A garantia do direito integral à infância.

  • 0

O livro “Meu pé de laranja Lima”, retrata a vida de Zezé, uma criança que trabalha vendendo jornal na rua além de sofrer sucessivas agressões físicas por parte de sua família. Analogamente, no Brasil, muitas crianças estão propensas a viverem esse tipo de situação o que acarreta consequências graves ao seu desenvolvimento social e físico. Desta forma, é necessário um aprimoramento na garantia dos direitos infantis.

Em primeiro plano, a falta de infraestrutura no lazer, na educação e saúde é um dos principais vies dessa problemática. Na Constituição Federal, no artigo 6, todos os cidadãos têm direito a todas as necessidades para seu bem estar, todavia essa prática não sai cem porcento do papel. Ademais, segundo Rousseau “O homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado”, nesse sentido, é primordial citar que muitas crianças são sujeitadas desde seus primeiros anos de vida a trabalhar ao invés de estar promovendo seu desenvolvimento.

Além disso, a violência infantil está cada vez mais presente no mundo hodierno. Muitas famílias ainda acreditam na educação por meio da violência mesmo que esse pensamento seja equivocado e antigo. A polis Espartana praticava a violência infantil com a justificativa de deixá-las mais valentes e sáibas para o mundo, porém essa situação deve ser existinta, pois só traz malefícios à condições físicas e psíquicas das crianças.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministérios da Segurança, por meio de investimentos, promover um aprimoramento no conselho do tutelar visando um melhor acompanhamento entre a criança e sua família para prevenir danos a sua infância, além de intensificar o valor de multas e de sentenças para aqueles que cometem a violência infantil e obrigam crianças a trabalharem. Só assim, poderá garantir os direitos infantis.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oiii!!! Boa tarde 🌻🌻
    Tudo bem? Espero que sim. Bem vamos la :
    Primeiramente, eu gostaria de dizer que ainda sou iniciante mas, vou tentar lhe ajudar.
    Introdução:
    Contextualização:✓
    Apresentação do tema:✓
    Tese:x
    Planejamento de texto:✓
    Obs:
    Sua introdução está ótima, porém você esqueceu de colocar o nome do autor do livro. Além disso, você não colocou uma TESE na sua introdução, não é obrigatório colocar na introdução, pois você pode iniciar os parágrafos dos desenvolvimentos com a tese, porém eu sugiro que coloque na introdução, pois está é a estrutura padrão da maioria das redações nota 1000.
    Desenvolvimento 1 e 2:
    Tópico frasal: ✓
    Ampliação/ explicação:✓
    Contextualização:✓
    Obs:
    D1: faltou uma melhor explicação do argumento, e além disso, não utilize mais de um repertório por parágrafo, pois o corretor pode considerar exagero de informações. Apenas escolha um dos repertórios e tente correlaciona-lo com o seu argumento e o tema da redação.
    D2: perfeito, apenas aconselho a colocar a contextualização antes da explicação.
    Conclusão:
    Ação:✓
    Agente:✓
    Meio/modo:x
    Efeito:✓
    Detalhamento:✓
    Obs:
    Perfeita 👏, faltou apenas o modo/meio.

    • 0
  2. Olá, tudo bem? Não sou especialista, mas posso tentar te ajudar!

    Introdução: Contextualizou muito bem o tema, conseguiu elaborar uma ótima tese, mas esqueceu de detalhar mais o livro, como por exemplo, quem escreveu esse livro? Além disso, você não colocou as palavras chaves dos desenvolvimentos 1 e 2, ou seja, esqueceu de colocar uma rápida menção ao que você falaria no desenvolvimento. Não se conclui na introdução, você está dizendo o que é necessário logo na introdução, o que não é recomendável.

    Desenvolvimento: Encheu o D1 de alusões, o que não é recomendável, faltou um argumento incisivo e mais direto ao ponto, por isso sugiro que você coloque apenas uma alusão e explique-a com seu ponto de vista. Já no D2, estava muito bom até você querer dizer o que tem que fazer para corrigir o problema no desenvolvimento 2, não se conclui no desenvolvimento! Também faltou um melhor argumento que sustentasse a sua alusão.

    Conclusão: Muito boa, mas faltou um detalhamento melhor

    Com base nessa análise sua nota foi: 800 pontos

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.