Aprendiz

A importância da educação financeira na vida do cidadão

  • 0

O American Way Of Life (Estilo de vida norte-americano) foi desenvolvido nos Estados Unidos logo após a Primeira Guerra Mundial; o objetivo desse projeto de vida era impulsionar o cidadão norte-americano a consumir cada vez mai, proporcionando bem-estar para a sociedade e estabilidade econômica. Paralelamente, a atual sociedade capitalista procura persuadir o cidadão a consumir em excesso, visto que a falta de educação financeira na vida do cidadão colabora para que este acabe por se tornar inadimplente.

A princípio, o consumo exacerbado é um problema social que a atual sociedade enfrentou e, ainda, enfrenta; a imagem de que o consumismo é sinônimo de felicidade, bem-estar e até prestígio e status é usado como persuasão a fim de convencer o consumidor. Segundo uma pesquisa do Instituto Akatu, cerca de 76% dos 1.090 entrevistados homens e mulheres com mais de 16 anos – não praticam o consumo consciente. Ademais, a falta de educação financeira na sociedade, a forte influencia da mídia na vida do consumidor e o desejo de consumir mais e mais, acabam por criar um sistema-padrão de que consumir faz bem.

Por conseguinte, o consumismo em excesso e a falta de consciência financeira gera uma série de consequências ao meio ambiente – uma vez que a grande demanda de consumo exige maior exploração de recursos naturais – e à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais. É imprescindível a atuação de políticas públicas para solucionar este impasse.

Contudo, tendo em vista os argumentos apresentados sobre a importância da educação financeira na vida do cidadão, é de suma importância que o Estado, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), crie medidas, como a implementação do ensino de educação financeira nas escolas , por meio de aulas, debates e fóruns, fazendo parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de promover aos jovens o entendimento e importância do consumo consciente. Somente assim, será possível construir uma sociedade mais consciente e sustentável para todos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Tem bastante repertório e isso é interessante! só aconselho ter cuidado no uso de palavras para que o texto pegue a desenvoltura certa, aposte na organização de seus argumentos e teste palavras que inovem e esclareça seu texto, gostei muito!

    • 1
  2. Acho que tiraria 760, a proposta de intervenção da boa, porém precisa ser mais bem elaborada, não conclua uma redação com “contudo” mas sim com” portanto”, por exemplo, conjunções conclusivas.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.