Mestre

{ENEM} A fuga de cérebros no Brasil

  • 1

Com a vinda da família real para o Brasil, em 1808, muitos colonizadores tiveram que enviar seus filhos à Europa para que retornassem quando concluíssem a graduação acadêmica. Entretanto, no contexto atual, nota-se que nem todos voltam ao país de origem, o que prejudica a nação com a fuga de cérebros. Isso ocorre devido à negligência estatal e à influência midiática.

Nesse viés, é mister salientar a participação do Estado no que tange à fuga de cérebros. Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem o direito ao bem-estar. No entanto, essa afirmação não é concretizada, haja vista que num país em que a população convive com desequilíbrios econômicos e sociais, certamente, o interesse de retornar ao Brasil é impedido. Desse modo, gera-se uma desconfiança populacional, a qual faz com que os indivíduos prefiram outras nações com melhores condições de vida. Por fim, percebe-se que a falta de cumprimento constitucional impossibilita a migração de retorno.

Ademais, observa-se a relação midiática com a temática. Nessa lógica, alude-se ao conceito de “American way of life”, difundido de forma globalizada pela mídia, que propôs uma ideia de superioridade da maneira de viver americana. Tal pensamento, intensifica o sentimento de inferioridade no Brasil, haja vista que, ao invés de valorizar os elementos nacionais, as pessoas passam a se interessar mais pelas nações valorizadas para se estabelecer academicamente. Como consequência disso, o país torna-se enfraquecido, uma vez que sem a contribuição acadêmica, dificilmente se tornará desenvolvido.

Portanto, verifica-se a necessidade de mitigar a fuga de cérebros. Para que isso ocorra, o Governo Federal, por meio do auxílio de todos os Ministérios, deve promover medidas desenvolvimentistas, em âmbitos mais necessitados, como a saúde, educação e a economia, com o fito de atrair os estudantes brasileiros para que retornem à nação, já que isso irá melhorar os índices de desenvolvimento. Outrossim, as mídias precisam alertar aos jovens sobre a necessidade de retorno à pátria mãe. Assim, o ocorrido no século XIX será vivenciado novamente.

Compartilhar

1 Correção

  1. Bom dia! Tudo bem?

    Gostei muito da sua redação. Bem estruturada, coesa e bem argumentada, Todos os problemas e questionamentos que trouxe, você resolveu e soube argumentar por que era válido e o motivo de você trazer. Apesar de ser uma redação rica em informações e argumentos, foi uma redação bem gotosinha de ler, e acho que isso vale muito. Um corretor cansado preza muito por uma redação que seja boa e fácil, mas ao mesmo tempo com um intelecto excelente. A única coisa que eu eu mudaria seria o exemplo que você deu na introdução, eu tentaria mudar para alguma alusão mais recente e realmente brasileira, pois quem ia para o exterior e não voltava eram os portugueses. Mas isso não mudaria minha nota, pois de certa forma tem ligação com o tema. É só um toque mesmo. Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.