O educador brasileiro Paulo Freire quem definiu e trouxe, para a língua portuguesa, a expressão empoderamento.Para o educador, empoderamento trata-se de um processo através do qual pessoas, organizações e comunidades adquirem controle sobre questões de seu interesse.
Para chegar a esta condição, é necessário que estes indivíduos, que serão empoderados, sejam submetidos a um processo de letramento, para que tenham a capacidade de compreender as mensagens que estão sendo transmitidas.
Na política, por exemplo, as pessoas são solicitadas a votar, mas para isso, precisam ter um mínimo de letramento para entender como funciona o processo eleitoral, como escolher seus candidatos e suas propostas e ainda criar um vínculo político que lhe permita empoderar-se e acompanhar se o trabalho das suas escolhas atende a suas necessidades e a de seu contexto social.
Entretanto o baixo grau de informação da maioria do eleitorado brasileiro e o cenário de constantes notícias e denúncias de irregularidades e corrupção na política, em função da desconfiança,da desilusão e da descrença dos indivíduos nos políticos e nas instituições políticas. Ou seja, há um efeito de enciclopédia, que acaba produzindo um letramento de que a política é algo ruim e negativo.
Para se letrar no campo político, é necessário que o indivíduo exerça a prática social da leitura e, desta forma, desenvolva uma aprendizagem sistemática sequencial. Ainda mais no caso da política, em que há vários letramentos compondo cada contexto específico, como o letramento econômico,o social e o cultural.
A falta de letramento político como contribuinte para a crise da democracia no Brasil atual
Compartilhar
Daniel Barbosa
Boa dia!
Tudo bem?
Olhe dei uma olhada em sua redação, até que a introdução e os assuntos que você descreveu no decorrer de seus textos foram bem, mas estão muito resumidos e está fora do modelo de redação do Enem.
Dica: Todos os parágrafos, tem que ter de 3 a 4 períodos interligados com conectivos, para que seu texto seja coeso.
Olha deu uma olhada no meu canal no youtube que está no meu perfil, tem redações modelos completos e até redação nota 1000.
Olha quero ver mais redações sua por aqui, você escreve bem, falta ver os modelos de redações completas e escrever.
Thallll, até mais…
_Amanda_
Oiiii Julia, tudo bem? Espero que sim…Dei uma lidinha na sua redação e no seu perfil, e vou tentar te dar uma ajudinha, vamos em direção ao 1000!!!! ;)
Primeiramente, vi que você domina esse tema, li argumentos muito bons, mas oque achei o que faltou foi a estrutura correta, recomendo que você use introdução, desenvolvimento 1 e 2 e uma conclusão…como você relatou no perfil que não sabe fazer, vou te explicar como poderia melhorar e dar umas diquinhas kkkkk vamos lá:
Precisamos entenderia que a redação é como uma receita de bolo, e com prática pegamos o jeito. Na introdução:
Devemos deixar claro o tema ou a problemática que iremos falar nos desenvolvimentos(deve conter no máximo umas 8 linhas), no caso você começou muito bem com uma alusão (referência histórica, de filme, música, para introduzir o tema), mas faltou encaixar a citação com o tema, não achei o final da introdução, o correto seria usar uma alusão (se quiser saber mais sobre a alusão entra nesse link aqui https://youtu.be/LvVUGxDjwuU ele explica bem) um exemplo seria:
“Para atingir o empoderamento, Paulo Freire diz que é necessário que os indivíduos sejam submetidos a um processo de letramento, para que tenham a capacidade de compreender as mensagens que estão sendo transmitidas. Entretando está realidade não está presente no governo atual, desta forma deve-se dar mais ênfase para está problemática”(fiz um compilado dos teus dois primeiros parágrafos)
Desenvolvimentos:
Nos desenvolvimentos deve-se expor os dados e informações que você tiver, como citações, dados de jornais de sites confiáveis, demonstrar sua opinião, mas sem utilizar a primeira pessoa, como “eu acho”. E normalmente temos dois desenvolvimento.
Achei que você sabe muito sobre o assunto, mas faltaram dados que comprovassem a sua ideia, como por exemplo, ali em “Entretanto o baixo grau de informação da maioria do eleitorado brasileiro”, poderíamos colocar algum dado provando isso (tanto % não tem a escola completa), para fortalecer a nossa opinião. Recomendo você escolher dois problemas que quer falar nos desenvolvimentos, e com dados você comprova e explica a sua opinião em dois parágrafos.
Conclusão:
Na conclusão devemos responder as seguintes perguntas:
Oque fazer para resolver este problema? Como executar? Quem fará? Para qual finalidade?
Você diz que a leitura deve ser praticada, mas como irá ocorrer, vou te dar um exemplinho:
“Se faz necessário uma maior atenção neste problema, o Ministério Da Educação deve propor novas formas de incentivar a leitura, por meio de palestras em escolas e faculdades e com ajuda da mídia, disponibilizar propagandas e informações mostrando a importância desta. Para que futuramente uma melhor democracia seja alcançada”
*Da uma atençãozinha nas vírgulas também, que vi algumas erradinhas.
*Achei que você já está indo bem, mas certamente irá melhorar cada vez mais, espero ter te ajudado, mesmooo, sucesso!!♥️
Júliatista
Obrigada por corrigir ❤️
concurseiro01
Você trouxe uma importante referência ao seu texto: Paulo Freire, não sei como é o seu tipo de texto, mas ele falhou em seguir os padrões de textos dissertativos-argumentativos do ENEM, faltou uma conclusão, faltou um bom argumento, faltou bastante coisa mesmo. Aconselho que você leia redações notas 1000 e veja exemplos, assim você será norteado à uma melhor adequação do seu texto ao padrão de redação do ENEM.
C1: 180
C2: 80
C3: 0
C4: 0
C5: 0
Júliatista
Obrigada por corrigir.
Mas o que significa esses C1,C2,C3,C4,C5?
concurseiro01
são os cinco critérios avaliados pelo ENEM, dá uma pesquisadinha sobre