Aprendiz

A importância da alfabetização como instrumento de democratização na sociedade brasileira

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Consoante à teoria sociológica do chamado “pai” do Iluminismo Penal, Cesare Beccaria, o meio mais seguro, porém, ao mesmo tempo, mais difícil, de tornar os homens menos inclinados a praticar o mal é aperfeiçoando a educação. Acerca dessa premissa, compreende-se a incontrovertível importância da alfabetização para a formação do indivíduo enquanto membro de uma sociedade. Entretanto, em virtude dos problemas educacionais hodiernos no Brasil, é necessário atentar às deficiências vigentes no âmbito, como a elitização da educação e o impacto da ausência desta na vida de jovens.

Precipuamente, é de caráter indispensável a discussão acerca da relação dos jovens brasileiros com o aprendizado. Neste contexto, o livro “Pedagogia do Oprimido” do educador e filósofo Paulo Freire, defende que, ao buscar a transmissão de conhecimento efetiva, é preciso “falar a mesma língua” que o alvo do ensinamento, ou seja, buscar uma maneira de ensinar à qual o indivíduo em questão se adeque. Sob esta ótica, denuncia-se o modelo padrão atual de educação como ineficaz, deficiente e elitista, tendo em vista que tais parâmetros educacionais não atendem às necessidades de cidadãos de camadas sociais mais baixas – a exemplo, a linguagem acadêmica é erudita e formal, que encontra-se longe da realidade desses indivíduos. Dessa maneira, o desenvolvimento social de tal grupo é tristemente deturpado e o contraste educacional se amplia.

Em segunda instância, cabe ressaltar os fatores consequentes dos imbróglios supracitados e como estes afetam a vivência do cidadão. Sob este viés, a ideologia política da meritocracia, definida pelo predomínio na sociedade daqueles que têm mais mérito ou são mais bem dotados intelectualmente, contribui para o aumento da iniquidade e a marginalização dos grupos menos privilegiados. Dessa forma, fica subentendido que o infeliz cenário social desigualitário vigente tem sua origem nos primórdios da formação do cidadão: ao não receber uma educação de qualidade desde a infância, é contraditório esperar uma melhora no futuro desse processo. Sendo assim, a desigualdade no âmbito em questão impede a extinção do problema e proporciona a disseminação do determinismo social. 

Portanto, urge que os entraves tangentes à pauta da alfabetização como instrumento de democratização no Brasil sejam mitigados. É imperioso que o MEC, por intermédio dos projetos elaborados na Política Nacional de Educação e visando as camadas sociais mais pobres e necessitadas, promova a reconstrução do processo educacional de uma maneira que “converse” com o aluno, ou seja, que esteja dentro da sua capacidade de entendimento – isso por meio de aulas dinâmicas que envolvam aspectos do cotidiano e fatores interessantes aos alunos, tendo em vista conseguir o interesse destes em aprender -, mas que busque também ampliar os horizontes do conhecimento. Assim, o processo de aperfeiçoamento da educação defendido por Beccaria estará em andamento.

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2 Correções

  1. Olá, achei sua redação excelente.
    Sua redação apresenta uma vasta variedade de repertórios sociocultural.
    Sua conclusão ficou excelente.
    C1:200 (norma culta )
    C2:200 (compreender a proposta de redação)
    C3:200 (ter as ideias bem definidas e justificadas)
    C4:160 (boa estrutura de parágrafos e períodos)
    C5:200(elabora a proposta de redação para o tema abordado)
    Nota final:960
    ( não sou profissional em correção de redação)

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  2. Único erro notado foi a vírgula em “ao mesmo tempo, mais difícil”, acho que ela não se encaixa, não tenho certeza porque sempre tenho problemas com vírgulas.

    Mas a meu ver, o restante do texto está impecável, boa argumentação, estrutura, coesão, coerência, repertório sociocultural e proposta de intervenção aplicável, completa e eficaz para o problema.

    parabéns

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