Independente de fatores cronológicos ou sociais, o mundo sempre teve conflitos. Mas como se posicionar quando eles são iminentes, ameaçando a segurança alimentar das massas majoritárias?
A fome é uma problemática presente nos livros de história, que nos assombra até hoje. De acordo com o Jornal Nexo, produzimos sim alimento suficiente para sustentar todo o planeta, porém a fome continua sendo uma realidade. Principalmente devido a fatores externos, como fenômenos naturais e economia, dos quais não temos influência direta, minimizar esse distúrbio se torna mais complexo. Todavia, segundo o Estado de Minas, os conflitos armados são a principal causa da insegurança alimentar no mundo. Essas áreas, como por exemplo Iêmen Iêmen, República Democrática do Congo e Afeganistão, Etiópia, Nigéria, etc, são ainda mais afetadas pela fome. Ela é companheira natural da guerra.
Se outrora tal questão já era uma incógnita, imagine com a chegada de uma pandemia? Segundo a ONU, a fome no mundo deve mais do que dobrar em 2020. Apesar de generalizadamente benéfico, o isolamento social causou diversos pontos negativos: ex-trabalhadores(as) demitidos sem um fundo fixo, informais carentes de uma renda financeira estável, o dólar atingindo seu recorde em aumento, sem mencionar as disfunções climáticas imprevisíveis que prejudicam a produtividade das colheitas e bovinos, reduzindo comida e alavancando os preços. Um dos mais fundamentais direitos humanos está em crise: o direito à alimentação adequada, também previsto na Constituição Federal, tamanha sua primazia.
Com base nos assuntos abordados, é visivelmente necessária a implantação de políticas públicas para que esses grupos carentes recebam nutrição básica, através de distribuição gratuita em instituições governamentais, caso comprovada real escassez. Além disso, as potências e países industrializados devem se mobilizar para oferecer subsídios às nações menos capacitadas, numa tentativa de reduzir a desigualdade no processo da busca pela paz nessas localidades.
(GENTE NÃO SEI DAR PARÁGRAFO KKKKKKKKKKKKKK, é meu 1° dia aqui socorro)
- atualização: galera se possível tentem usar palavras mais fáceis de entender na correção, sou leiga ok <3
Luis-Gustavo
Acho que o uso desse modelo de introdução precisa ser feito com muito cuidado.
Também é importante que você tenha uma tese (a principal ideia que você defende) e os argumentos que sustentem isso.
Por exemplo, você fala de guerras na introdução e no 1º parágrafo e da pandemia no 2º parágrafo. Mas, afinal, qual é a sua tese principal? Você é ótima em argumentos e repertório produtivo. Só tem que relacionar e organizar isso.
Quanto à conclusão, você citou ação, meio e finalidade, mas é bom deixar claro quem é o agente.
Outro ponto é a viabilidade da proposta de intervenção. O segundo período da conclusão está muito utópico. É como se eu dissesse: “os países devem investir em qualidade de vida para todos”. Isso é óbvio, mas é preciso dizer como isso pode se tornar real. Mas o primeiro período, que é o mais importante, está ótimo nesse sentido.
No geral, seu texto está muito bom. Com certeza, você vai tirar uma nota boa.
Yasminxvi
Boa noite!
Antes de tudo queria deixar claro que não sou nenhuma corretora profissional ok ?
Espero poder ajudar com a minha análise 😉
1. Introdução
• ausência de conectivos
• ausência de tese
• ausência de repertório sociocultural
• não aconselho essa abordagem em forma de pergunta (eu mesmo evito), pois vc teria que “criar uma resposta” nos desenvolvimentos
• uso inadequado da vírgula ( não precisava )
“…eles são iminentes ameaçando…”
2. Desenvolvimento l
• parágrafo muito grande sem necessidade
• ausência de conectivos
• entendo a sua preocupação aqui em relação ao repertório mas não era necessário colocar dois ( pq não colocou na introdução? ), muita informação isso deixa o texto confuso
• uso inadequado da vírgula diversas vezes ( ausência, colocação sem precisar, etc)
“…nos livros de história que nos assombram…”
“Principalmente, devido a fatores externos como fenômenos naturais e economia dos quais… ”
Obs: esse “principalmente” ficou estranho, talvez pela falta de conectivo ou erro de pontuação “.”
• ” ela é companheira da guerra” ficou estranho
• sempre use as palavras em 3° pessoa
3. Desenvolvimento ll
• ausência de conectivos
• ” generalizadamente ” ficou estranho nesse contexto
• ” informais carentes ” o que é isso?
• uso inadequado da vírgula e preposições
• parágrafo muito grande
4. Conclusão
• quem é o agente?
vc não colocou na sua proposta.
• qual a finalidade dessas políticas públicas?
vc tbm não especificou
• ausência de conectivos
• uso inadequado da vírgula (acho que já fiquei chata nisso né?)
Observações finais
Tente montar a seguinte estrutura nas suas próximas redações:
Introdução
➡ repertório sociocultural + problematização + tese
Desenvolvimentos
➡ tópico frasal + repertório sociocultural + argumentação
Conclusão
➡ ropio
Tentei corrigir com base no modelo Enem (texto dissertativo-argumentativo), desde já me perdoe se cometi algum equívoco.
Continue praticando, bjsss