De acordo com o filósofo moderno Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Desse modo, o saber é o que transforma o homem, desenvolvendo o senso crítico e de suma importância na vida dos cidadãos. Todavia, é visto as dificuldades dia após dia da população para adquirir os direitos instaurados nas leis, bem como, a falta de acessibilidade e a negligência governamental.
Primordialmente, vale ressaltar que uma boa parcela da sociedade não têm acesso a informação. Sob esse viés, na obra ” Vidas Secas” de Graciliano Ramos, é evidenciado à crítica a respeito da pobreza e a ausência de instrução presente no âmbito familiar de milhares de pessoas. Analogamente, essa é a realidade da maioria das famílias que vivem, por exemplo, em lugares de baixa escolaridade, onde o índice de criminalidade é elevado, dificultando assim a construção desses indivíduos e a passagem do conhecimento.
Por conseguinte, cabe pontuar que a falta de ações governamentais para a resolução da problemática contribui para a não modificação desse panorama. Nessa perspectiva, de acordo com o filósofo René Descartes, não existem métodos fácies para resolver problemas difíceis. Sob essa ótica, a negligencia dos ministérios públicos é um fator decisivo na vida dessa grande parte afetada, uma vez que, não há infraestrutura nós colégios de bairros carentes, tão pouco, material didático.
Diante do exposto, é essencial buscar soluções práticas para reverter esse cenário. A princípio, é preciso urgentemente que o Ministério da Educação juntamente com Instituições de ensino, reformem o sistema educacional, por meio da criação de uma nova metodologia de estudo para pessoas necessitadas, a fim de democratizar o conhecimento. Ademais, é fundamental a transmissão dos recursos elaborados, através de rádios, emissoras televisivas e as redes sociais. Dessa forma, será possível formar humanos conforme dito por Kant.
Thamirysbds
Oii, Yasmin, demorei mas vim kkk Como ja sabe, vou corrigir detalhadamente e qualquer irregularidade/incoerência vc me corrige, ta ? :)
INTRO
-“desenvolvendo o senso crítico e de suma importância na vida dos cidadãos” acredito que o uso da conjunção aditiva acabou deixando a passagem confusa. Em uma alteração, você deveria utilizar um conjunção explicativa, assim sendo: “desenvolvendo o senso crítico, que é de suma importância na vida dos cidadãos.”
– o meu conselho é que vc conclua cada etapa da introdução finalizando seus períodos, a fim de ficar mais organizado. Assim ficaria:
“(citação) De acordo com o filósofo moderno Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. (ligação da citação com a problemática) Desse modo, o saber é o que transforma o homem, desenvolvendo o senso crítico e de suma importância na vida dos cidadãos.(tese) Todavia, é visto as dificuldades dia após dia da população para adquirir os direitos instaurados nas leis. (problemáticas) Tal realidade se deve a dois fatores: à falta de acessibilidade, bem como à negligência governamental.”
D1 (falta de acessibilidade)
-erro de concordância: “sociedade não têm” deveria ser “sociedade não tem”, sem plural, pois ‘sociedade’ é o coletivo de ‘pessoas’, dessa forma, o verbo vem no singular
-ausência de crase: “acesso à informação”
-ausência de vírgula por aposto: “na obra ” Vidas Secas”, de Graciliano…”
-uso de crase inadequada: “…evidenciado à crítica” nesse caso, não se utiliza a crase pois a preposição ‘a’ está trabalhando como artigo definido
-ausência de crase: “e à ausência..”
-“ausência de instrução presente no âmbito familiar” que ausência seria essa? você deve deixar tudo esclarecido ao corretor
-“índice de criminalidade é elevado” de onde vc tirou essa irnformação? especifique
-procure focar em apenas um problema, este sendo o que vc esta trabalhando no seu parágrafo. Citar outras temáticas, exigiria que vc trouxesse fatos veridicos sobre elas, o que roubaria espaço para sua tese.
-é notório seu rico conhecimento sobre o assunto, além de uma argumentação pertinente. Vamos organizar seu parágrafo:
(introdução da ideia) Primordialmente, vale ressaltar que uma boa parcela da sociedade não tem acesso a informação. (afirmação dessa ideia) Isso ocorre, devido ….
