A série Sex Education lançada pela Netflix em 2019, aborda diversos temas sobre sexualidade, onde um adolescente por ter mais conhecimento sobre, auxilia seus colegas de escola, assim, durante o enredo é possível observar como os jovens tem dúvidas sobre o assunto. Contextualizando com a realidade em que se vive hoje, é notória como as dúvidas também são frequentes, contudo, o tabu vinculado a educação sexual gera desinformação, causando uma exposição maior a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como também, gravidez precoce e além disso, aumenta a escala de vulnerabilidade em relação a abusos sexuais. Desse modo, é primordial que a sociedade entenda a importância da educação sexual.
A priori, é visível o crescimento nos números de jovens que contraem o vírus HIV por não tomarem os devidos cuidados, assim, o Ministério da Saúde afirma que a quantia de jovens entre 15 a 24 anos que contraem doenças sexualmente transmissíveis subiu em uma escala de 40% em relação a 2006. Ademias, a porcentagem de nascimentos onde as mães são adolescentes gira em torno de 15,20% em uma média anual, porcentagem registrada pelo instituto Brasileiro de geografia e estatísticas. Portanto, os dados acima afirmam como é prejudicial a falta de conversa e ensino sobre o tema, conclui-se então, que é necessário libertar a sociedade desse tabu urgentemente.
A posteriori, a falta de autoconhecimento em relação ao seu corpo faz com que muitas crianças sofram abusos sexuais sem nem dar conta, principalmente quando o agressor é alguém intimo que passa confiança ao jovem. Segundo a psicóloga Elizabeth Sanada, a lógica é clara, “quando você ensina a criança sobre seu corpo e seus territórios íntimos, ela esta mais propicia a perceber quando esse território for invadido”. Além do mais, a educação sexual não está relacionada apenas a fazer sexo, mas a se conhecer e se entender melhor, trazendo confiança e segurança, que podem vir a prevenir preconceitos de gêneros, que muitas vezes são causados por pessoas que não compreendem tal situação. Ou seja, como é dito na frase de Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
Em suma, fica claro que quanto mais explorada for a educação sexual, menos casos de doenças sexualmente transmissíveis serão registrados, da mesma forma que as crianças estarão mais seguras com o próprio corpo, gerando uma diminuição nos abusos e assédios sexuais. Desse modo, é responsabilidade do governo acatar um plano de estudos criado pelo Ministério da Educação, onde a educação sexual estará grade escolar de todas as intuições de ensino. Além disso, o Ministério da educação deve promover campanhas através das mídias socias dando a voz aos adolescentes para que mostrem como essa faixearia de idade é carente de informações sobre o tema, dando então visibilidade para a opinião dos diretamente afetados de forma positiva pela inclusão da educação sexual. E por fim, fazer jus a frase linda do Nelson Mandela.
Thamirysbds
Oii, Manuela! vou corrigir e comentar, já me desculpa qualquer erro. :)
INTRO
-> já antes de encerrar o seu primeiro período, já temos erros: traga a citação entre aspas e isole o aposto entre vírgulas: “A série “Sex Education”, lançada pela Netflix, em 2019, aborda…”
-> Manuela, nunca use o “onde” para explicar alguma coisa, pois é um adverbio de lugar, você pode trocar por “no qual, em que, que…”: “…em que um adolescente…”
-> ausência de vírgula: “adolescente, por ter mais conhecimento” (aposto)
-> erro de concordância verbal em número: “jovens tem dúvidas” (têm)
-> ausência de crase: ” vinculado à educação…”
-> sua introdução está boa, mas você trouxe muita informação em um parágrafo que deveria ser bem pequeno. Outra coisa, você faz períodos (frases) muito longos, onde deveria ter um ponto final, você juntou tudo com uma vírgula. Cuidado com isso, a coesão pode ser afetada e, consequentemente, perde na C1
-> No geral, foi uma ótima introdução, trouxe todos os elementos, so se atente ao que foi observado, é aquela velha história do “menos é mais” =)
D1
-> juro pra você que eu fiquei chocada quando vi que “Em primeiro lugar/análise/plano”, “Primeiramente”, “Apriori” e “Aposteriori” não são expressões consideradas de coesão pelo INEP, portanto, evite usa-las :)
-> explique que vírus é esse, ou, pelo menos, traga o significado da sigla
-> aquela coisa que eu falei, você faz periodos longos, trocando o ponto final pela viegula: “devidos cuidados, assim, o Ministério da Saúde”, nessa vírgula, deveria ser um ponto final
-> novamente, uso de “onde” indevido
-> “tema, conclui-se então” novamente, vírgula em vez de ponto final
-> Manuela, adote o “menos é mais” no quesito uso de repertório. Sempre traga 1 por parágrafo, nunca dois. Isso porque quanto mais repertório tiver, mais você vai precisar falar sobre ele, ou seja, não vai sobrar espaço para sua argumentação, que, no caso, foi o que aconteceu. Veja que o seu posicionamento so ficou visivel nas ultimas 2 linhas do paragrafo. Cuidado, uma redação recheada de informação externa não ganha destaque entre os corretores, pois estes querem ver o SEU posicionamento, a SUA crítica, SUA defesa. Lembre-se que a redação é sua, então o fator principal é a sua problematização
