A série animada norte-americana “Os Simpsons” possui como protagonista um grupo familiar nuclear, composto por um casal Homer e Marge, e três filhos Bart, Lisa e Maggie. Fora da ficção, as famílias adquiriram novas configurações no Brasil hodierno, transcendendo o contexto retratado na animação. Embora as modificações nessa instituição sejam positivas e representam um avanço, existem diversos desafios, o qual ocorre devido ao preconceito e a carência de discussões no ambiente escolar.
A priori, o preconceito é um dos óbices que impedem o bom convívio e respeito com as novas representações de família. Por esse prisma, apesar dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmarem que 20% dos casais homoafetivos declararam ter filhos e nas uniões heterossexuais aumentou a proporção de casais sem filhos, é frequente atos de intolerância e desrespeito. Ademais, o preconceito é resultado de questões históricas que não aceitavam outras concepções de família que ultrapassassem a ideia do instituto do matrimônio entre homem e mulher, por exemplo, o Código Civil de 1916.
Além disso, os insuficientes debates nas instituições de ensino é outro contribuinte para a arduidade em conseguir relações sociais saudáveis entre o agrupamento familiar e a sociedade. Sob essa ótica, mesmo que a Constituição Federal e Lei Maria da Penha tenham ampliado o conceito, possuindo como alicerce o ideal de que família são membros que se enxergam como familiar, as escolas frequentemente não debatem a temática e não buscam incluir as variantes familiares na comunidade escolar. Por conseguinte, dificulta a construção de ambientes saudáveis e causam a exclusão de grupos.
Infere-se, portanto, que as famílias ganharam novos significados no Brasil contemporâneo, bem como enfrentam várias dificuldades. Nessa perspectiva, para que os atos de intolerância sejam elucidados, urge que as escolas como apoio do Ministério da Educação, façam um projeto denominado “ Todas as famílias merecem respeito”, será executado através de palestras e a transformação do dia dos pais e das mães em dia da família, a fim de melhorar a inclusão e o convívio social. Em soma, as palestras deverão mostrar os diferentes grupos familiares e os empecilhos enfrentados, com a participação dos profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Assim, o respeito se tornará algo factível no país.
ATRIBUAM NOTAS POR COMPETÊNCIA! VALEUUU ;)
condessa
Oi Avicii! No geral, sua redação está muito bem escrita. Parabéns! No entanto, tenho algumas observações:
1. Você apresentou alguns erros de concordância, como ” diversos desafios, o qual ocorre” e “é frequente atos de intolerância e desrespeito.”.
2. A maioria das redações que recebem nota 1000 utilizam a seguinte estrutura: “A priori , é importante perceber que…” e suas variantes. Desse modo, talvez você devesse considerar sua adoção.
3. O período “Por conseguinte, dificulta a construção de ambientes saudáveis e causam a exclusão de grupos.” ficou um pouco estranho por parecer incompleto. (Isso é mais frescura minha do que uma crítica).
4. Seria interessante retomar a sua figura da introdução,”Os Simpsons”, no seu encerramento, mais especificamente, na última oração do seu texto.
Nota: 960
Critério 1: 160
Critério 2: 200
Critério 3: 200
Critério 4: 200
Critério 5: 200
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
Karina Santos
Olá, tudo bem?
* Sua introdução: esta muito boa, com a presença de uma analogia muito bem relacionada com o tema, tese clara e organizada. Parabéns.
* Primeiro parágrafo: ótima utilização de conectivos, tópico frasal presente, repertório sociocultural e bons argumentos. Só cuidado com alguns erros:
– representações de família. > representações familiares.
– homoafetivos declararam ter filhos > terem filhos.
– não aceitavam outras concepções de família > ”outras” é desnecessário – famílias.
* Segundo parágrafo: novamente bons conectivos, tópico frasal, repertório e argumentos coesivos. Cuidado com uso de palavras coloquiais:
– família são membros que se enxergam como familiar, > ”enxergam” – ”familiar” > familiares. Outra coisa que te indicaria é não utilizar palavras iguais muito perto uma da outra, empobrece seu vocabulário.
* Conclusão: bom conectivo e sua proposta esta quase completa, só faltou o meio.
– palestras e a transformação > tirar o ”e”.
* É isso, sua redação esta muito boa, só teve alguns erros e uma dica que dou é tomar cuidado com o tamanho da redação. A sua ta grandinha, não que seja incorreto, mas pode te dar trabalho no dia do enem se não caber nas 30 linhas. Espero ter ajudado, brigad…
Nota: 850
PHNalon
Introdução ok, foram apresentadas 2 teses que serão desenvolvidas.
Argumentação bem desenvolvida. Poucos desvios gramaticais, no geral está muito boa
Intervenção completa, todos os 5 elementos estão presentes.
Comp 1- 160
Comp 2- 200
Comp 3- 200
Comp 4- 200
Comp 5- 200
Total: 960
Atente-se para a parte gramatical e o 1000 vem hehe :)