejudicar esse desenvolvimento. Então, para combater os empecilhos, é necessário que o Governo Federal [1] junto as escolas [2] invistam na capacitação dos professores [3] por meio de palestras pedagógicas [4] a fim de orientas [5] as famílias a assumirem sua responsabilidade na educação de seus filhos. Assim, a relação entre a família e a educação pode ser restabelecida e firmada.
Obs.:
▪︎1- As iniciais de “governo federal” agora são minúsculas. Coloque uma vírgula após.
▪︎2, 3 e 4- Ausência de vírgulas.
▪︎Sempre antes de “a fim de, com o intuito de, com o objetivo de, com o fito de…” terá uma vírgula e nunca um ponto final.
▪︎Faltou o detalhamento da sua proposta, como será essas palestras pedagógicas? Detalhe.
Nota:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Total: 880
Qualquer coisa estou à disposição.
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 200
Parabéns! Respeitou o limite de erros desta competência.
C2: 200
Não fugiu do tema em nenhum momento.
C3: 160
Achei sua argumentação superficial, desenvolva melhor suas ideias.
C4: 200
Muitos conectivos, é isso aí!
C5: 160
Faltou o detalhamento!
Nota final: 920
Gostei da sua redação, principalmente nos recursos linguísticos e sua introdução ficou ótima! Bons estudos :)
Joy.ce
oi, Darlysson_Machado! tudo bem?
Acredito que você desenvolveu muito bem o tema. Deixou bem claro o que seria tratado ao longo do texto ao apresentar as duas teses na introdução. Além disso, em todos os momentos que você trouxe uma informação ou argumento, conseguiu sustentar com repertório cultural. Os únicos erros que identifiquei foram:
– no segundo parágrafo na seguinte sentença: “Isso ocorre porque os comportamentos agressivos vivenciados em casa faz com que a criança”. o “faz” na verdade deveria ser “fazem”, porque você está falando do “comportamentos”. A frase correta seria “Isso ocorre porque os comportamentos agressivos vivenciados em casa FAZEM com que a criança…” e também em “Essa reflexão encontra forças na frase do filosofo brasileiro Marquês de Maricá que diz”, acredito que está faltando uma vírgula entre “maricá” e “que”.
– no último parágrafo o “meio” deveria estar entre vírgulas.
Como houveram erros de concordância verbal e vírgula, é necessário tirar 20 pontos da competência 1.
180-200-200-200-200
Sua pontuação final seria 980
Parabéns!
espero ter ajudado de alguma forma. Abraço!