A importância da educação financeira desde cedo (por favor corrijam segundo as competências do Enem e coloquem a nota final, agradeço!)

  • 0

Analisando a situação financeira geral da população brasileira, pode-se observar que boa parte das pessoas vive no limite de seu orçamento, fato esse que possui diversas explicações, mas a principal delas se dá pela falta de noção de administração financeira. Observa-se, também, que o cenário é maléfico para o estado econômico do país, acarretando numa elevada taxa de pessoas com nome manchado por dívidas.
É diante dos fatos apresentados que vemos a importância da oferta de aulas voltadas para a educação financeira no Brasil, “investir em conhecimento rende sempre os melhores frutos”, como dito por Benjamin Franklin, aplica-se à situação ao entendermos que o investimento em tais aulas é a melhor solução, tanto para o estado orçamental do país, quanto da população.
É de suma importância compreender que a oferta da disciplina trará frutos para todos os componentes: uma maior noção de administração financeira pelas famílias brasileiras, a diminuição do consumismo compulsivo, que se liga à diminuição no número de pessoas com nome sujo por débitos e uma maior taxa de empreendimentos autônomos bem-sucedidos. Tudo isso apenas afeta de maneira positiva o estado econômico do país.
Sendo assim, é dever do Ministério da Educação agregar, como disciplina obrigatória, aulas de educação financeira nas escolas do Brasil, introduzindo, desde os primeiros anos, uma noção de tal matéria. A criação de projetos e oficinas anuais, utilizando a mídia como meio de propagação, deverá auxiliar no processo de ensino. Dessa forma, colhendo os melhores frutos em prol de todos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Anaa, num geral você tem bons argumentos, contudo, pouco explorados. Tua redação ficou com 18 linhas, tenta desenvolver melhor as ideias e da forma mais clara possível. Você apresentou um repertório, recomendo no mínimo 2. Um em cada desenvolvimento.
    Introdução: Teu primeiro período está muito extenso, vamos estabelecer 4 pontos finais como o ideal. Fragmentar mais as tuas ideias mantém a coesão e a coerência do texto. Ótima contextualização.
    Recomendo que você evidencie os seus argumentos já na introdução. Assim o corretor já segue a leitura sabendo o que vai encontrar.
    Desenvolvimento: ‘É diante dos fatos apresentados que vemos a importância da oferta de aulas voltadas para a educação financeira no Brasil,’. Aqui onde você colocou vírgula caberia um ponto. Depois um conectivo e dai seguia com a ideia. Novamente ‘investimento em tais aulas é a melhor solução’, por que? Como isso é a melhor solução? Explora mais as ideias, desenvolve o texto. Nessa situação o repertório tornou-se redundante. A falta de pontuação limita o seu recurso coesivo.
    O segundo parágrafo está expositivo. Como esses aspectos são positivos?
    Não tem repertório, nada que comprove o que você diz.
    Cuidado com o gerundismo (vício de fala)
    Conclusão: Tem roteiro, é só segui ele..
    Conectivo, retomada da tese. Conectivo, agente, ação, modo de ação, detalhamento (pode ser de qualquer um deles.. agente, ação.), finalidade e finalização= 200 pts
    ‘aulas de educação financeira nas escolas do Brasil, introduzindo, desde os primeiros anos, uma noção de tal matéria.’. Nesse fragmento, (aulas de educação financeira nas escolas do Brasil) é o teu sujeito e ‘introduzir é verbo. Colocar uma vírgula entre eles é um erro grave, não se separa sujeito de verbo NUNCA.
    C1- 120
    C2- 160
    C3- 120
    C4- 80
    C5- 120
    Total- 600
    Só uma última coisa, talvez a mais importante.. Não se prenda a nota, é só um número. Tirar 200 em uma competência não significa que você não errou nada, preocupe-se em saber onde está errando pra conseguir consertar. Saber a nota é legal, mas não se prenda.
    Parabéns pela redação. Redação é treino.
    Espero ter ajudado, sucesso.

    • 0
  2. Competência I:
    Tiveste um domínio muito excelente na norma culta da nossa língua, por isso, merece 200 pontos nessa competência.
    Competência II:
    Aqui, obteveste uma baixa, uma vez que usaste apenas uma citação dentre várias. Uma diga é começar com uma citação e, no final, mencioná-la, para dar um “than” a mais. 130 pontos nessa competência.
    Competência III:
    Bom, nesse quesito, saíste bem, no entanto, podendo melhorar na argumentação. 130 pontos.
    Competência IV:
    Essa é a parte que mais tiveste queda. veja, tens que iniciar com palavras do ”alto clero”, por exemplo: tente começar o primeiro parágrafo com essas mini-frases; *É inquestionável*, *É irrefutável*, OU *Em primeiro plano*. No segundo parágrafo use sempre, sempre, sempre, conectivos logo no início: * Ademais*, *Em segundo plano*…
    110 pontos.
    Competência V:
    Foi plausível, mas poderia ter mais opiniões, como, em determinada parte da redação, introduzir uma fala que remete aos pais para saberem também perpassar essa educação financeira aos filhos. 180 pontos.
    Logo, Ana, na redação, e conforme às competência do enem, você obteve 750 pontos. Parabéns pela redação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.