“Temos de nos tornar a mudança que queremos ver”. O pensamento de Mahatma Gandhi, grande líder pacifista, defende a ideia de que as transformações começam pelos os indivíduos. Diante disso, nota-se a importância da atuação dos jovens para o desenvolvimento da sociedade brasileira, uma vez que, na contemporaneidade, eles têm se mobilizado em prol de diversas causas, como na educação e no meio ambiente. Sendo assim, urge discutir sobre a ação juvenil no país.
A priori, sabe-se que historicamente ocorreram muitas mudanças nas estruturas e relações sociais no Brasil, como também no mundo. E isso só foi possível através da participação de pessoas em mobilizações que visam lutar por questões que envolvem problemas políticos e coletivos. Dentro desse contexto, se sobressai a figura de Greta Thunbergm, uma jovem ativista ambiental sueca, líder do movimento que levou mais de um milhão de estudantes, ao redor do mundo, a faltarem às aulas, em março de 2019, em defesa do planeta. Em vista disso, depreende-se a relevância que esses adolescentes têm no papel que ocupam como cidadãos.
A posteriori, conforme o educador brasileiro Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” A citação de Freire mostra a importante função da educação na evolução e formação das pessoas. Além disso, é na escola onde os jovens conseguem atuar em projetos sociais e a participarem de oficinais que vão ajudar enquanto sujeitos. Dessa foram, ações precisam ser viabilizadas para corroborar com tal questão.
Infere-se, portanto, que a participação da juventude na sociedade é imprescindível. Assim, o Governo, junto ao Ministério da Educação, deve propor mais debates nas escolas, onde é possível atingir milhões de jovens, por meio de projetos pedagógicos e aulões em sábados letivos, a fim de formar indivíduos mais engajados e atuantes na sociedade. Desse modo, é possível dar às condições necessárias para que, assim como Greta Thunbergm, outros participem do desenvolvimento de um espaço melhor para viver.
NataliAndrade
Sua redação ficou bem formatada e coesa, mas ao mesmo tempo ela ficou um pouco abrangente demais.
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
Competência 2 – Compreensão da proposta (180)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos (200)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação (170)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema (120)
Algumas soluções que você citou já existem (deve ser levado em conta de quais escolas você está falando, pública, particular, do estado ou do município).
nota: 870
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
Competência 1 – 200
Competência 2 – 200
Competência 3 – 200
Competência 4 – 200
Competência 5 – 160
Sua redação está muito boa, nota-se a presença de repertório variado, demonstração de domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, compreensão do tema e proposta de intervenção (ainda que falta o meio).
Camila_T
Gostei muito da sua redação, pois você conseguiu argumentar suas duas teses,citando o que você sabe sobre o mundo criando mostrando que você possuí um ótimo repertório. Única coisa que vale ressaltar, é que você não não colocou por qual meio o Ministério da educação deve usar para criar os projetos .
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
Competência 2 – Compreensão da proposta (200)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(200)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(200)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(160)
Nota:960