D2
-> ja falei sobre o “Aposteriori”
-> acentuação “intimo” e “propicia”
-> retire a virgula: “gêneros, que muitas”
-> te dar uma dica: NUNCA termine seu parágrafo com um pensamento alheio
-> faltou sua opinião, isto é, tese de fechamento (ao invés disso você trouxe Nelson Mandela, que não era preciso, já que você trouxe a citação da psicóloga)
-> nesse parágrafo, sua argumentação foi otima
-> atente-se ao seu tópico frasal (primeiro periodo), este é o coração do seu parágrafo, atua como sendo um “resumo do parágrafo em 1 linha”, você não pode fugir ou trazer outras informações que não fazem relação com seu tópico
CONCLUSÃO
-> ação: acatar um plano de estudos criado pelo Ministério da Educação | promover campanhas
-> agente: Governo | MEC
-> meio: ? || mídias sociais
-> finalidade: ? | dando então visibilidade para a […] educação sexual
-> detalhamento: a educação sexual estará grade escolar de todas as intuições de ensino | dando a voz aos adolescentes para que mostrem […] sobre o tema
-> novamente, “onde” indevido (vc gosta de usar ne kkk)
-> Ministério da Educação todo em inicial maiuscula
-> uso de “através” indevio, uma vez que este significa “atravessar algo/ algo que atravessa”, prefira “por meio/intermédio de”
-> se um conectivo conclusivo vier no meio do período, você isola entre virgulas: “dando, então, visibilidade para…”
C1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 840 [representativa]
Parabéns, Manuela, excelente redação! Você escreve muito bem!!! Qualquer coisa, só chamar. :)
m__paixao
Oi Manuela, tudo bom?
Então, você já recebeu uma correção maravilhosa, eu só vou complementar e te dar algumas dicas
Olha, na introdução você colocou o “assim” entre virgulas, seria melhor se colocasse um ponto paragrafo depois a virgula
Ex: “…auxilia seus colegas de escola. Assim, durante o enredo é possível observar como os jovens tem dúvidas sobre o assunto”
Uma dica é separar a introdução em apenas 3 períodos, no máximo 5: A alusão/Citação, a Contextualização e por fim a Tese.
A introdução tem que ser breve e ao mesmo tempo conter tudo que será abordado posteriormente
No Desenvolvimento 1, Sugiro você a fazer as redações com uma tabelinhas de conectivos do lado, inclusive te indico esse: https://blog.imaginie.com.br/conectivos-para-redacao/
Porque você “Portanto”, “Conclui-se que”, E é melhor evitar esses conectivos no desenvolvimento e guarda-los para usar na Conclusão
Outro ponto é o mesmo da introdução, sobre o “Assim” entre virgula. Ficaria melhor se fosse um ponto paragrafo e depois a virgula
O desenvolvimento 2 tá ótimo, bom mesmo. Só faltou a tua opinião
E a conclusão só ta um pouquinho confusa
Uma dica para a finalidade é fazer a retomada de alguns pontos, como os dados apresentados
EX: Com essas medidas, espera-se que a porcentagem de jovens de 15 a 24 anos que contraíram IST´s seja, no mínimo, mitigada.
Parabéns!!
LucasTH.
Olá, tudo bem?
Vi que recebeu correções muitas boas que já irão lhe ajudar!!
Você utilizou muitos fatos para argumentar sobre o tema escolhido, sendo muito bom, pois assim você convence seu leitor, deixando sempre bem claro seu posicionamento sobre o tema.
Estrutura está boa também, tendo Introdução com a problemática, e a conclusão com a solução.
Meus Parabéns!!
hadamosousa
Oi Manuela, tudo bom?
Então, você já recebeu uma correção maravilhosa, eu só vou complementar e te dar algumas dicas
Olha, na introdução você colocou o “assim” entre virgulas, seria melhor se colocasse um ponto paragrafo depois a virgula
Ex: “…auxilia seus colegas de escola. Assim, durante o enredo é possível observar como os jovens tem dúvidas sobre o assunto”
Uma dica é separar a introdução em apenas 3 períodos, no máximo 5: A alusão/Citação, a Contextualização e por fim a Tese.
A introdução tem que ser breve e ao mesmo tempo conter tudo que será abordado posteriormente
No Desenvolvimento 1, Sugiro você a fazer as redações com uma tabelinhas de conectivos do lado, inclusive te indico esse: https://blog.imaginie.com.br/conectivos-para-redacao/
Porque você “Portanto”, “Conclui-se que”, E é melhor evitar esses conectivos no desenvolvimento e guarda-los para usar na Conclusão
Outro ponto é o mesmo da introdução, sobre o “Assim” entre virgula. Ficaria melhor se fosse um ponto paragrafo e depois a virgula
O desenvolvimento 2 tá ótimo, bom mesmo. Só faltou a tua opinião
E a conclusão só ta um pouquinho confusa
Uma dica para a finalidade é fazer a retomada de alguns pontos, como os dados apresentados
EX: Com essas medidas, espera-se que a porcentagem de jovens de 15 a 24 anos que contraíram IST´s seja, no mínimo, mitigada.
Parabéns!!