A garantia do direito integral à infância

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No filme “Toy Story” da Disney Pictures, é retratado a importância da preservação da infância em sua totalidade. Infelizmente, isso não se repete na sociedade brasileira atualmente, tendo em vista o alto índice de violência infantil pela falta de atenção e preparo dos familiares e profissionais que convivem com essas crianças, ferindo assim, os direitos constitucionalizados a elas. 

Primeiramente, vale ressaltar que o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, prevê que nenhuma criança deva sofrer qualquer violência e dispõe-se à família o dever de zelar por tais direitos, mas devido ao despreparo dos pais e familiares, estes se tornam os responsáveis por ferir as leis. 

Contudo, a Pandemia de COVID-19 agravou a situação de vulnerabilidade infantil. Longe das escolas, as crianças ficaram expostas à violência, à falta de uma alimentação de qualidade e cuidados dignos, além de não poderem manifestar tais problemas aos professores que acabam se tornando mais que educadores nesses momentos, mas principais defensores da infância.

Enfim, são necessárias medidas para resolver o problema através do MDH (Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos) em parceria com o MEC (Ministério da Educação) com o reforço do ECA com campanhas trimestrais de fiscalização e conscientização sobre os direitos e deveres do Estatuto,  acompanhamento psicológico e social às famílias com crianças menores de 12 anos mensalmente e atividades escolares na Educação Básica, visando ensinar as crianças e adolescentes os seus direitos.

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6 Correções

  1. Olá, amei o seu repertório sobre o filme toy story, é um dos meus filmes favoritos, e perfeito, porém eu achei q você deveria ter falado mais dele, como ele mostra q é importante a preservação da infância.
    Não sou especialista, mas creio q esteja faltando alguns conectivos, você pode pegar uma tabelinha na internet, eu tenho uma q me ajuda, tem várias por aí, talvez ajude :)

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  2. Olá. Vou apontar alguns erros que encontrei.

    No filme “Toy Story” da Disney Pictures, é retratado a importância da preservação da infância em sua totalidade. Infelizmente, isso não se repete na sociedade brasileira atualmente, tendo em vista o alto índice de violência infantil pela falta de atenção e preparo dos familiares e profissionais que convivem com essas crianças, ferindo assim, os direitos constitucionalizados a elas.
    *Falando na parte da gramática, não tem nenhum erro aqui. Parabéns.
    Só uma observação: comentaram abaixo que o ENEM não gosta de utilizar um desenho como repertório. Errado. Na verdade, se quiser provas do que eu estou falando, é só olhar as redações nota mil que possuem como repertório filmes. Toy Story, mesmo sendo um filme infantil, ainda vale como repertório, já que com certeza é uma obra cultural.

    Primeiramente, vale ressaltar que o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, prevê que nenhuma criança deva sofrer qualquer violência(1) e dispõe-se(2) à família o dever de zelar por tais direitos,(3) (4)mas devido ao despreparo dos pais e familiares, estes se tornam os responsáveis por ferir as leis.
    (1) O ideal aqui seria uma vírgula.
    (2) Talvez um “dispondo à família o dever…” soaria melhor.
    (3) Ponto final. Seria ideal aqui já começar outra frase, para não ficar muito longa a primeira.
    (4) Falta de um conectivo aqui.
    *Seu D1 foi bem curto, cuidado com isso. Sua introdução não pode ter um tamanho maior que o desenvolvimento, já que justamente é nessa parte do texto que você irá desenvolver o seu argumento e apresentar dados que os comprovem. Porém, no geral, você escreveu bem aqui e até utilizou um repertório, no caso o ECA.

    Contudo, a Pandemia de COVID-19 agravou a situação de vulnerabilidade infantil. Longe das escolas, as crianças ficaram expostas à violência, à falta de uma alimentação de qualidade e cuidados dignos,(1) além de não poderem manifestar tais problemas aos professores que acabam se tornando mais (2)que educadores nesses momentos, mas principais defensores da infância.
    (1) Ideal já seria um ponto final aqui. Evite construir frases longas, pois a chance de você errar é maior.
    (2) Artigo. “Do que…”
    *Fora esses errinhos, seu D2 está bom. Porém, faltou a apresentação de algum repertório que comprovasse o que você disse. Seria ideal alguma estatística/dado que mostrasse essas suas afirmações.
    Tirando isso, ficou muito bom. Parabéns.

    Enfim, são necessárias medidas para resolver o problema(1) (2)através do MDH (Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos) em parceria com o MEC (Ministério da Educação)(3) (4)com o reforço do ECA(5) com campanhas trimestrais de fiscalização e conscientização sobre os direitos e deveres do Estatuto, acompanhamento psicológico e social às famílias com crianças menores de 12 anos mensalmente e atividades escolares na Educação Básica, visando ensinar as crianças e adolescentes os seus direitos.
    (1) O ideal aqui seria um ponto final.
    (2) Aqui já começava com um conectivo.
    (3) Sugestão: nomes com essa siglas é preferível que você coloque o nome por extenso primeiro, e depois a sigla em parênteses.
    (4) Faltou um “E”, eu acho.
    (5) Vírgula.
    *Senti uma falta de você detalhar apenas uma coisa: de que maneira isso seria feito? Lembre-se, a proposta de intervenção precisa dos 5 elementos: agente, modo, efeito, detalhamento e ação. Não encontrei o modo de que tudo isso seria feito.

