Aprendiz

A importância da conservação dos oceanos para a manutenção da vida na terra (Nota)

  • 1

O coordenador do curso de Oceanologia da “Universidade Federal do Rio Grande” (FURG) José Luiz Azevedo afirma que “a proteção dos oceanos é crítica para a sobrevivência da espécie humana.” Entretanto, é observado na sociedade brasileira algumas ações opostas à de proteção, uma vez que as recorrentes atividades humanas, como a emissão constante de dióxido de carbono, prejudicam os oceanos e mares do planeta. Com isso, a não preservação das águas do mar gera impactos tanto na vida das pessoas, como também no clima global.

Em primeiro lugar, a falta de manutenção dos mares causam problemas na vida dos seres humanos. Sob essa perspectiva, segundo um estudo da “Pontifícia Universidade Católica” (PUC) do Rio Grande do Sul, os setores da economia dos oceanos correspondem a 19% do PIB do Brasil. Diante desse fato, torna-se evidente que as águas do mar são uma importante fonte de renda do país, especialmente para quem depende dos recursos marinhos, já que, sem os cuidados necessários para com os mares, pescadores, biólogos e outros profissionais do ambiente marinho não conseguem o sustento para viver. Nesse sentido, nota-se a importância de se cuidar das águas do mar.

Ademais, as mudanças climáticas são vulneráveis a não preservação dos oceanos. Nesse âmbito, vale ressaltar o branqueamento e a morte dos recifes de corais, causado pelo aumento da temperatura das águas e pela sua acidificação, resultado do aquecimento global e do efeito estufa. À vista disso, percebe-se que as atividades humanas são as principais causas dos problemas no meio aquático, os quais geram impactos na vida marinha, visto que as águas absorvem o dióxido de carbono, que alavanca a elevação da temperatura e a acidez dos mares e que, consequentemente, leva à morte de muitos animais. Logo, medidas devem ser tomadas para solucionar o impasse.

Faz-se necessário, pois, superar os problemas ocasionados pela falta de preservação dos oceanos. Cabe, portanto, ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), por meio da coerção e do uso de sanções, alertar e conscientizar a população sobre o descarte ilegal de lixo plástico nas águas do mar, para que os animais não venham a óbito pelo consumo e, também, para que os profissionais do meio aquático possam trabalhar e cuidar dos animais. Além disso, é essencial que a humanidade diminua o lançamento de dióxido de carbono na atmosfera, a fim de manter as águas limpas e preservadas. Assim, será garantida a sobrevivência da espécie humana, tal como afirma o coordenador José Luiz.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!

    De forma geral sua redação aborda muito bem o projeto de texto, porém você poderia expor os fatos de forma que seja menos repetitiva, a sua conclusão poderia ser melhor, pois você tinha uma base argumentativa boa.

    Preste atenção nos erros de concordância e gramática, no demais gostei muito da sua redação.

    • 1
  2. O coordenador do curso de Oceanologia da “Universidade Federal do Rio Grande” (FURG) José Luiz Azevedo afirma que “a proteção dos oceanos é crítica para a sobrevivência da espécie humana.”(1) Entretanto, é observado na sociedade brasileira algumas ações opostas à(2) de proteção, uma vez que as recorrentes atividades humanas, como a emissão constante de dióxido de carbono, prejudicam os oceanos e mares do planeta. Com isso, a não preservação das águas do mar gera impactos tanto na vida das pessoas, como também no clima global.(3)

    1 – Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas.
    Ex.: Segundo Fernando Pessoa, “viver não é necessário, o necessário é criar”.
    2 – não se usa crase antes de preposição. O uso da crase é feito antes de palavras femininas.
    3 – tese: impactos na vida das pessoas e também no clima global.

    Em primeiro lugar, a falta de manutenção dos mares causam(4) problemas na vida dos seres humanos. Sob essa perspectiva, segundo um estudo da “Pontifícia Universidade Católica” (PUC) do Rio Grande do Sul, os setores da economia dos oceanos correspondem a 19% do PIB do Brasil. Diante desse fato, torna-se evidente que as águas do mar são uma importante fonte de renda do país, especialmente para quem depende dos recursos marinhos, já que(6), sem os cuidados necessários para com os mares, pescadores, biólogos e outros profissionais do ambiente marinho não conseguem o sustento para viver. Nesse sentido, nota-se a importância de se cuidar das águas do mar.(5)

    4 – erro de concordância verbal: a falta de manutenção / causa.
    5 – Muito bem! Está seguindo o projeto de texto, mostrando qual a importância da conservação dos oceanos para a vida das pessoas.
    6 – Recomendo trocar por “uma vez que”.

    Ademais, as mudanças climáticas são vulneráveis a não preservação dos oceanos. Nesse âmbito, vale ressaltar o branqueamento e a morte dos recifes de corais, causado pelo aumento da temperatura das águas e pela sua acidificação, resultado do aquecimento global e do efeito estufa. À vista disso, percebe-se que as atividades humanas são as principais causas dos problemas no meio aquático, os quais geram impactos na vida marinha, visto que as águas absorvem o dióxido de carbono, que alavanca a elevação da temperatura e a(8) acidez dos mares e(7) que, consequentemente, leva à morte de muitos animais. Logo, medidas devem ser tomadas para solucionar o impasse.(9)

    7 – Recomendo tirar o “e”.
    8 – não precisava do “a”
    9 – Excelente, você demonstrou muito bom conhecimento sobre o assunto, além de ter seguido o projeto de texto proposto na introdução.

    Faz-se necessário, pois, superar os problemas ocasionados pela falta de preservação dos oceanos. Cabe, portanto, ao (agente)IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), por meio da coerção e do uso de sanções(meio), alertar e conscientizar a população(ação) sobre o descarte ilegal de lixo plástico nas águas do mar, para que os animais não venham a óbito pelo consumo(finalidade) e, também, para que os profissionais do meio aquático possam trabalhar e cuidar dos animais(detalhamento). Além disso, é essencial que a humanidade(agente 2) diminua o lançamento de dióxido de carbono na atmosfera(ação 2), a fim de manter(finalidade 2) as águas limpas e preservadas. Assim, será garantida a sobrevivência da espécie humana(detalhamento 2), tal como afirma o coordenador José Luiz.(10)

    10 – Toma mais cuidado com o detalhamento, eu considerei a conclusão como completa, mas um corretor mais rígido poderia não considerar.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.