Na série “Grey’s Anatomy”, é retratada a história de Betty Nelson, uma adolescente que, após engravidar de um traficante de drogas, dá a luz a seu filho e o entrega para a adoção porque não se encontra preparada para lidar com a circunstância. Fora das telas, a situação vivida pela personagem pode ser observada na realidade brasileira, já que a gravidez na adolescência ainda configura um desafio a ser sanado. Isso ocorre não só em razão da falta de orientação sobre o tema, mas também devido à desigualdade socioeconômica.
Convém ressaltar, primeiramente, que a problemática advém, em muito, da ausência de diálogo com os jovens a respeito dos meios de se prevenir nas relações sexuais. Nesse viés, vale mencionar o “Mito da Caverna” do filósofo Platão, no qual homens acorrentados em uma caverna, viam apenas sombras na parede, não possuindo, portanto, contato com o mundo real. Desse modo, nota-se que, em cenário semelhante à metáfora abordada, os menores desprovidos de informações válidas relacionadas ao funcionamento dos métodos contraceptivos e à saúde sexual vivem na ignorância, o que reflete, por conseguinte, em uma gestação não planejada. Assim, fica evidente a importância da educação preventiva, a fim de reverter esse impasse no país.
Ademais, a disparidade social e econômica, é um fator que contribui para o agravamento do problema. Sob essa perspectiva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as maiores taxas de gravidez na adolescência estão entre meninas de 10 a 19 anos mais pobres e com menor escolaridade. Dessa forma, percebe-se que, as adolescentes sem acesso à preservativos por não terem condições financeiras de comprar e, muitas vezes, carentes de apoio familiar são as principais vítimas desse entrave na nação tupiniquim. Logo, torna-se fundamental uma atitude do poder público objetivando mudar essa conjuntura.
Urge, então, que o Ministério da Educação, em parceria com a sociedade civil, promova nas escolas a educação sexual. Tal ação deve ser feita, por intermédio de aulas ministradas por profissionais da saúde devidamente qualificados para tratar do assunto, com o intuito de esclarecer aos jovens quanto ao funcionamento e à necessidade do uso de métodos de contracepção. Espera-se, com essa medida, que os acontecimentos narrados em “Grey’s Anatomy” fiquem restritos somente à ficção.
Obs: Deu 29 linhas no rascunho. Corrigir com base nas exigências do Enem.
anne_brito
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 180
Faltou pouco para ganhar 200 pontos, mas percebi em alguns lugares o uso desnecessário da vírgula, que não deu a melhor fluidez ao texto. Afetou pouco, não se preocupe, mas reveja.
C2: 200
Não fugiu do tema e repertórios produtivos! Parabpens!
C3: 200
Argumentação ótima!!
C4: 200
Variedade de conectivos! Continue assim!
C5: 200
Proposta de intervenção completa!!
Nota final: 980
Parabéns, excelente redação e continue assim!!!!//rt
Maria16lima
Lembrando que sou apenas uma estudante assim como vc
C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 160
C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 200
C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200
C5. Respeito aos direitos humanos 200
Nota: 920
Amei sua redação apenas por ter citado grey’s anatomy.
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 180
Faltou pouco para ganhar 200 pontos, mas percebi em alguns lugares o uso desnecessário da vírgula, que não deu a melhor fluidez ao texto. Afetou pouco, não se preocupe, mas reveja.
C2: 200
Não fugiu do tema e repertórios produtivos! Parabpens!
C3: 200
Argumentação ótima!!
C4: 200
Variedade de conectivos! Continue assim!
C5: 200
Proposta de intervenção completa!!
Nota final: 980
Parabéns, excelente redação e continue assim!!!!