A falta de saneamento básico ainda é um problema social

  • 0

O filme “Saneamento básico” conta a história de uma comunidade que luta para garantir condições de uma vida melhor e mais saudável, por meio do tratamento de esgoto. Fora da ficção, a realidade apresentada não é diferente, visto que 48% da população brasileira não possui coleta de esgoto. Isso ocorre tanto em locais mais afastados, sem muitos investimentos do Estado, quanto em regiões urbanas, gerando um crescimento na desigualdade social.

Primeiramente, é perceptível que a falta de saneamento básico em alguns lugares prejudicam os indivíduos que neles convivem. Causando assim, doenças infecciosas como a leptospirose, dengue, diarreia, entre outras doenças que surgem pelo mesmo motivo. A escassez do saneamento básico atinge também em áreas nobres das capitais, no entanto, os maiores impactos estão nas famílias de baixa renda, onde é um grande desafio social e econômico.

Contudo, o Brasil caminha lentamente para solucionar o problema, pois há pouquíssima fiscalização das prefeituras para adquirir informações sobre os locais que ainda não existem saneamento básico. Ademais, até os locais que possuem aterros sanitários são pouco fiscalizados, trazendo sérias consequências a população, impactando em diversas áreas da sociedade, desde a qualidade de vida como também a educação e o demasiado número de doenças que podem ser adquiridas.

Portanto, visa destacar a necessidade de que medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Em parceria com o Ministério das Cidades, o governo federal deve fornecer a população subsídios para os locais em que não são providos do saneamento básico, afim de promover cuidados com relação à saúde desses indivíduos, garantindo-os uma qualidade de vida. Ademais, em colaboração com a vigilância sanitária, os municípios devem aumentar as fiscalizações dos aterros sanitários, verificando se há preservação ambiental, ampliando os mecanismos desta. Assegurando a saúde populacional em que que não estará exteriorizada a manifestação de transmissores de doenças e também, evitando a desigualdade social, principalmente de locais mais periféricos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Excelente redação com conectivos , soube responder ao tema proposto. Uma ótima proposta de intervenção: “Portanto, o governo deve capacitar a população através de cursos e investimentos na educação com materiais didáticos específicos, além de educadores disponíveis nas áreas de aprendizado. Espera-se instruir e qualificar essas pessoas para superar essa questão.”

    • 0
  2. Boa tarde, segue correção comentada.
    MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
    *OS PARÊNTESES REFEREM-SE () À CORREÇÃO.
    *LEGENDA: O.A=OPERADORES ARGUMENTATIVOS
    O filme “Saneamento básico” conta a história de uma comunidade que luta para garantir condições de uma vida melhor e mais saudável, por meio do tratamento de esgoto. Fora da ficção, a realidade apresentada não é diferente, visto que 48% da população brasileira não possui coleta de esgoto. Isso ocorre tanto em locais mais afastados, sem muitos investimentos do Estado, quanto em regiões urbanas, gerando um crescimento na desigualdade social.(TESE, OK)
    Primeiramente, é perceptível que a falta de saneamento básico em alguns lugares prejudicam os indivíduos que neles convivem. Causando assim, doenças infecciosas como a leptospirose, dengue, diarreia, entre outras doenças que surgem pelo mesmo motivo. A escassez do saneamento básico atinge também em áreas nobres das capitais (POR QUÊ? DESENVOLVA POIS ESTÁ CONTRADITÓRIO), no entanto, os maiores impactos estão nas famílias de baixa renda, onde (COLOCAÇÃO ERRADA! ONDE É ADVÉRBIO DE LUGAR) é um grande desafio social e econômico.
    Contudo (O.A EQUIVOCADO – TENTE UTILIZAR O.A DE CONTRA-ARGUMENTAÇÃO. EX: APESAR DE O BRASIL CAMINHAR LENTAMENTE PARA…..AINDA EXISTE A POUCA FISCALIZAÇÃO..), o Brasil caminha lentamente para solucionar o problema, pois há pouquíssima fiscalização das prefeituras para adquirir informações sobre os locais que ainda não existem saneamento básico. Ademais, até os locais que possuem aterros sanitários são pouco fiscalizados, trazendo sérias consequências a população, impactando em diversas áreas da sociedade, desde a qualidade de vida como também a educação e o demasiado número de doenças que podem ser adquiridas. (ESSA ÚLTIMA IDEIA É IRRELEVANTE, ISSO JÁ FOI DISCUTIDO NO 2º PARÁGRAFO)
    Portanto, visa (VISANDO) destacar a necessidade de que medidas devem ser tomadas para resolver o impasse (AQUI É INTERESSANTE A RETOMADA DA TESE). Em parceria com o Ministério das Cidades, o governo ((Governo – G MAIÚSCULO – POIS É UMA INSTITUIÇÃO) federal (Federal – F MAIÚSCULO – SEGUE MESMA IDEIA ANTERIOR) deve (DEVEM – CONCORDÂNCIA) fornecer a população subsídios para os locais em (RETIRE O EM) que não são providos do saneamento básico(AÇÃO), afim ( A FIM) de promover cuidados com relação à saúde desses indivíduos, garantindo-os uma qualidade de vida (EFEITO). Ademais, em colaboração com a v(V)igilância s(S)anitária (AGENTE 2, OK – É OPCIONAL), os municípios devem aumentar as fiscalizações dos aterros sanitários (AÇÃO), verificando se há preservação ambiental, ampliando os mecanismos desta (MODO). Assegurando a saúde populacional em (RETIRAR EM) que que (REPETIÇÃO DO “QUE”)não estará exteriorizada a manifestação de transmissores de doenças e também, evitando a desigualdade social, principalmente de locais mais periféricos (DESDOBRAMENTO). (COMO SEU TEXTO POSSUI 2 AÇÕES, TEVE 2 AGENTES, PORÉM VOCÊ DEVERIA TER, CONSEQUENTEMENTE, 2 MODOS/MEIO E AINDA, VOCÊ DEVERIA DETALHAR 2 VEZES ALGUNS DOS TÓPICOS ANTERIORES – MUITO CUIDADO! A LEITURA PODE FICAR LONGA E VOCÊ ACABA SE PERDENDO)
    COMPETÊNCIA I: 120
    COMPETÊNCIA II: 160
    COMPETÊNCIA III: 160
    COMPETÊNCIA IV: 200
    COMPETÊNCIA V: 080
    NOTA ESTIPULADA: 720
    Se possível, refaça a redação corrigindo os erros apontados por mim e pelos outros colegas e coloque-a novamente aqui no site para vermos como foi o aproveitamento. Isso irá te ajudar também na fixação dos seus erros mais acentuados. Recomendo também que, sempre esteja com a grade de correção ao seu lado, para ir verificando se você está cumprindo com o solicitado.
    Tentei fazer o melhor para te ajudar, espero que tenha feito alguma diferença =).
    Boa sorte e obrigado S2.

