Cultura compreende a bagagem de todo um povo, ultrapassando limites da história e geografia, alcança cada fração do ser que nela cresce. Sendo de tamanha importância na construção do indivíduo, segrega-se qual cultura deveria ser digna de compor um povo e quais valores são defendidos e seus impactos.
É de conhecimento público a miscigenação brasileira, a estruturação da população do Brasil tem como base diversos tipos de cultura. Entretanto, vê-se que crenças elitistas que enxergam culturas, principalmente, africanas e indígenas como inúteis e pessoas marginalizadas como inconvenientes, mostra que parte da população não acolhe quem não lhe convém. Cria-se narrativa de fazer outras culturas caberem no que é mais aceito. Desta forma, a cultura tão essencial ao ser humano é julgada por juízes autoproclamados.
Devido à intrínseca importância da cultura para o ser, questiona-se os valores alicerçados ao cidadão nela inserido. Utilizando-me das palavras da filósofa francesa, Simone de Beauvoir, “É preciso erguer o povo à altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo”. Visto que a vivência em sociedade não se sustenta por valores sociais subjetivos, a disponibilização de conteúdos pornográficos ou de depreciação de outrem, semelhantes ao show da “Mc Pipoquinha”, onde foi encorajado contato infantil, não podem representar um país e seu povo.
No intuito de assegurar o direito básico de expressão e atenuar as problemáticas discutidas, ações urgentes precisam ser tomadas. É necessário que o Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria ao Ministério da Cultura, criem políticas de acolhimento social e disponibilização de valores através da cultura, em shows, eventos e atividades que instruam a conservação cultural. O Ministério dos Direitos Humanos deve promover políticas estatais que conscientizem e protejam o valor e trajetória de cada cultura, de modo que cada fração do brasileiro seja resguardada.
Daniel da Silva
A redação apresentada aborda temas relevantes e atuais sobre a importância da cultura na identidade nacional e as questões de inclusão e exclusão cultural no Brasil. A seguir, alguns pontos a considerar ao avaliar a redação:
Clareza e Coerência: A redação apresenta uma estrutura coerente e clara ao discutir a importância da cultura na formação do indivíduo e a problemática da marginalização de culturas. A citação de Simone de Beauvoir é pertinente e enriquece o argumento.
Argumentação e Relevância: A argumentação é sólida ao conectar a importância da cultura com a necessidade de políticas públicas para promover e proteger a diversidade cultural. As propostas de ação para os ministérios são pertinentes e demonstram uma compreensão crítica das questões.
Estrutura e Coesão: A redação possui uma boa estrutura, com uma introdução que contextualiza o tema, um desenvolvimento que explora a problemática e uma conclusão que sugere medidas concretas.
Uso de Exemplos e Evidências: A menção ao show da “Mc Pipoquinha” e a crítica à marginalização de culturas africanas e indígenas são exemplos relevantes, mas poderiam ser mais detalhados para reforçar o argumento.
Linguagem e Estilo: A linguagem é formal e adequada ao tema, embora possa ser mais direta em alguns pontos para evitar complexidade excessiva.
Nota sugerida: 7 a 8 (em uma escala de 0 a 10). A redação é bem escrita e aborda questões importantes com argumentação relevante. No entanto, poderia melhorar com exemplos mais detalhados e uma abordagem mais direta em alguns trechos.
emillainepaiva
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos!
Cultura compreende a bagagem de todo um povo, ultrapassando limites da história e geografia, alcança cada fração do ser que nela cresce. [ótima definição, mas para dar prioridade a ela, coloque uma fonte: dicionário, autor etc] Sendo de tamanha importância na construção do indivíduo, segrega-se qual cultura deveria ser digna de compor um povo e quais valores são defendidos e seus impactos. [aqui seria bom deixar claro sua opinião contrária a essa segregação] [também é interessante fazer uma antecipação argumentativa já na introdução]
É de conhecimento público a miscigenação brasileira, a estruturação da população do Brasil tem como base diversos tipos de cultura. Entretanto, vê-se que crenças elitistas que enxergam culturas, principalmente, africanas e indígenas como inúteis e pessoas marginalizadas como inconvenientes, mostra que parte da população não acolhe quem não lhe convém. Cria-se narrativa de fazer outras culturas caberem no que é mais aceito. Desta forma, a cultura tão essencial ao ser humano é julgada por juízes autoproclamados. [argumentação forte, ótimo. no entanto, faltou uma fonte que embasasse o que foi dito, como por exemplo, vc poderia ter citado o conceito de darwinismo social ou o período de invasão portuguesa ao território brasileiro; ou até mesmo algum dado]
Devido à intrínseca importância da cultura para o ser, questiona-se os valores alicerçados ao cidadão nela inserido. Utilizando-me [se for modelo enem, NUNCA use primeira pessoa] das palavras da filósofa francesa, Simone de Beauvoir, “É preciso erguer o povo à altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo”. [bom repertório, mas você precisa legitimá-lo, relacionando- o com o tema em questão] Visto que a vivência em sociedade não se sustenta por valores sociais subjetivos, a disponibilização de conteúdos pornográficos ou de depreciação de outrem, semelhantes ao show da “Mc Pipoquinha”, onde foi encorajado contato infantil, não podem representar um país e seu povo. [creio que aqui vc fugiu um pouco ao tema]
No intuito de assegurar o direito básico de expressão e atenuar as problemáticas discutidas, ações urgentes precisam ser tomadas. [fuga ao tema novamente, pouco foi falado no seu texto sobre a presença da cultura popular na construção da identidade nacional] É necessário que o Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria ao Ministério da Cultura, [agente 1 ok] criem políticas de acolhimento social e disponibilização de valores através da cultura [ação 1 ok], em shows, eventos e atividades que instruam a conservação cultural [detalhamento 1]. O Ministério dos Direitos Humanos [agente 2] deve promover políticas estatais [ação 2] que conscientizem e protejam o valor e trajetória de cada cultura, de modo que cada fração do brasileiro seja resguardada. [finalidade 2]. [Duas propostas, mas nenhuma delas completa; se for modelo enem, não pontuaria os 200 pontos na C5.]
[também não achei muito desvios gramaticais, boa pontuação na competência 1]
Esther;/
Obrigada pela correção! Vou manter suas dicas nas próximas redações!!!