Desde a descoberta dos combustíveis fósseis, todo o material que não é utilizado no processamento dessas substâncias é descartado principalmente nos oceanos. Infelizmente, no Brasil, esse e outros fatores como emissão de gases e uso de embalagens que não são biodegradáveis afetam os mares até os dias atuais. Isso se deve à negligência governamental, que resulta na ausência do controle do descarte de lixo.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a negligência do governo perante à temática é um problema. Nesse sentido, é válido mencionar o período da Revolução Industrial, no qual o foco era o desenvolvimento da indústria tendo em mente o processo acelerado de fabricação, que resultou na alta emissão de dióxido de carbono, substância tóxica causadora da chuva ácida. Dessa forma, observa-se nos dias atuais que a utilização das fábricas intensificou, tendo em vista o avanço tecnológico, tornando a emissão de gases tóxicos maior e, por conseguinte, a ocorrência de mais chuvas ácidas, um fator que colabora para a acidez dos oceanos e impede a vida dos animais marinhos.
Consequentemente, há menos controle no descarte de resíduos tóxicos, resultando na alta poluição oceânica. Sob esse viés, no documentário “Oceano de Plástico”, é retratado um homem que investiga a causa das mortes de seres marítimos, e ele conclui que o motivo é o plástico, pois o material é jogado no mar e o animal acaba consumindo. Nessa perspectiva, é possível inferir que tal matéria é uma das principais causadoras das mortes marinhas, acarretando no perigo de extinção de certas espécies. Infelizmente, o plástico ainda é um dos materiais mais utilizados mundialmente, já que ele corresponde a embalagem da maioria dos produtos, a qual é descartada e acarreta na problemática.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério do Meio Ambiente deve criar políticas para reduzir a emissão de gases e materiais tóxicos que prejudicam os oceanos, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que as indústrias precisam controlar seu tempo de funcionamento para reduzir a emissão de dióxido de carbono e que materiais como plástico devem ser levados para a reciclagem para novos usos serem aplicados. A fim de conservar os oceanos e permitir a vida marinha na Terra.
Por favor, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!
msalomaoneto
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita = 160
Competência 2 – compreender a proposta da redação = 200
Competência 3 – coerência do texto = 160
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos = 160
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado = 200
TOTAL = 840
– A C1 recebeu desconto pela quantidade de desvios gramaticais, foram mais de 2, recomendo você revisar sempre os resumos sobre vírgula e acentuação até a prova.
– Na C2 você mandou muito bem! Todo o texto está de acordo com o tema e a estrutura segue perfeitinha dentro da problemática.
– C3 e C4 receberam desconto pois você poderia ter usado mais conectivos no texto, assim como ter relacionado melhor as consequências com as causas destacadas por você.
– C5 – intervenção está perfeita! Parabéns e boa prova!
Miminha
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 160
Teve mais de dois desvios gramaticais!
C2: 200
Não fugiu do tema! Parabéns!
C3: 160
no D1 vc não falou sobre a negligência governamental, só citou que é um problema. senti falta de dados estatísticos e na introdução vc não separou bem os problemas que iria discutir.
C4: 160
poderia usar mais conectivos
C5: 200
Proposta de intervenção completa.
Nota final: 880
parabéns! vc escreve muito bem. continue se dedicando
cartola682
A importância da conservação dos oceanos para a manutenção de vida na terra.
Desde a descoberta dos combustíveis fósseis, todo o material que não é utilizado no processamento dessas substâncias é descartado(1) principalmente(1) nos oceanos. Infelizmente, no Brasil, esse e outros fatores(2) como emissão de gases e uso de embalagens que não são biodegradáveis(2) afetam os mares até os dias atuais. (12)Isso se deve à negligência governamental, que resulta na ausência do controle do descarte de lixo(3)
1 – vírgula – aposto explicativo (competência 1)
2 – vírgula – aposto explicativo(competência 1)
3 – tese(causa: negligência governemanetal; consequência: ausência do controle do descarte de lixo ) (competência 2)
12 – você precisa usar conectivos em todos os parágrafos.
Observação: tente usar sinônimos das palavras do tema para garantir a manutenção temática(conservação dos oceanos; manutenção da vida; importância) (competência 2)
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a negligência do governo perante à temática é um problema. Nesse sentido, é válido mencionar o período da Revolução Industrial, no qual o foco era o desenvolvimento da indústria(4) tendo em mente o processo acelerado de fabricação, que resultou na alta emissão de dióxido de carbono, substância tóxica causadora da chuva ácida(5). Dessa forma, observa-se nos dias atuais que a utilização das fábricas intensificou(6), tendo em vista o avanço tecnológico, tornando a emissão de gases tóxicos maior e, por conseguinte, a ocorrência de mais chuvas ácidas, um fator que colabora para a acidez dos oceanos e impede a vida dos animais marinhos.(7)
4 – vírgula – gerúndio(competência 1)
5 – A chuva ácida é causada pelo enxofre, o CO2 + H2O gera o ácido carbônico, que gera um pH de 5,6, com uma acidez que não é nociva e está presente nas chuvas comuns. Você poderia ter falado da acidificação dos oceanos, já que a emissão de CO2 permite a absorção desse gás pela água, tornando a água um meio ácido, o que prejudica a vida marinha. (competência 2)
6 – se intensificou(competência 1)
7 – você explicou bem as consequências do desenvolvimento industrial enquanto um fator de prejuízo ao meio ambiente, mas não explicou qual a relação disso com a negligência governamental, que você havia proposto.(competência 3).
Consequentemente, há menos controle no descarte de resíduos tóxicos, resultando na alta poluição oceânica(10). Sob esse viés, no documentário “Oceano de Plástico”, é retratado um homem que investiga a causa das mortes de seres marítimos, e ele conclui que o motivo é o plástico, pois o material é jogado no mar e o animal acaba consumindo. Nessa perspectiva, é possível inferir que tal matéria é uma das principais causadoras das mortes marinhas, acarretando no perigo de extinção de certas espécies. Infelizmente, o plástico ainda é um dos materiais mais utilizados mundialmente, já que ele corresponde a embalagem da maioria dos produtos, a qual é descartada e acarreta na problemática.
10 – Você aborda que a diminuição do controle do descarte de resíduos tóxicos(plásticos) é consequência do desenvolvimento industrial. No entanto, você não explicou de que forma que o descarte de plásticos tem relação com o desenvolvimento industrial, ou com a negligência governamental(competência 3).
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério do Meio Ambiente(Agente) deve criar políticas(Ação) para reduzir a emissão de gases e materiais tóxicos que prejudicam os oceanos, por meio(meio) de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que as indústrias precisam controlar seu tempo de funcionamento para reduzir(detalhamento) a emissão de dióxido de carbono(8) e que materiais como plástico devem ser levados para a reciclagem para novos usos serem aplicados. (9)A fim(finalidade) de conservar os oceanos e permitir a vida marinha na Terra.(11)
8 – vírgula(competência 1)
9 – poderia ter usado um conectivo, creio que isso seja uma falha na estrutura sintática.(competência 1)
11 – proposta de intervenção completa.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
Total: 880
Parabéns.