(Se possível, corrigir nos critérios do ENEM. Encaixou na folha, deu 29 linhas.)
“Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação”. Retirado da música “Que País é Esse?”, da banda Legião Urbana, o trecho pode fazer referência à hodierna infração aos benefícios normativos presentes na Magna Carta, visto que, caso o direito à educação fosse assegurado, resolveria a carência de educação financeira aos brasileiros e se concretizaria uma pátria mais harmônica. Nessa perspectiva, cabe analisar acerca da omissão estatal, bem como do fraco ensino nupérrimo, pois estes colaboram para a permanência do panorama.
A princípio, “Ética a Nicômaco”, célebre obra do filósofo grego Aristóteles, defende que a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos. Todavia, quando se observa a ampliação de consumidores imoderados na esfera atual, percebe-se uma negligência governamental, já que o Estado – responsável pelo bem-estar social – não faz jus à máxima aristotélica e corrobora para o prejuízo monetário dos indivíduos tupiniquins por falta de ensino financeiro, dado que apenas 43% da população controla suas finanças, consoante o Serviço de Proteção ao Crédito. Dessarte, faz-se mister um esforço do governo.
Em segundo plano, a lacuna educacional é, também, um impulsionador do consumismo exacerbado na sociedade. Conforme o filósofo alemão Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Sob esse viés, nota-se a veracidade da frase pregada por Kant, uma vez que o sistema pedagógico vigente não oferece planos viáveis para ministrar aulas de cunho econômico, o qual forma alunos subdesenvolvidos e despreparados em lidar com o dinheiro. À vista disso, a educação brasileira precisa passar por melhorias, para o corpo discente desenvolver a noção dos entraves financeiros que assolam as famílias do país.
Infere-se, portanto, que a educação financeira possui ampla influência no avanço da parcela cívica e, por isso, deve ser normalizada. Sendo assim, por meio das mídias, cabe ao Ministério da Economia – responsável pela política econômica nacional – trazer relatos e informações precisas que falem acerca dos prejuízos de ser um consumidor exagerado, a fim de conscientizar o povo e fazê-lo gastar só com o necessário. Ademais, o Ministério da Educação deve, mediante políticas educacionais, implementar a disciplina de Educação Financeira no currículo escolar dos estudantes, de modo que os mesmos aprendam sobre a economia brasileira e cresçam responsáveis pela posse do próprio capital. Talvez assim, a Constituição Cidadã seja respeitada e, com isso, tornar-se-á possível acreditar, de fato, no futuro da nação.
suianythg
eu olhei a sua redação gostei muito foi bem feita , seguir a promissas que sao requeridas na redação na competência 1 , eu nao sou muita boa entao nao leve a serio a nota dessa competência
competência 1- 160
competência 2- 200
competência 3 200
competência 4 – 200
competência 5- 200
parabéns pela a nota e com certeza vai tirar nota 1000 na redação , eu te desejo uma boa sorte
amarquess
Competência 1 – 200
Competência 2 – 200
Competência 3 – 180 (uma ressalva: se você colocar muitas informações em um único parágrafo, pode prejudicar a coerência de seu texto. tome cuidado)
Competência 4 – 200
Competência 5 – 200
não sou nenhuma profissional, mas de acordo com algumas redações e correções que já li, a sua está ótima. com certeza conseguiria uma pontuação ótima no enem.
espero ter ajudado, boa sorte na prova! :)
Paula Hinz
sua redação está muito boa, atendeu a todas as normas, mensionou uma referência em cada parágrafo, está muito bem escrita. unica coisa é que ficou bastante longa, e ultrapassaram a maxima de linhas proposta pelas normas do enem (30 linhas).
A utilização das referências foram muito bem colocadas, muito bem utilizadas no corpo do texto. Mas não há necessidade de usar duas referências em um único parágrafo para expor suas ideias.
gabriel.augz
Olá.
Sua redação está muito bem feita. Com certeza você tiraria 900 para cima, ou quem sabe um 1000? Não encontrei erros gramaticais (talvez existam, mas não sou o melhor nesse ponto). Em relação a estrutura sua redação está muito bem estruturada. Os argumentos se conectam e sua proposta de intervenção se relaciona com o restante do texto.
Enfim, nem tenho muito que te sugerir para melhorar. Uma ressalva que eu queria dizer é que seu texto ficou bem longo, quase 400 palavras (398). Se você escreveu e coube na folha, ok. Caso contrário, dá para reduzir um pouco. Portanto, cuidado com uma repetitividade do que você já disse, pois torna o seu texto prolixo e maior do que ele precisa ser.
Sua nota provavelmente ficaria entre 920-1000. Se fosse pontuar:
C1: 160 (talvez há erros. não encontrei, mas 160 por precaução).
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Parabéns!
Gabysantos123
,eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos
Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos.
Competência 1- 200
Competência 2- 200
Competência 3- 180 (você pode sintetizar melhor seus repertórios para a construção da argumentação, o texto longo e com muitas informações num único parágrafo pode prejudicar a coerência)
Competência 4- 200
Competência 5- 200
Brendaab
Olá Samuel, eu sou estudante também, mas irei corrigir de acordo com meus conhecimentos tudo bem?
Amei o relatório utilizado em sua introdução, foi muito bem desenvolvida.
No seu desenvolvimento acho que faltou desenvolver um tópico frasal antes de partir para sua citação assim como foi feito seu desenvolvimento 2 bem estruturado e dando contuidade a sua argumentação! Assim faz-se interessante a utilização de apenas uma citação em cada parágrafo para que não fique muito confuso e cheio de informações.
Na sua conclusão você respondeu todas as lacunas que deveriam ser respondidas, quem faz o que é para que. Parabéns!
Portanto
Competência 1- 200
Competência 2- 200
Competência 3- 180
Competência 4- 180
Competência 5- 200
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
Competência 1- 200
Competência 2- 200
Competência 3- 180 (você pode sintetizar melhor seus repertórios para a construção da argumentação, o texto longo e com muitas informações num único parágrafo pode prejudicar a coerência)
Competência 4- 200
Competência 5- 200 (aconselho que disponha os elementos da proposta de intervenção de manteria mais objetiva, para que seja fácil identificá-las)