No filme “Até que a sorte nos separe”, é retratado a vida de uma família que após ganharem na loteria, entram em falência devido ao uso demasiado do dinheiro. Nesse contexto, a obra humorística fora da ficção, representa significativamente a vida de milhões de cidadãos, que não possuem uma educação financeira com a sua família e nas escolas.
Primeiramente, é importante pontuar a influência que a lacuna educacional ocasiona no desenvolvimento financeiro do indivíduo. Sob esse viés, o filósofo Sócrates relata: “Os erros são consequências da ignorância humana”. Logo, o desconhecimento sobre a educação econômica torna o cidadão a vítima ideal para cair em golpes comerciais, que são armadilhas para ter lucratividades às custas de pessoas leigas. Consequentemente, sem o ensinamento propício sobre essa lacuna nas escolas, as pessoas continuaram a ser enganadas.
Ademais, é imprescindível destacar o impacto que a desestruturação familiar econômica provoca nas crianças, visto que elas servem de espelho para as próximas gerações. Segundo, o sacerdote Martinho Lutero: “A família é fonte de prosperidade e da desgraça dos povos”. Nesse contexto, a influência que os pais exercem sobre o futuro financeiro dos filhos começa desde cedo, seguindo os exemplos vividos nos seus lares.Todavia, cabe às famílias ensinarem a importância do dinheiro e a sua administração para que seja usado de forma consciente e sem preocupação.
Por fim, medidas devem ser tomadas para combater esse cenário alarmante. Portanto, cabe ao Ministério da Educação explicar a importância da educação financeira, nas escolas, nos horários de aula, por meio de palestra de aprendizado, deixando que os alunos tirem todas as suas dúvidas sobre o assunto. Dessa maneira, as gerações futuras saberão dar valor ao meio financeiro, não caíram assim, em golpes e valência com uso excessivo do dinheiro, se contrapondo ao que é exposto no filme “Até que a sorte nos separe”.
Ketilly Batista
Olá
>>Sinceramente, o seu contexto está ótimo, o corretor do ENEM amaria isso, pois pensaria que você tem repertório sócio-cultural;
>>Você não fez a tese(o seu ponto de vista que será corroborado no desenvolvimento);
>>Você trouxe bastante informações e isso conta muito, pois o conhecimento que você mostra ter na redação é uma das coisas mais importantes numa redação.
>>Sua conclusão está boa.Uma coisa que poucos fazem é retomar alguma informação dita na introdução na conclusão.
Creio que para a maioria das pessoas a tese é um dos maiores problemas,talvez o maior,na redação dissertativa-argumentativa.
anne_brito
Competência 1: 180, poucos erros gramaticais.
Competência 2: 160, repertório sociocultural pertinente e produtivo, porém a estruturação da introdução não apresenta as teses de forma clara.
Competência 3: 200.
Competência 4: 200.
Competência 5: 140, elabora bem a proposta, mas não foi totalmente desenvolvida.
Total: 880.//rt
Luanadasvidania
Competência 1: 180, poucos erros gramaticais.
Competência 2: 160, repertório sociocultural pertinente e produtivo, porém a estruturação da introdução não apresenta as teses de forma clara.
Competência 3: 200.
Competência 4: 200.
Competência 5: 140, elabora bem a proposta, mas não foi totalmente desenvolvida.
Total: 880.
Samuel1818
Olá, Maria Luiza!
Gostei da sua redação, tá bem estruturada. Só alguns pontos a serem observados…
•Não é “valência”, é *falência*;
•Sua introdução apresenta a contextualização e a tese. Senti falta do ARG.1 e ARG.2, que no seu caso são a lacuna educacional e a desestruturação familiar. Seria interessante destacar isso no 1° parágrafo, para mostrar ao leitor tudo aquilo que será debatido;
•Indo mais além, como você trouxe dois tópicos(Educação e Família) no desenvolvimento, deveria trazer duas propostas de intervenção – uma que resolvesse a lacuna educacional, e outra que resolvesse a desestruturação familiar.
Mas você só traz uma proposta, a qual resolva a falha da educação, sendo que faltou o DETALHAMENTO. A sua frase de retomada do filme ficou um tanto grande… Poderia refazer ela, encaixar o detalhamento na proposta da educação e depois fazer a que resolva a questão familiar(não precisa ser completa a da família);
C1- Domínio da norma-culta, 120pts. Você tem uma boa gramática, mas eu encontrei alguns erros de grafia, concordância e vírgula. Normalmente isso tiraria só 40pts da sua redação, mas como foi mais do que deveria, você perde 80;
C2- Compreender a proposta e aplicar repertório sociocultural, 200pts. Parabéns, seu texto ficou muito bem articulado, apresenta o tema, debate sobre ele e traz filme e citações que comprovem aquilo que você está dizendo;
C3- Organização dos argumentos selecionados, 160pts. No geral, sua estruturação é considerada boa. Dá para melhorar mais ainda;
C4- Elementos coesivos, 200pts. Os conectivos interligando os parágrafos para dar continuação às ideias trazidas são muito bem colocados;
C5- Proposta de intervenção, 160pts. Como eu disse antes, faltou o DETALHAMENTO, mas já que faltou a solução do problema familiar e se você pegasse corretores mais rígidos, eles tirariam mais pontos. Não se baseie pela minha nota da C5, pois não sei como funciona a correção dessa competência quando o redator só faz uma das duas propostas.
Nota: 120+200+160+200+160 = 840
+800 eu garanto que seu texto possui, porém, sou apenas um aluno e cada corretor tem uma visão diferente da análise feita. No mais, parabéns pelo seu texto, você tem potencial para ir mais longe ainda. Siga os treinos, leia redações nota 1000, estude gramática e confie em si mesa. Bons estudos!! ;)
pxicose
Gostei muito da sua redação, bom uso de conectivos, repertório tb ta show
acho que eu substituiria o “Primeiramente” no 1 desenvolvimento para “Em primeiro lugar” (assisti em um video do lucas felpi e de um professor de redação que disseram que “primeiramente” fica meio batido e comum dms)
e tem um errinho ali no primeiro parágrafo (valência)
Fora esses dois pontos, acredito que a sua redação esteja mto boa! parabéns!!!!