Em uma sociedade patriarcal, diversas ideologias são impostas socialmente, o que cria uma estrutura que define as pessoas de acordo com seu sexo biológico. Nesse contexto, surgem diversos papéis sociais específicos para cada gênero que coloca o gênero feminino como oprimido e o gênero masculino como opressor. Assim, esses papéis sociais que são considerados naturais servem como justificativa para dominação da mulher, bem como a desigualdade salarial.
A ideologia de gênero que regra a sociedade e define estereótipos tanto para mulheres quanto para homens representa uma relação de dominância e exploração. Essa dominância que é exercida pelos homens impede a mulher de usufruir dos seus direitos de liberdade e igualdade. Dessa forma, o gênero feminino encontra-se com seus direitos negados por uma conjuntura que normaliza a exploração.
Ademais, essa exploração do sexo feminino estende-se até o mundo do trabalho. Onde a disparidade salarial é justificada por meios de estereótipos que desqualifica o trabalho feminino. Assim, a inferiorização da mulher mostra-se não só social mas, também econômica.
Portanto, é inegável a necessidade do Ministério da Educação junto ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos realizarem campanhas e palestras a fim de conscientizar sobre esse sistema de desigualdade, dessa maneira, promovendo a superação deste. Outrossim, cabe ao Governo Federal com Ministério da Justiça criar leis que garantam a igualdade salarial. Desse modo, tornando o Brasil mais democrático.
Fernando22
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa – 150 pts
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 165 pts
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 140 pts
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 140 pts
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – 185 pts
Ludmila897
boa noite!
Sua redação está boa! Só senti falta de um desenvolvimento mais detalhado, que explicasse com algum exemplo essa relação de exploração do sexo feminino.
Notei também a repetição de algumas palavras como ‘gênero’ e ‘exploração’, tente trocá-las por sinônimos, assim você enriquecerá seu texto.
Uma forma de enriquecer seu texto também é fazer um parâmetro com alguma situação histórica que retratasse algo sobre o tema.
Espero ter te ajudado! Continue escrevendo!
Adriely Cardoso
introdução eu gostei muito 3 periodos ok
ja nos desenvolvimentos eu gostei do argumento porem faltou muito um elemento sociocultural.
e na conclusão faltou modo meio,efeito e detalhamento
comp 1 120
comp 2 140
comp 3 100
comp4 140
comp5 100
eu aconelho a estudar um pouco sobre estrutura e elemento sociocultural.
vc tem otimos argumentos, com diz a frase a pratica leva perfeição.
kayanneFranco
Normal culta: 130
Respeita o gênero, tema e trazer alusões: 130
Argumentação + Projeto de Texto: 130
Mecanismo Linguístico: 140
Proposta de intervenção: 160
Conclusão: Acrescenta o art. 377-A à
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),
para dispor sobre a proibição de diferença
de salários por motivo de sexo.