    • 0
  3. Ótima redação! Entretanto, há pontos que precisam ser discutidos melhores, tais como explicitar os problemas trazidos pela falta de saneamento básico nas áreas nobres das capitais, e, principalmente, diferenciá-los daqueles vividos pela população de baixa renda, deixando claro quais são os problemas enfrentados por essa parte da sociedade e explicando o porquê ela sofre mais com isso. Outro importante ponto é a necessidade de deixar mais claro quais são seus argumentos contra esse problema na introdução e, nos parágrafos de desenvolvimento, promover uma reflexão com o uso de repertorio social, sociológico ou filosófico. Além disso, revisar o uso de preposições e locuções prepositivas, e evitar erros gramaticais ( no paragrafo de conclusão há dois erros). A redação contem uma boa coesão textual e uma boa argumentação, parabéns!!!!!

    • 0
  4. Essa avaliação é na MINHA OPINIÃO
    Competência 1: “governo federal” – em maiúsculo , Governo Federal . Tenta colocar mais pontos finais , tenta colocar até 3 pontos finais para cada paragrafo , se não suas orações ficam muito grande e visualmente feias . E tem alguns erros de virgula ( na minha opinião não sei se estou certo)
    Nota: 120
    Competência 2: Você só uso uma contextualização , e o bom é usar no mínimo 3 ,uma na introdução, uma no D1 e no D2 , o da introdução ficou muito boa . Mas, seu texto em si esta bom
    Nota: 120
    Competência 3: Você relacionou bem a 1 contextualização na introdução , e a 3 Competência e a 2 Competência , caminham juntas uma precisa da outra , e como eu achei sua competência 2 incompleta você vai perder pontos nas duas . E suas Teses não ficaram claras , eu tive que ler + de 2 vezes para tentar entender claramente .
    Nota: 120
    Competência 4: Use um conectivos conclusivo para essa oração “A escassez do saneamento básico atinge também em áreas nobres das” fora isso no que percebi você usa uma variedade muito boa de conectivos , parabéns.
    nota: 180
    Competência 5: Faltou o modo meio ,Ex meio chiche ( Por meio , de movimentos sociais e educacionais para a polução )
    Sua ação aqui não ficou muito boa, “os municípios DEVEM aumentar as fiscalizações dos aterros sanitários,”. Quando for assim, coloca só deve para mostrar mais firmeza e autoridade.
    nota : 160
    Total : 700

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.