A desigualdade entre homens e mulheres é um dos maiores abismos enfrentados pela sociedade contemporânea. O estereótipo do sexo frágil, da “dona de casa”, e entre outros estigmas relacionados a mulher, muito diluídos no século XX, deixaram marcas que são visíveis na atualidade.
Por serem relacionadas a essa imagem, muitas vezes são submetidas a problemas, como a desigualdade salarial, a violência, a intolerância e o machismo.
Contudo, é notória a oposição a esse sistema machista. O movimentos feminista tem ganhado apoio e força em peso, tanto de mulheres, quanto de homens. Nas últimas semanas, o movimento “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam) ganhou uma proporção significativa nos Estados Unidos, e no resto do Globo Terrestre. Em meio aos protestantes, nós também encontramos uma pequena fração das sociedades feministas e LGBTQIA+, que tem aproveitado da visibilidade do movimento, para reivindicar os seus direitos.
A partir do exposto, como foi dito por Henri Lacordaire: “A sociedade não é mais do que o desenvolvimento da família: se o homem sai da família corrupto, corrupto entrará na sociedade.”, é visível que o ideal machista é implantado ainda na infância. Os educadores e a família devem se informar para alertar as crianças contra o sexismo. O Estado deve dar incentivo, aliado aos meios de comunicação, aos empregadores para que se plasme a ideia de que homens e mulheres são iguais e, assim, se faça valer o artigo 5o da Constituição Federal Brasileira.
André.Fernandes
você pegou um tema polemico, acredito que um que você gosta de discursar,
deixe suas ideias mais claras para o leitor.
Mostre autoria, não pegue simplesmente textos em blogs e coloque na redação.
Pesquise fatos históricos, como eram montada as famílias, porque eram montadas assim, pesquise também como combater esse modelo.
na conclusão você deve apresentar uma solução que funcione, não uma genérica que todos dizem, procure argumentos consistentes, e não idéias simples sem estrutura.
Isabelamelosilva
Olá, tudo bem?
Introdução: Suas ideias não estão bem argumentadas. Não apresenta a tese, ficou muito confusa e subjetiva.
D1:seu parágrafo seria desconsiderado pelos corretores do Enem. Não apresenta a quantidade mínima de linhas, não tem contextualização, sem tópico frasal, sem conectivos.
D2: no segundo parágrafo você fez um contraponto (?) , o que não segue a estrutura de uma redação Enem. Outro ponto é que você fala de LGBTQ+ e no BLM, sendo que na introdução você nao colocou sobre isso.
Parágrafos confusos, sem coesão e coerência.
Proposta de intervenção: você não começou com conectivos conclusivos, não é permitido citações no último parágrafo. A não ser que você tenha colocado na introdução, aí você retoma a citação para finalizar a citação. Não tem detalhamento e não está bem contextualizado
Dicas: melhores seus argumentos, leia e melhore seu repertório sociocultural para você dominar o tema e leia redações do Enem anteriores p você se ligar na estrutura das redações, todas seguem o mesmo padrão. Fique ciente também sobre as competências.
Prefiro não dar sua nota pois sua redação. Mas em cada competência ficaria de 120 pts para baixo.
karinalima
Senti as suas ideias vagas durante o texto, uma dica é que você cite seu repertório sociocultural no início do texto, isso dá um enfoque mais na sua redação.
Domínio da norma culta 140
Compreensão da proposta 120
Selecionar, relacionar argumentos 80
Demonstração de conhecimentos para a construção da argumentação 60
Elaboração da proposta
80