No “Brasil Colonial”, mais especifica-
mente no período pré-colonial, era comum a prática de escambo entre portugueses e nativos indígenas, assim, essa praticidade se definia em uma troca de bens materiais na qual os povos nativos se desfaziam do pau-brasil por desconhecerem o seu valor monetário por utensílios de baixo valores chamados de “bugigangas”. Nesse contexto, saindo do âmbito histórico esse momento vivenciado no passado causado pela bolha da desinformação de valores financeiros ainda é pertinente na realidade dos cida-
dãos brasileiros. Dessa forma, faz-se cabível analisar os encandeamentos do problema como sendo: uso incorreto de finanças e carência de conhecimento sobre o tema exposto.
A princípio, é relevante observar a utilização de finanças de modo incorreto. Com isso, de acordo com teoria de Newton “para toda ação sempre existirá uma reação contrária”. Nesse sentido, seguindo sua teoria comparada a realidade brasileira é perceptível notar que o uso do dinheiro de maneira errada poderá ocasionar uma reação contrária que é a não dependência finan-
ceira. Desse modo, é necessário medidas para minimizar esse empecilho.
Em segundo plano, cabe ressaltar a ausência de conhecimento sobre o tema pro-
posto. Nessa lógica, conforme o escritor Antônio Lobo “Um povo que lê nunca será um povo escravo”. Nessa perspectiva, de acor-
do com o escritor é necessário que a popu-
lação tenha o total conhecimento a respei-
to da temática pautada para que não se tornem escravos da desinformação do expos-
to. Logo, é imprescindível que ações sejam tomadas o mais precocemente para a resolu-
ção do impasse em questão.
Portanto, medidas são necessárias pa-
ra intervir nessa problematização.Para is-
so, o Banco deve criar um curso gratuíto de como investir, economizar e usar seu dinheiro da forma correta, por intermédio de verbas bancárias, estas verbas será com intuito de auxiliar na criação desse cur-
so. Além disso, o Ministério da Educação deve fornecer acesso educacional sobre tal assunto, por meio de palestras e slides informativos sobre o tema, essas iniciati-
vas será com intuito de mostrar e exempli-
ficar o que é educação financeira. Espera–se, com essas ações, que os encandeadores do impasse sejam solucionados e a socieda-
de contemporânea não venha a se tornar escrava nas mãos de Portugal pela ausência de conhecimento de valores, assim, escas-
sos pelos povos nativos do período pré-co-
lonial.
Galerinha leiam e deixem a nota de acordo com as competências do Enem por favor… ficarei grato em ter vocês para me ajudar a evoluir cada vez mais aqui. 🥰
Vina
´´muitos repertórios isso e muito positivo.“
introdução: muito boa a introdução, levando em conta que da pra entender tudo
Desenvolvimento: bom repertório mas devia colocar melhores ligações de um prg pra o outro
conclusão: muito boa
tudo esta bom, repito os que outros estão dizendo, muito parabéns vc vai longeeeee
não sei muito corrigir, desculpe
Talita82
-muitos repertórios isso e muito positivo.
introdução- explica sobe o que e o assunto, é notável a sua tese e repertório exemplifica muito bem o problema apresentado.
Desenvolvimento – muito bons repertório, acho necessário deixar mais coeso (as partes ligadas).
conclusão- muito boa, tem os 5 elementos necessários e perfeito a retomada que vc deu do repertório da introdução.
Redação precisa de algumas melhoras, não sou experiente em correção, mas continue assim que vc vai longe. Parabéns!
Poirot
na introdução vc poderia fazer a retirada do período pré – colonial , por que esse ficou repentinos informação desnecessária, o que leva perda de espaço para você utilizar de um a melhor maneira, mas você utilizou bem o repertório fazendo uma relação interessante com o tema , além disso você respeita a estrutura trazendo ( repertório, tema, e tese )
no D1, acho que você poderia trazer o tópico frasal mais chamativo, além disso poderia também tentar melhorar no quesito argumentação, e usar melhor seu repertório, mas você também respeitou a estrutura.
no D2, mesma coisa do D1.
na conclusão eu não consegui ver lacunas para melhorar .
oiii, eu gostaria de falar que sua redação está respeitando a estrutura, a dica que dou é investir em mais vocabulário e táticas de melhora para argumentação.
Desculpe por não saber muito , pois também sou novata , mas achei sua redação muito boa , continue assim e com certeza o 1000 , irá chegar.
Delzuita
*Na introdução é bom vc retirar o colonial, deixando só o pré-colonial, pois ocolonial vem depois do pre-colonial, ou seja pré-colonial 1500 a 1532, já o colonial de 1532 a1822, vc pode colocar no Brasil pre-colinial era comum a prática de escambo…..
* No segundo paragrafo. na primeira linha vc ao invez de segundo plano, coloca primeiramente vale resaltar, em segundo lugar
* Na conclusão vc pode substituir bancos por ministerio da econômia e seus ministros,
*A frase: de contemporânea não venha a se tornar escrava nas mãos de Portugal pela ausência de conhecimento de valores, assim, escas-
sos pelos povos nativos do período pré-colonial
. aconselho trocar por outra, porque Portugal e Brasil são paises amigos, de acordo com o tratado de amizade e cooperação e consulta entre eles.
sua redaão precisa de alguns ajustes nos pontos de ligação e conjuções, no mais esta boa.
* parabéns continua praticando, a prática leva a perfeição.