A IMPORTÂNCIA DA EXTINÇÃO DA VIOLÊNCIA PARA PROMOÇÃO DE UM FUTURO PROMISSOR

  • 0

Além da nota final, coloque a nota de cada competência e o porque da nota, por favor.

Durante o século XIV, o Brasil foi um território com intensa exploração, iniciada com a utilização de mão de obra indígena escrava, os portugueses utilizavam o escambo, oferecendo aos indígenas bugigangas em troca do serviço prestado para a obtenção de riquezas vegetais. Porém, com a chegada dos jesuítas, o processo escravista do momento diminui drasticamente. Dessa forma, os colonizadores tiveram que investir na escravidão negra como forma de alcançar lucro com as tarefas da época. Com isso, houve uma intensificação da violência com essa parte do povo e consequentemente, o racismo; mantendo a população negra à margem da sociedade e no cerne dos crimes violentos. Por fim, é necessário analisar tal problemática considerando a exclusão social e a escassez da educação como suas causas.

Em primeiro plano, evidencia-se, a presença do pré-julgamento e da exclusão social desencadeados pelo racismo. No livro “O ódio que você semeia” de Angie Thomas, há um cenário onde um policial atira em um adolescente negro por ter a impressão de que estivesse armado. Devido à atitude do mastim, o garoto morre e sua amiga – que testemunhou o ocorrido – começa a refletir sobre a desigualdade social no meio em que está inserida. Analogamente, nota-se diversos casos parecidos na atualidade sobre negros que sofrem ataques dos agentes policiais de forma bruta e desnecessária; ocasionando em manifestações sociais como “Black Lives Matter” – nos Estados Unidos da América – a favor dos indivíduos reprimidos. Contudo, o governo não toma frente destes casos e por isso, a marginalização e exclusão social continuam existindo; pois há um pensamento de que os membros dessa parte populacional são perigosos ou inferiores ao resto das pessoas.

Ademais, outro fator que corrobora com a violência no país é a carência do sistema educacional brasileiro. Com a chegada das indústrias às cidades brasilienses durante o governo de Getúlio Vargas, houve um aumento incontrolável de famílias saindo das áreas rurais em direção ás áreas urbanas em busca de condições de vida melhores. Mas, com a incidência da alta concentração populacional sobre a baixa oferta de emprego, ocorre com o passar dos anos uma gradação da pobreza nos grandes centros urbanos, e com isso diversos problemas são notificados, tais como: a falta de moradia, o desemprego e a ausência de acesso as escolas. Assim, os afetados pela insuficiência educacional tendem ao desemprego, uma vez que a cada dia as empresas buscam pessoas com maior capacitação e intelecto para preencherem as vagas de trabalho. Em consequência disso, sucede-se a criminalização como saída do ambiente de minoria social, acarretando no agravamento da frenesi do público supracitado.

Infere-se, portanto, que a população influenciada pelos aspectos sócio-raciais supracitados tende a ter maior contato com a violência no país. Desse modo, é imperiosa uma ação do Ministério da Educação em parceria com os governos estaduais colocarem em prática projetos sociais para moradia com acesso à educação de qualidade e garantir formação escolar fiscalizada de modo eficaz a partir do tribunal de contas responsável por cada município, como fito de barrar o agravamento da evasão escolar ocasionando em um aumento nas taxas de violência em determinadas áreas excluídas da sociedade. Somente assim, ter-se-á um país no qual as heranças históricas brasileira não será influenciada pela violência.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde, só queria avisar que a pontuação “140” não existe no Enem. Portanto desconsidere a correção da colega acima.

    Durante o século XIV, o Brasil foi um território com intensa exploração, iniciada com a utilização de mão de obra indígena escrava, os portugueses utilizavam o escambo, oferecendo aos indígenas bugigangas [1] em troca do serviço prestado para a obtenção de riquezas vegetais. Porém, com a chegada dos jesuítas, o processo escravista do momento diminui drasticamente. Dessa forma, os colonizadores tiveram que investir na escravidão negra como forma de alcançar lucro com as tarefas da época. Com isso, houve uma intensificação da violência com essa parte do povo e consequentemente, o racismo; mantendo a população negra à margem da sociedade e no cerne[2] dos crimes violentos. Por fim, é necessário analisar tal problemática considerando a exclusão social e a escassez da educação como suas causas.

    [1] palavra escrita errada, e de modo informal, tente usar algo mais formal.
    [2] palavra empregada errada

    Em primeiro plano, evidencia-se,[1] a presença do pré-julgamento e da exclusão social desencadeados pelo racismo. No livro “O ódio que você semeia” de Angie Thomas, há um cenário onde um policial atira em um adolescente negro por ter a impressão de que estivesse[2] armado. Devido à atitude do mastim[3], o garoto morre e sua amiga –[4] que testemunhou o ocorrido – começa a refletir sobre a desigualdade social no meio em que está inserida. Analogamente, nota-se diversos casos parecidos na atualidade sobre negros que sofrem ataques dos agentes policiais de forma bruta e desnecessária; ocasionando[5] em manifestações sociais como “Black Lives Matter” – nos Estados Unidos da América – a favor dos indivíduos reprimidos. Contudo, o governo não toma frente destes casos e por isso, a marginalização e exclusão social continuam existindo; pois há um pensamento de que os membros dessa parte populacional são perigosos ou inferiores ao resto das pessoas.

