Iniciante

A fome no mundo e no Brasil modelo Enem 31/08/2020

  • 0

Por volta do século XVIII, a Revolução industrial modificou as formas de produzir alimento, bens de consumo duráveis, entre outros. Assim, trazendo melhorias, como a produção em grande escala e pouco tempo, fazendo parecer que o problema da fome no mundo seria exterminado. Entretanto, as más condições de trabalho e distribuição de salário e comida, impossibilitaram o findar dessa luta, com apenas uma optimização das máquinas, faz-se míster uma mudança nos princípios que regem a igualdade entre os cidadãos.
Em primeira instância, vale ressaltar o artigo 6* da Constituição Federal de 1988, o qual assegura como direito de todo cidadão: a saúde, a moradia, a educação, a alimentacao e o trabalho.” Portanto, está claro que os direitos regidos pela Constituição Brasileira foram corrompidos, Visto que, não obstante as melhorias do instrumento de trabalho; as condições para o trabalhador sao as mesmas ou piores. Essa é a triste realidade do país, e não há como permanecer assim, medidadas devem ser tomadas para que todo cidadão seja contemplado com seus direitos assegurados pela Lei.
Em segundo plano, é fato que a produção de alimentos não ocorre de maneira diretamente proporcional ao número de indivíduos subalimentados. Afinal, até no Brasil, onde a produção exporta alimento para vários continentes, há mais de 15% da populacao passando fome. Nesse sentido, a ONU trouxe, em 2015, que cerca de 10% da América Latina são pessoas subnutridas, isso representa mais de 30 milhões de individuos. Sendo assim, é paupável a carência do cumprimento dos direitos dentro da sociedade. Já dizia o filósofo Grego, Aristóteles: “A justiça é a base da sociedade.” Logo, para encerrar o problema da fome é necessário que igualdade e justiça no corpo social.
Por fim, para sanar os percalços a respeito da fome no Brasil e no Mundo, é imprescindível que seus respectivos Governos, quanto ao Brasil – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS) promovam o exercício pleno dos direitos igualitários entre os cidadãos, por meio do plano de redistribuição de alimentos em cada país – melhorar as condições de trabalho, possibilitando às famílias que elas mesmas se sustentem. Tudo isso, com o objetivo de erradicar a fome no Brasil e no mundo.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, boa tarde !!
    Segue em anexo a correção segundo as competências do Enem.
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 120
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    5. Respeito aos direitos humanos: 160
    Total: 840

    • 1
  2. Olá
    Sua redação está boa, só precisa de alguns ajustes.

    Sua introdução está bem estruturada, iniciada com uma alusão e com tese explícita.

    No D1 teve um trecho que me pareceu que você colocou como sua opinião em 1 pessoa ”Essa é a triste realidade …”, mas no geral ficou bom.

    No D2 eu gostei do seu posicionamento, mas na parte da citação de Aristóteles ficou parecendo que você estava fazendo outro paragafo e que iria iniciar uma nova argumentação, além de que talvez para os corretores seja muita informação ou dados para um parágrafo que você tem que argumentar.

    Na conclusão, achei muito bem detalhada com os requisitos devidos na proposta (perguntinhas kkk). E o periodo ficou longo.
    Tem variedade de conectivos e o texto como um todo também bem estruturado.

    Continue treinando e atentando-se as competências para aumento da nota final.
    Boa sorte.

    • 0
  3. Ótima escolha de tema, espero que goste da minha correção!
    Introdução-> Gostei bastante da sua introdução, bem estruturado com suas teses bem definidas.

    Desenvolvimento 1-> Na minha opnião você não precisaria recitar toda Constituição, o que vc fez foi perder tempo, mas o resto do D1 ficou ótimo.

    Desenvolvimento 2-> Estava bom até que do nada você enfiou o Aristoteles no texto, não precisava, ficou sem sentido.

    Conclusão-> impecável!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.