Nos termos da Constituição de 1988, homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. No entanto, é visível a luta pela igualdade entre homens e mulheres, e pelo fim de uma sociedade machista.
Nesse sentido, esse problema deve ser resolvido para que uma sociedade justa e igualitária seja alcançada.
Na Revolução Industrial os homens eram os grandes trabalhadores desse período, mulheres e crianças não tinham muito espaço, aos poucos, isso foi mudando, as mulheres lutavam para poder trabalhar, e quando conseguiam, a mão de obra era muito barata, muitas mulheres se prostituíam para ganhar um pouco mais. A partir desse período ocorreram muitas mudanças, houve a criança do movimento feminista, que tem como objetivo lutar contra a violência de gênero e pela igualdade de direitos.
Segundo IBGE as mulheres recebem, em média, 20,5% a menos que os homens. É notório a desigualdade salarial, por mais que as mulheres apresentam competência para qualquer profissão sempre haverá barreiras e preconceitos. É inadmissível que em pleno século XXI, pós guerra e tantas conquistas femininas, um grande exemplo, o direito ao voto em 1932 no governo de Getúlio Vargas, a sociedade brasileira, especialmente as mulheres, tenham que lutar pela igualdade de gênero.
Diante disso, é necessário atitudes para que haja igualdade política, social e econômica entre homens e mulheres. Que a mídia realize novelas, propagandas sobre a importância da igualdade de gênero. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire “A educação não muda o mundo. A educação muda as pessoas. E as pessoas mudam o mundo.”. Logo, cabe ao Ministério da Educação (MEC), realizar palestras, até mesmo debates, sobre o tema e os problemas que o mesmo traz para sociedade. Dessa forma, teremos uma sociedade mais igualitária.
manuelamartinez
Olá, boa noite. Gostei mto do tema e da tua redação, mas vou pontuar algumas coisas, tá? Não sei se é para enem essa redação, mas vou corrigir como se fosse.
Na introdução acho que faltou estabelecer bem a tese. No desenvolvimento, não sei se foi intencional, mas os dois parágrafos ficaram juntos e o recomendável são 4, e mais ou menos do mesmo tamanho, eu sei que é difícil, eu mesma mtas vezes peco nisso, mas se atente a isso, pois fica confuso e muita informação. Tem dados e alusões históricas, porém ficou parecendo que tu só colocaste lá, não argumentou sobre….
A proposta tá bem legal, tem agente, ação, mas não tem o meio e nem finalidade, eu sei que é óbvia a finalidade, mas é bom colocar ”com o intuito de”, enfim, só uma dica. No geral precisa estudar um pouco sobre a estrutura da redação, pontuação (tem apenas alguns desvios) e conectivos (em alguns começos de frases não tem, sempre tem q ter, para ”amarrar” bem as ideias). Vou deixar um link de conectivos, caso tenhas interesse! Parabéns, escreves muito bem e siga estudando!!!!
Link: https://www.normaculta.com.br/conectivos/
alineps
Olá, boa noite :) Tudo bem? Parabéns pelo texto.. Eu não sou nenhuma especialista em redação, então só vou lhe dizer algumas observações que eu pude notar c;
>> Sobre sua introdução, creio que você pode reformular melhor suas frases, deixar mais claro a problemática da desigualdade e lembre de apresentar seus argumentos :)
> Sobre os dois parágrafos de desenvolvimento, lembre de usar tópico frasal, em ambos você já começa com a referência.
> Também senti falta de conectivos ao longo do seu texto, lembre que sempre depois de um ponto final você deve usar conectivos, isso também pode afetar sua nota na C4.
>> Também noto no seus desenvolvimentos uma falta de argumentação, me parece mais expositivo do que argumentativo. Por ex, “..movimento feminista, que tem como objetivo lutar contra a violência de gênero e pela igualdade de direitos”, daria para aprofundar um pouco mais, talvez citar alguma conquista do movimento feminista, o seu impacto ou consequência.. relacione isso melhor com o seu argumento.
> “..as mulheres recebem, em média, 20,5% a menos que os homens” Qual a problemática nisso? tente deixar mais claro seu ponto de vista, onde está o problema em as mulheres ganharem menos? ou que isso revela da sociedade? qual a causa? qual a consequência? Talvez algo assim possa ajudar a deixar sua argumentação mais forte :)
>> Sobre seu desenvolvimento, você traz 2 propostas, as propagandas e a ação do MEC, mas nenhuma delas contém todos os elementos necessários. Sugiro que você estude melhor esses elementos e aposte em apenas 1 proposta com todos os detalhes, pois só 1 será avaliada.
> Última coisa, nenhuma das suas propostas está ligada diretamente aos seus argumentos, ou seja, elas não resolvem os problemas que você apontou. No desenvolvimento você não cita a influência midiática, ou a má educação… Por ex, para seguir a lógica, sua proposta deveria ser um meio de diminuir a diferença salarial de homens e mulheres, já que isso foi um de seus argumentos. (obs, isso é apenas um exemplo, a sua proposta pode resolver qualquer um dos seus dois argumentos).
*Acho que já falei de mais não é? kkkk me desculpe qualquer coisa, e como eu disse, não sou especialista, por isso me desculpe qualquer coisa :) Esses foram os principais pontos que notei, espero que te ajude em algo, bons estudos e parabéns pelo texto c;
ANJOMUSIC
Boa noite.
OLHA ! No geral a sua redação está boa, preste mais atenção na sua tese, e no seu
SEGUNDO parágrafo do desenvolvimento percebi que colocaste mais dados do que a sua própria argumentação. Procure ler mais sobre o assunto; A CONCLUSÃO FICOU ÓTIMA.
OBS ( NAS SUAS REDAÇÃO PROCURE ARGUMENTAR MAIS DO QUE COLOCAR DADOS, ASSIM FICA MAIS RICA E TE DA MAIS SEGURANÇA EM QUALQUER TEMA )..
RESUMO GERAL , SUA NOTA SERIA: 760
Espero ter ajudado…. BONS ESTUDOS.