Iniciante

A fuga de cérebros em questão no Brasil.

  • 0

O quadro “Pequenos Gênios”, apresentado por Luciano Hulk em seu programa, reconhece crianças superdotadas e mostra algumas de suas habilidades. Em controvérsia, tal visibilidade não é dada à maioria dos jovens que possuem essa capacidade mental no que concerne à fuga de cérebros no Brasil. Frente a isso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que corroboram com essa adversidade, seja a deficiência escolar, seja o assédio moral em âmbitos trabalhistas.

Primordialmente, é preciso apontar a inobservância escolar como entrave na dissolução desse problema. Acerca disso, a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito à educação para toda sociedade brasileira. Sob essa ótica, tal questão se mantém na medida que o Estado não protagoniza seu papel na oferta de educação de qualidade. Isso porque, verbas e o emprego de profissionais educadores têm decaído em meio ao território nacional, o que impulsiona a fuga de cérebros. Logo, o debate sobre a educação se torna cada vez mais necessário.

Ademais, vale ressaltar o assédio moral no trabalho como empecilho para a resolução desse óbice. Diante desse panorama, a série estadunidense “The Office” retrata, de forma irônica, o cotidiano de empregados de uma distribuidora de papel, que sofrem insultos e provocações do seu gestor. Analogamente ao contexto do seriado, no Brasil, situações humilhantes vividas por trabalhadores têm ganhado mais espaço, devido à impunidade dos superiores, os quais abusam do cargo para inferiorizar seus empregados, sendo assim alvo de repulsa dos brasileiros e ainda mais dos indivíduos talentosos. Assim, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a indigência de erradicar esse imbróglio. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, órgão executivo incumbido de instaurar políticas públicas, por intermédio dos Ministérios da Educação e do Trabalho, destine verbas para a melhora da infraestrutura educacional do Brasil e assegure a penalização de crimes morais com maior rigor, a fim de evitar a fuga de cérebros no país. Quiçá,dessa forma, jovens verde e amarelos virão, com maior segurança e visibilidade, a ser reconhecidos e acompanhados, tal como os participantes do programa “Pequenos Gênios”.

CORRIJAM E SIMULEM NOTA VISANDO ENEM, POR FAVOR!!!

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, tudo bem? Sou nova em correções de redação mas vou fazer o meu melhor! ahaha :)
    Sua introdução está muito boa, contudo falta elementos básicos da mesma como contextualização que é como um conectivo entre o tema e a tesa que também estão em falta.
    Na d1 e d2: Senti falta de argumentos de autoridade ou citações para enriquecer ainda mais sua redação e que você fugiu do tema também.
    Conclusão: Está perfeita! parabéns! contém todos os elementos necessários.
    Espero ter ajudado! Continue treinando! :)

    • 0
  2. Algumas dicas para ajudar a melhorar seu texto, que está muito bom, mas sempre há espaço para melhorias.

    Será que tentar problematizar este assunto bucando refletir sobre a falta de valorização da ciência, não seria mais interessante?

    Tente buscar fontes que corroboram com seus argumentos ligados ao assunto que está defendendo, como por exemplo, pensadores que teorizam a educação.

    Em relação a conclusão está boa, mas bastante previsílvel, e isso pode fazer você pode perder pontos, talvez dizer qual politica pública seria interessantes.

    • 0
  3. Oi, tudo bem? Entao, eu nao sei como o Enem avalia as redaçoes, mas vou deixar aqui meu feedback com base nos meus conhecimentos, deixando pontos negativos e positivos, ok?

    Pontos Negativos:
    – Sua introduçao nao contem os 3 elementos (contexto, tese e tema), é importante definir o tema para assim poder contextualizar e finalizar sua introduçao. A introduçao esta muito embarasada, nao da pra saber do que se trata a sua redaçao, entao o legal seria começar explicando o seria ” A fuga de cerebros”, depois explicar as consequencias sociais deste problema, para assim poder citar o programa de televisao.
    – Outro ponto é a falta de dados e/ou pesquisas sobre o assunto, caso nao tivesse nenhum dado em mente, seria legal o uso de uma citacao, principalmente de um especialista da area, podendo citar pesquisadores, gestores de empresa, etc.
    – Faltou explicar o que causa a fuga de cerebros no Brasil.

    Pontos Positivos:
    – Conclusao excelente, possuindo o nome de Agentes, a soluçao, os recursos usados pelos agentes e a retomada para a introduçao. Conclusao perfeita!
    – Coerencia de linhas por paragrafo e otimo repertorio.
    – Citaçao de lei, uso de conectivos e vocabulario impecavel.

    Amei a sua redaçao, principalmente o tema que voce escolheu, bem diferente e inesperado, sem contar que citou a exploraçao no ambiente de trabalho, gostei! Voce é muito criativo!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.