    Você escreve bem, mas ainda falta entender alguns “macetes” da redação do ENEM. Dê uma olhada em alguns vídeos que explicam o modelo que o ENEM quer. Faltou conectivos no seu texto (o ENEM exige isso), seus desenvolvimentos ficaram bem curtos, suas frases estão bem longas (maior chance de errar e o seu texto soa desorganizado) e esse probleminha na proposta de intervenção.

    Parabéns, e continue treinando!

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  3. Olá tudo bem?
    Vou corrigir sua redação😄

    No filme “Toy Story” da Disney Pictures, é retratado a importância da preservação da infância em sua totalidade. Infelizmente, isso não se repete na sociedade brasileira atualmente, tendo em vista o alto índice de violência infantil pela falta de atenção e preparo dos familiares e profissionais que convivem com essas crianças, ferindo assim, os direitos constitucionalizados a elas.

    INTRODUÇÃO :

    Repertório✅
    Tese✅
    Encaminhamento argumentativo❌

    D1:
    Primeiramente, vale ressaltar que o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, prevê que nenhuma criança deva sofrer qualquer violência e dispõe-se à família o dever de zelar por tais direitos, mas devido ao despreparo dos pais e familiares, estes se tornam os responsáveis por ferir as leis.

    Conectivos ✅
    Tópico frasal❌
    Citação/ dados✅
    Contextualização❌
    Fechamento do parágrafo❌

    OBS: comece o desenvolvimento 1 com tópico frasal assim vc mostra para o corretor o que você vai argumentar parágrafo ok.
    Ótimo você fez uma citação ao ECA isso mostra se trouxe um dado.
    Logo após faça a contextualização com uma marca de autoria sua .
    Depois faço fechamento do parágrafos usando o conectivo como portanto ,logo , dessa forma etc…
    Outra coisa seu parágrafo estar muito curto aconselho que seja de no máximo 8 linhas.

    D2:

    Contudo, a Pandemia de COVID-19 agravou a situação de vulnerabilidade infantil. Longe das escolas, as crianças ficaram expostas à violência, à falta de uma alimentação de qualidade e cuidados dignos, além de não poderem manifestar tais problemas aos professores que acabam se tornando mais que educadores nesses momentos, mas principais defensores da infância.

    Conectivos ❌
    Tópico frasal✅
    Citação/ dados✅
    Contextualização✅
    Fechamento do parágrafo❌

    OBS: comece o parágrafo com um conectivo ademais ,Além disso.
    Aconselho que argumente mais de mais marca de autoria ao seu texto.

    CONCLUSÃO:

    Enfim, são necessárias medidas para resolver o problema através do MDH (Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos) em parceria com o MEC (Ministério da Educação) com o reforço do ECA com campanhas trimestrais de fiscalização e conscientização sobre os direitos e deveres do Estatuto, acompanhamento psicológico e social às famílias com crianças menores de 12 anos mensalmente e atividades escolares na Educação Básica, visando ensinar as crianças e adolescentes os seus direitos.

    OBS comece o parágrafo de conclusão com portanto.
    Agente ✅
    Ação ✅
    Finalmente ✅
    Detalhamento ❌
    Por meio ✅

    NOTA: 600

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  4. Competência 1-200
    Competência 2-200
    Competência 3-160
    Competência 4-180
    Competência 5-200
    Nota:940
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    * Seu texto precisa de mais conectivos, eu entendo que já que ele está menor, vai ter menos conectores, mas mesmo assim, tente colocar o máximo que puder ( e saiba usa-los).
    * Sua C3 tem alguns problemas: “professores que acabam se tornando mais que educadores nesses momentos, mas principais defensores da infância.” Diga o pq, coloque: “uma vez que” antes de terminar o parágrafo e desenvolva a ideia. No seu desenvolvimento, é apresentado somente uma ideias, quando na verdade cada desenvolvimento pode apresentar duas.

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  5. Introdução: ótimo repertório de início, porém na parte “tendo em vista o alto índice de violência infantil” você teria que colocar a fonte dessa afirmação – seja o nome do jornal, site, revista, etc.
    Desenvolvimento 1: Está muito curto esse desenvolvimento, ele tem que conter ao menos 3 período e haver uma maior organização de seu argumento, por meio de conectivos, principalmente. Busque criar um projeto de texto antes de começar a redação.
    Desenvolvimento 2 : Eu substituiria “contudo” por “ademais”. Em relação às crianças, eu acolheraria a não generalizar tanto, uma vez que você afirma que “as crianças ficaram expostas à violência”, mas não são todas as crianças que sofrem abusos. Então, coloque “certa crianças” ou algo do tipo para evitar generalizar.
    Conclusão: Substitui “enfim” por “portanto”, senão seu texto fica com poucos conectivos de parágrafos. Apenas 1 agente basta, ou você pode colocar 1 agente e uma parceria com outro agente. Nesse caso, evitaria o uso excessivo da palavra “com”. Faltou em sua proposta ação, detalhamento e um fechamento da conclusão. Lembre-se de cumprir os 5 pontos exigidos : agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.

    Enfim, argumente mais e use mais conectivos para construir um texto que “flui”.

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  6. OI
    hehe voce usou toy story no seu repertorio, legal eu também to tentando adaptar alguns que eu conheço maaasss mesmo lindo assim, não são os preferidos da banca

    Te aconselho a usar repertórios, alusões ,que seja, dados históricos, literatura , filósofos e até a própria constituição atual!

    Pra mim o seu (modo) na conclusão não ficou evidenciado, o espaço entre oque fazer e COMO fazer é pequeno numa redação mas é perigoso.

    Bons estudos, adorei sua escrita!

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