Iniciante

A importância da criminalidade da homofobia

  • 1

Segundo o artigo 5° da constituição de 88, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Baseado nisso, no ano de 2019 o supremo tribunal Federal criminalizou a homofobia.  Por isso, se faz necessário apresentar argumentos que mostre os lados positivos da criminalidade da homofobia no Brasil.

Em primeiro plano, é importante salientar que o conservadorismo é um fator que dificulta a vida de muitos lgbtqi+, visto que, essas pessoas são consideradas interiores por terem uma orientação sexual distinta. Quando há uma criminalidade em cometer o ato de ser Homofobico, às pessoas refletem e questionam tão comportamento, o que é algo bom, pois haverá uma desconstrução e o entendimento de que é importante respeitar a diversidade.

Em segundo plano, é importante lembrar do filósofo contratualista john Locke, que defendia os direitos inalienáveis, como a vida.  Fazendo analogia com tal citação , é direito de todos terem suas vidas guardadas e protegidas, o que não estava sendo garantido antes de tornar a homofobia algo criminoso. Por isso, tornar a homofobia crime foi de extrema importância, ressaltando os direitos dessas pessoas e garantindo seus direitos inalienáveis.

Portanto, é imprescindível que o Ministério da Educação junto com às instituições de ensino forneçam palestras  e crie projetos para fornecer educação sexual, inteirando jovens a respeito da diversidade e criando discussões para que não sejam homofobicos e entendam a importância de garantir os direitos dados na constituição Federal. É mister também que haja o apoio do poder jurídico investigando casos de homofobia e punindo atos de violência.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi Ivanessa, tudo bem?
    Alguns pontos passíveis de correção na sua redação:
    -Faltou a apresentação da tese no seu parágrafo de introdução, o que é VITAL numa redação; não sei se você escreveu a frase “Por isso, se faz necessário apresentar argumentos que mostre os lados positivos da criminalidade da homofobia no Brasil” para ser a sua tese, mas se foi, preciso te dizer que ela não se encaixa nesse papel. A tese é a ideia que você vai defender durante todo o texto, e ela não pode ser simplesmente “apresentar argumentos que mostreM os lados positivos […]”.
    Se você quer convencer o leitor sobre a importância da criminalidade da homofobia, talvez seja interessante ir um pouco mais a fundo no “De onde vem essa homofobia?”, que você já começou no segundo parágrafo, quando falou sobre o conservadorismo, mas não aprofundou.
    -Lembre-se de que a proposta da redação é que você apresente uma ideia bem construída que pode convencer quem lê seu texto, portanto, acho que é importante também mostrar as consequência de viver em um país homofóbico. Bagagem sócio-cultural e dados de gráficos, pesquisas, manchetes de jornais são muito importantes, e mostrar o índice de violência contra os LGBTQ no Brasil, por exemplo, prova quão necessário é a criminalização da homofobia, dando muito mais força pra sua dissertação.
    -Sua citação sobre John Locke foi ótima.
    -Uma dica: se, na última frase do texto você voltar à referência pela qual você introduziu o tema lá no primeiro parágrafo (nesse caso, a Constituição), seu texto fica com um aspecto cíclico, dá uma “sensação” de que você está fechando um ciclo, entende? Isso é relativamente simples e muito valorizado, então vale a pena lembrar. Como exemplo, você poderia terminar a dissertação escrevendo: “Somente assim, o direito assegurado por uma das Constituições mais democráticas do mundo atual não será violado.”
    -Não abrevie o ano “1988”. Isso não existe.
    Parabéns pela redação, Ivanessa! Eu trouxe só alguns pontos pra correção, mas espero ter te ajudado de alguma maneira! Continue escrevendo! :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.