Estudante

A fome no contexto da pandemia

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Manuel Bandeira, em seu poema “O bicho”, expõe a indignação do eu-lírico ao encontrar um homem em condições inumanas procurando por comida, fazendo uma crítica social à realidade brasileira na década de 1940. Entretanto, ainda é possível enxergar, no Brasil atual, esse cenário, que foi acentuado com a situação do covid-19. Nessa perspectiva, é necessário analisar os grupos sociais que mais foram afetados e o aumento do monopólio que as elites exercem sobre o mercado trabalhista.

Em primeira análise, é interessante destacar que, segundo dados expostos pelo IBGE em novembro de 2020, o Brasil é o nono país mais desigual do mundo. Com base nesse viés, a pandemia acentuou as desigualdades sociais e dificultou o cotidiano da população mais desfavorecida. Exemplificando, é possível falar das 38,9 milhões de pessoas que não têm acesso à Internet. Grande parte delas, impedidas de trabalhar presencialmente e impossibilitadas de utilizar do home office, se encontram desempregadas. Logo, é importante tratar da inclusão social da população pobre.

Ademais, é indispensável falar sobre recortes sociais aonser abordado o tema da fome. Embora o Artigo 5° da Constituição Federal garanta a igualdade jurídica de todos os cidadãos, ainda vivemos em uma sociedade que, estruturalmente, tende a beneficiar a parcela branca cis-hétero masculina do corpo social. Um claro exemplo dosso é que 90% da população transexual e travesti do Brasil tem a prostituição como única fonte de renda, graças à transfobia dentro do mercado de trabalho. Dessa forma, é essencial trabalhar a inclusão de classes e desfazer o monopólio que é exercido sobre as atividades trabalhistas.

Em síntese, é fundamental que o Poder Público se atente à população desfavorecida de poder aquisitivo, auxiliando-a na questão financeira, com projetos mais eficazes para esse momento atípico. Além disso, é imprescindível que o Ministério do Trabalho, em conjunto com o Ministério da Cidadania, cuide da inclusão social, para que haja diversidade no mercado de trabalho. Tais ações diminuirão o índice de pessoas em estado de escassez alimentícia, de forma a se aproximar de uma sociedade igualitária.

 

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2 Correções

  1. Particularmente, achei a sua introdução muito boa, tanto na argumentação quanto nos conectivos, a meniracem que você introduziu o tema ficou muito bom.
    No D1, também não encontrei nenhum erro.
    No D2, há um erro, “Um claro exemplo dosso é que 90% da população transexual e travesti do Brasil tem a prostituição como única fonte de renda, graças à transfobia dentro do mercado de trabalho.” De onde surgiu esse dado?
    Proposta de intervenção foi bem elaborada, atendeu os critérios do início da redação.

    C1 (Domínio da norma culta) – 180
    C2 (Compreensão da proposta) – 200
    C3 (Selecionar e relacionar argumentos) – 160
    C4 (Conhecimento para construção da argumentação) – 180
    C5 ( Proposta de intervenção) – 180
    = 900

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  2. INTRODUÇÃO: Apresenta repertório sociocultural, conectivos bem utilizados, tese: os grupos sociais que mais foram afetados e o aumento do monopólio que as elites exercem sobre o mercado trabalhista. Número de linhas está ok. Não encontrei nenhum erros gramatical, utilizou a crase corretamente e as vírgulas também.
    DESENVOLVIMENTOS: Você quebrou a estrutura do seu texto, se têm em primeira análise têm que ter em segunda análise, isso é regra nova da banca. Número de linhas está ok. recomendo não utilizar “exemplificando”, recomendo usar “como exemplo”, minha professora já me disse que isso era quebra da regência, então, fica a dica. Uso dos conectivos ok, repetiu muitas palavras. “Se encontram não, encontram-se sim. ” a pandemia acentuou as desigualdades sociais e dificultou o cotidiano da população mais desfavorecida. ” = menos favorecida, não? Senti falta de ressaltar mais sobre os grupos sociais mais afetados. Você finaliza assim “Logo, é importante tratar da inclusão social da população pobre.” Logo o corretor já vai ver no próximo parágrafo ou na conclusão se vc retomou isso, vc utilizou o verbo tratar, acredito que seja uma problemática. “Ademais, é indispensável falar sobre recortes sociais AONDE É abordado o tema da fome.” aaah, aqui você desenvolveu mais sobre os grupos sociais, parabéns!. Muito cuidado com as informações utilizadas, “Um claro exemplo disso é que 90% da população transexual e travesti do Brasil tem a prostituição como única fonte de renda, graças à transfobia dentro do mercado de trabalho.” QUAL A FONTE DESSA INFORMAÇÃO??? “Dessa forma, é essencial trabalhar a inclusão de classes e desfazer o monopólio que é exercido sobre as atividades trabalhistas.” O corretor vai se atentar a isso. Senti falta de discorrer mais sobre o monopólio, acho que deveria ter discorrido sobre os grupos sociais e ligar com o monopólio, tipo, cada argumento em um parágrafo do desenvolvimento, mas, é só uma observação.
    CONCLUSÃO: “Em síntese”, não combina muito com a estrutura do seu texto, recomendo usar outro conectivo. Faltou detalhamento da sua intervenção, mas parabéns!

    C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
    consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200.
    C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos. 160.
    C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
    desenvolvida no texto. 160.
    Total: 840.

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