A fórmula do diálogo

  • 0

O tema é: Conversando a gente se entende.

Segundo o escritor brasileiro Nelson Rodrigues, o mais importante no diálogo é a pausa, para que as pessoas entendam uma as outras e entrem em comunhão. Nesse sentido, pode-se perceber a insuficiência de comunicação entre indivíduos na sociedade contemporânea. Visto que a conduta da injúria está presente em diversas esferas cotidianas, como nas redes sociais. Sendo possível também expor o comportamento autoritário dos seres humanos.

Sob este viés analítico, é importante destacar, a princípio, o impacto negativo das mídias, que influencia milhares de pessoas que as usufruem. A Convenção Americana de Direitos Humanos, na qual o Brasil faz parte, ratifica o direito à liberdade de pensamento previsto na Constituição. Porém quando se diz respeito as redes sociais, é valido ressaltar os limites para a liberdade de expressão, em razão do crescimento de informações difamatórias e preconceituosas disfarçadas de opiniões. Assim, se vê a necessidade de respeito e empatia para que o diálogo seja possível.

Ademais, a atitude do autoritarismo apresenta perigos, priorizando a violência e intolerância com o diferente, tal qual a comunicação é desvalorizada na construção de vínculos. A partir desse contexto, é lícito referenciar o “Mito da Caverna” de Platão, que explica a condição de ignorância do ser humano, reclusos pelos seus preconceitos. Ao seguir essa linha de pensamento, percebe-se que a compreensão do outro é a base fundamental para a conversa, que gera a construção de uma cultura que que sustente princípios e legalidades.

Desprende-se, portanto, a indispensabilidade de se combater esses empecilhos que tanto impedem os cidadãos de deliberar obstáculos por meio do diálogo. Para isso, diversas propostas devem ser implementadas por famílias e escolas, como o incentivo a conversa entre indivíduos e o não encobertamente de sentimentos. Dessa forma, se consolidará uma sociedade mais aberta a escutar e se aprofundar em entender uma as outras, tal como afirma o escritor brasileiro Nelson Rodrigues.

Compartilhar

5 Correções

  1. Parabéns, gostei muito da redação!
    Muito bem…

    Sua conclusão poderia apresentar melhor sua intervenção, sendo um pouco mais clara e objetiva. Mas sua proposta de redação, no geral, foi muito boa.

    Sua gramática é boa e não deixa a desejar.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 130
    C5: 120

    N: 850

    • 0
  2. Olá, ;)
    sua redação está bem legal, parabéns.
    Eu acho que no seu texto faltou um pouco de aprofundamento nas suas teses, elas ficaram meio rasas.
    Suas ideias são muito boas, e você usou argumentos válidos que defendem elas.
    Na conclusão, você não sugeriu uma medida de solução como deveria. Deve-se ter o agente, o meio, a finalidade, ação, e o detalhamento, sugiro também que você use duas soluções, uma para cada problema citado.
    Do resto, sua redação está muito boa, parabéns.
    Competência 1 ; 200
    Competência 2 ;200
    Competência 3 ;160
    Competência 4 ;160
    Competência 5 ;80
    total; 800 pontos
    Continue escrevendo, e se esforçando
    Bons estudos ;)

    • 0
  3. Vamos lá!!!! espero poder ajudar em algo, visto que sou aprendiz de feiticeiro kkk
    EU não consegui visualizar a tese no primeiro paragrafo ( vou estudar mais sobre isso).
    No segundo paragrafo na primeira linha observei erro de concordância na palavra que você grafou como influência seria influenciam para concordar com mídias… cuidado com ouso quismo no texto, principalmente no quarto paragrafo.

    Parabéns pela abordagem gostei muito do seu texto; os erros servem de inspiração para continuarmos.
    Estou aprendendo também com as correções dos colegas .

    • 0
  4. Olá, Gabi!

    Adorei a sua redação e como você estruturou ela, no geral. Vou apresentar algumas correções e também alguns pontos importantes da sua redação:

    1. Você possui uma boa argumentação e tende a estruturá-la de uma forma coerente, entretanto sua conclusão poderia apresentar melhor esse seu lado, ser um pouco mais objetiva e clara. Sua proposta de intervenção pode ter se perdido um pouco nas palavras que introduziram e concluíram a redação.

    2. Houveram poucos erros de pontuação (vírgula) e acentuação, sua gramática é boa e não deixa a desejar.

    3. Seus conhecimentos gerais e específicos são excelentes, você citou diversas áreas e apresentou um bom conhecimento.

    4. Sua proposta de redação, no geral, foi muito boa. Com um pouco mais de atenção aos detalhes, você melhorará cada vez mais o que for necessário.

    Parabéns, adorei a redação!

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 150
    C5: 140

    N: 890

    • 0
  5. oii gabi

    amei sua redação, você sabe argumentar muito bem, mas vamos lá, falto:

    No Desenvolvimento 1: Você só errou apenas uma vírgula

    (Sob este viés analítico, é importante destacar, a princípio, o impacto negativo das mídias que influencia milhares de pessoas que as usufruem)

    No Desenvolvimento 2:  falto conectivo de conclusao no último período

    Na Conclusão: seja mais objetivo em sua proposta, falto para que isso deve ser feito, o detalhamento e o parágrafo possui poucos conectivos coloque mais um

    (Para isso, devem ser implementadas por famílias e escolas,  o incentivo a conversa entre indivíduos e o não encobertamente de sentimentos.
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 120
    C5: 120

    Nota: 840

    Você consegue!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.