A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA VIDA DO BRASILEIRO.

  • 0

O filósofo Imannuel Kant, definiu a importância da educação para o homem em uma frase: “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Assim como o pensamento de Kant, a educação financeira transforma hábitos da sociedade, tendo como objetivo o melhor gerenciamento do dinheiro de cada cidadão. Porém, o fato da educação financeira não está na formação básica de ensino do cidadão e também da sociedade ser influenciada pelo consumo exagerado, faz com que não haja um bom gerenciamento do dinheiro de cada indivíduo.

Apesar do Artigo 6° da Constituição garantir a educação como um dos direitos fundamentais do cidadão, é evidente que a educação financeira não é implementada na educação básica de todos os indivíduos. Uma vez que se as crianças aprendessem a gerenciar dinheiro corretamente nas escolas, assim com aprendem matemática e história, os brasileiros teriam dívidas menores. E certamente a falta de investimento governamental para que as escolas contratem profissionais e comprar os materiais para as aulas, contribui para a perpetuação desse quadro. 

Ademais, é importante ressaltar que o consumismo exagerado faz com que a sociedade gaste dinheiro com coisas que alimentam o capitalismo. Segundo o sociólogo Zygmant Bauman, a condição indispensável a vida é o consumismo, “ Consumo logo existo “. Partindo desse pressuposto, a educação financeira é a melhor forma de conscientizar a sociedade, sobre o consumismo.Já que, como o ensino de educação financeira não é implementado em todas as escolas, os brasileiros são influenciados pelo consumismo.

Portanto, é necessário que o Ministério da Educação implemente a educação financeira como uma matéria básica, nas escolas. Além disso, que a mídia faça propagandas a favor desta educação, usando o minimalismo, já que este ato mostrará que as pessoas vão poupar o dinheiro de seu salários. Dessa forma, a educação financeira estará presente no dia a dia do brasileiro, e confirmará o pensamento de  Kant, sendo homem aquilo que a educação financeira fará dele.

Compartilhar

5 Correções

  1. COMPETÊNCIA 1=200
    Usou uma alusão e sua escrita está cumprindo o quesito que essa primeira competência pede que é, o conhecimento da norma culta da língua escrita.

    COMPETÊNCIA 2=200
    Mostrou um conhecimento sobre o artigo 6 da Constituição, e abordou uma causa importante e foi bem esclarecedora.

    COMPETÊNCIA 3= 200
    Mostrou uma consequência fácil de entender, pois está presente nas escolas, citou mais uma alusão.

    COMPETÊNCIA 4=160
    Conseguiu cumprir o quesito coesão textual, usou conectivos que se “conversaram” durante todo o texto.

    COMPETÊNCIA 5=160
    Sua conclusão ficou fácil de entender e você também usou os cinco tópicos necessários para resolver o problema, mas poderia complementar com mais algumas coisas.

    TOTAL=920

    • 0
  2. Olá Luiza!
    Bom, vc argumenta muito bem e se posiciona de forma consistente diante de suas tese, isso é muito positivo. No entanto, vc apresenta diversos errinhos gramaticais relacionados ao uso da vírgula, ao uso da crase e à contrução sintática de algumas frases. Por exemplo: em “Assim como o pensamento de Kant, a educação financeira transforma hábitos da sociedade, tendo como objetivo o melhor gerenciamento do dinheiro de cada cidadão” ficaria muito mais coerente vc colocar “Partindo do pensamente de Kant, a educação financeira…”, já na frase “E certamente a falta de investimento governamental para que as escolas contratem profissionais e comprar os materiais para as aulas, contribui para a perpetuação desse quadro” a palavra “certamente” deveria estar entre vírgulas, o E poderia ter sido substituindo por “Além disso” ou outro conectivo de adição que se encaixasse bem, além do fato de que a carência de vírgulas no local correto (como na explicação) deixou essa frase ficou um pouco confusa . Além dessas partes, várias outras apresentam desvios como esses, então tente melhorar isso, pois dessa forma vc garantirá boa nota na competência 1.
    Outra coisa é que seu texto carece um pouco de conectivos, por isso, busque utilizá-los lembrando-se sempre de diversificar bastante. E por fim, na conclusão faltou a recapitulação de toda argumentação antes de citar a proposta de intervenção. E por falar na proposta, faltou o modo/meio (por meio de que as escolas adotarão essa educação e a mídia fará essas divulgações?). Quando estiver elaborando a proposta lembre-se sempre de se perguntar os cinco critérios: o que, quem, por meio de que/como, para que, e detalhamento de uma dessas perguntas.
    Enfim, vc tem potencial e defende bem sua ideia, mas é necessário corrigir esses erros (para isso, revise a gramática e dê uma estudadinha nas competências da redação), continuar investindo no repertório que vc já aparenta possuir e praticar bastante. Dessa forma, vc progredirá muito.
    Espero ter ajudado!

    • 0
  3. Tua redação está ótima, porém acho que deveria colocar alguma dado estatístico, só para complementar mais, pois sabemos que a irrelevância sobre esse assunto é grande.
    Acho que poderia detalhar mais teus desenvolvimentos, e alinhar mais os temas trabalhados.
    Tua escrita está muito boa!

    Achei excelente a tua colocação dos temas.
    Muito bem colocado dentre teus desenvolvimentos.
    Tua conclusão ficou muito boa e significativa. Poderia complementar mais.
    TOTAL: 985
    Não sou profissional, estou dando minha opinião somente.

    • 0
  4. Competência 1: 200
    Você desenvolveu bem esta primeira competência, mostrando conhecimento da norma culta da língua escrita, além de fazer uma ótima citação para começar a desenvolver.
    Competência 2: 200
    Ótimas alusões citadas, bem detalhadas e de fácil entendimento.
    Competência 3: 180
    Gostei bastante te der feito outra citação, deixando mais completa sua argumentação
    Competência 4: 190
    Texto com organização e bem ligado.
    Competência 5: 150
    Proposta de intervenção bem explicada, porém daria uma complementada
    Pontuação total: 920

    • 0
  5. olá, tudo bem? parabéns pela redação, vou citar alguns pontos que me chamaram atenção.
    Introdução: você começou bem sua introdução, fez uma boa problematização do tema, porém sua tese ficou um pouco confusa, por conta de palavras inadequadas e o mal uso da pontuação.
    desenvolvimento: é importante que comece com um tópico frasal, fez bom uso do repertório porém houve erros de pontuação, ortográfico e falta do uso de conectivos.
    conclusão: no meu ponto de vista sua proposta de intervenção está incompleta
    “Portanto, é necessário que o Ministério da Educação implemente a educação financeira como uma matéria básica, nas escolas (por que meio ele irá fazer isso, falta o detalhamento” . Além disso, que a mídia faça propagandas a favor desta educação (repetição de palavra), usando o minimalismo, já que este ato mostrará que as pessoas vão poupar o dinheiro de seu salários. Dessa forma, a educação financeira estará presente no dia a dia do brasileiro, e confirmará o pensamento de Kant, sendo homem aquilo que a educação financeira fará dele.
    lembre-se na conclusão deve ter: agente, meio/modo, detalhamento e finalidade.
    parabéns pela redação, dei uma estuda em gramática
    nota: 730

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.