(citação de autoridade que comprove a sua ideia) Sob esse viés, na obra ” Vidas Secas” de Graciliano Ramos, é evidenciado à crítica a respeito da pobreza e a ausência de instrução presente no âmbito familiar de milhares de pessoas. (afirmação dessa citação com a sua ideia) Analogamente, essa é a realidade da maioria das famílias que vivem, por exemplo, em lugares de baixa escolaridade, onde a acessibilidade de oportunidades é escassa. (opinião) Destarte, é notório a dificuldade da construção desses indivíduos e a passagem do conhecimento.
-note que com essas alterações, o espaço para sua argumentação foi ampliado, gerúndios foram excluídos, acrescentou-se mais conectivos e sua ideia ficou mais focada na problemática que você citou na introdução.
D2 (negligência governamental)
-ausência de vírgula: “problemática, contribui para a…”
-sempre use um repertório cabível com o problema em questão, ou seja, algo que se relacione. Como você esta falando da infraestrutura, podria ter trazido uma reportagem ou dados de algum site que comprove que aquilo que vc esta dizendo é, de fato, verídico
-faltou sua opinião de fechamento
CONCLUSÃO
-ausência de vírgulas: “é preciso, urgentemente, que o…”
-ausência de vírgula: “da Educação, juntamente…”
-não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
-boa retomada à introdução
-ação: reformem o sistema educacional
-meio/modo: por meio da criação de uma nova metodologia de estudo para pessoas necessitadas
-agente: Ministério da Educação juntamente com Instituições de ensino
-finalidade: a fim de democratizar o conhecimento
-detalhamento: ?
|FEEDBACK|
Yasmin, parabéns pelo texto, ficou ótimo! Se atente apenas a sua argumentação(C3), ela tem que estar em primeiro plano na construção do seu texto, bem como foque em apenas um problema(C2). Cuidado, tbm, com o uso da crase e da vírgula (C1), além de sempre fazer uma boa organização de teses(C4). Sempre aposte em repertorios que reforcem a sua ideia(C2 / C3) isso fortalece a sua argumentação. Procure responder aos 5 critérios exigidos na conclusão (C5) e nunca utilize ‘através’ sem o sentido de atravessar algo (C1). Parabéns! =)
|NOTA|
C1: 150
C2: 160
C3: 160
C4: 120
C5: 180
NOTA: 770
Qualquer dúvida, só chamar. =)
[email protected]
Sou estudante tambem, mas vou deixar minhas considerações, desculpe qualquer coisa!!!
Sua redação possui uma tese bem embasada, fez citações, citou exemplos, contanto, tenha cuidado com uso de palavras “rebuscadas” e “dificeis” pois pode alterar o sentido que voce queira passar e tenha cuidado tambem com a acentuação, pontuação e uso dos conectivos… Enfim, parabéns, gostei bastante da redação.
Raqueltorrescruz
Oi, boa noite.
Então, a redação está ótima bem direta e objetiva, não ficou cansativa, vc está de parabéns. Sua intro ficou muito boa, deu para identificar quais seriam seus argumentos e a sua tese. Vc trouxe ótimos argumentos nos dois desenvolvimentos e soube conectar muito bem o filósofo e o livro ao seu favor. Na sua conclusão vc respondeu as cinco perguntas muito bem e fez um fechamento ótimo.
Enfim a exceção de algumas vírgulas fora do lugar eu não vi nada comprometedor ao seu texto.
Desculpa qualquer coisa, eu também sou estudante e estou aprendendo.
Continue escrevendo!
Boa sorte!
CeciliaSantanaC
Boa noite, tudo bem?? Parabéns pela sua redação, dá pra percebi que você tem um ótimo conhecimento da estrutura dissertativa argumentativa, tem bons argumentos e repertório muito bem associado a eles. Uma dica que possa te dar é para prestar atenção no uso e no sentido dos conectivos que você emprega durante seu texto, alguns não cumpriram com sentido que você estaria tribuindo a frase ou podiam estar em outro lugar. Fora isso, Parabéns pelo seu texto!!