    [1]sem necessidade de virgula
    [2]use ele, ou o mesmo, mas do jeito que escreveu ficou vago que estava armado
    [3]mastim é usado para cachorros farejadores
    [4] sem necessidade de travessão
    [5] ocasionados

    Ademais, outro fator que corrobora com a violência no país é a carência do sistema educacional brasileiro. Com a chegada das indústrias às cidades brasilienses durante o governo de Getúlio Vargas, houve um aumento incontrolável de famílias saindo das áreas rurais em direção ás áreas urbanas em busca de condições de vida melhores. Mas, com a incidência da alta concentração populacional sobre a baixa oferta de emprego, ocorre com o passar dos anos uma gradação da pobreza nos grandes centros urbanos, e com isso diversos problemas são notificados, tais como: a falta de moradia, o desemprego e a ausência de acesso as escolas. Assim, os afetados pela insuficiência educacional tendem ao desemprego, uma vez que [1]a cada dia as empresas buscam pessoas com maior capacitação e intelecto para preencherem as vagas de trabalho. Em consequência disso, sucede-se a criminalização como saída do ambiente de minoria social, acarretando no agravamento da frenesi do público supracitado.

    [1] falta virgula

    Infere-se, portanto, que a população influenciada pelos aspectos sócio-raciais[1] supracitados tende a ter maior contato com a violência no país. Desse modo, é imperiosa uma ação do Ministério da Educação em parceria com os governos estaduais colocarem em prática projetos sociais para moradia com acesso à educação de qualidade e garantir formação escolar fiscalizada de modo eficaz a partir do tribunal de contas responsável por cada município, como[2] fito de barrar o agravamento da evasão escolar ocasionando em um aumento nas taxas de violência em determinadas áreas excluídas da sociedade. Somente assim, ter-se-á um país no qual as heranças históricas brasileira não será influenciada pela violência.

    [1] essa palavra não tem hífen
    [2] com o

    C1: 120, você demonstra um domínio mediano em relação a escrita formal, regras de ortografia, acentos uso do hífen, etc.

    C2: 120, você desenvolve o tema em boa parte mas em algumas tem um grande desvio

    C3: 160, Organização, sua organização esta ok

    C4: 120, você articula de forma mediana, apresenta um repertorio um pouco confuso.

    C5: 160, proposta de intervenção, está ok.

    -****
    Destacando alguns pontos para que vc possa melhorar.

    Sua introdução está muitooo longa, tenta sempre apresentar o tema, mas não desse maneira, vc contou uma historia praticamente.
    Suas teses foram bem colocadas, parabéns.
    Você pecou muito em usar palavras difíceis empregadas erradas, tente usar sinônimos que vc conheça e conectivos tbm.
    Vc foi muito bem no seu seg paragrafo, mas no terceiro vc fugiu da sua tese apresentada e acrescentou outra coisa, tome cuidado, somente fale daquilo que vc diz na tese.

    • 0
  2. *Introdução – Evite usar gerúndio na construção da redação. Ademais, a contextualização está muito boa, porém creio que seja preciso aprofundar mais sua tese para a atualidade, de forma a deixar claro seu ponto de vista.

    *Desenvolvimento 1 – A estrutura está boa, no entanto, é preferível que tenha-se mais argumentos do que repertório. Além disso, acredito que faltou uma arrematação ao final do parágrafo.
    [Comentário particular: Não existe apenas violência proveniente do racismo, tente não generalizar, afinal, sua redação serve para mostrar os impactos da violência como um todo]

    *Desenvolvimento 2 – Esse parágrafo está completo (mas creio que era possível ter mais argumentação).

    *Proposta de intervenção – Tente começar os parágrafos com conectivos, dá mais fluidez ao texto. A conclusão está quase completa, porém, para estar completa, é mister que sejam destacados os seguintes elementos:
    – Agente – “Quem vai resolver isso?”
    – Ação – “O que esse alguém vai fazer?”
    – Meio – “Por meio de que esse alguém agir? Seria um projeto de lei ou investimentos?”
    – Finalidade – “Por que esse alguém está fazendo isso?”
    – Detalhamento – “Como essa ação pode ser aprofundada?”

    Competência 1 – 160
    Competência 2 – 140
    Competência 3 – 120
    Competência 4 – 160
    Competência 5 – 140

    NOTA GERAL: 720

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.