O livro “A menina que roubava livros”, conta a história de uma adolescente que roubava livros de uma amiga, pois era apaixonada por tal prática, com suas leitoras ela aprendia com os personagens e aplicava em sua vida. Trazendo para a realidade a falta de apreciação e valorização para com a leitura vem sendo perdida devido ao pouco incentivo dos pais e professores . Tal fato leva o número de leitores cair gradativamente nos últimos anos.
Em primeiro lugar, cabe os responsáveis da criança ou adolescente criar o hábito de leitura com eles, buscando maneiras de enfeitar os interesses deles, pois além de ser uma forma de entretenimento e contribuir para o reconhecimento intelectual e cultural, despertando também o senso crítico do indivíduo.Apesar de tantas vantagens e prazeres oferecidos por a leitura a falta de incentivo está evidente na sociedade.
Como consequência de tal falta de incentivo uma pesquisa realizada pela fundação pro-livros juntamente com o IBOPE mostra que de 95,6 milhões de leitores em 2007 caiu para 88,2 milhões em 2011, uma queda extremamente expressiva, tendo em vista que o número de pessoas que tem o hábito de assistir televisão aumentou de 24% para 85% da população.
Portanto cabe ao ministério da cultura e homem sai para educação criar em campanha de incentivo à leitura divulgando em meios de comunicação como televisão, redes sociais. É importante que nessas campanhas estejam pessoas que tenham influência entre os adolescentes e crianças. Com esses programas feitos pelos ministérios, poderá ,ser aumentado o número de leitores tendo assim pessoas com um senso crítico ,e enriquecimento cultural e intelectual maior .Por consequência apaixonados por leituras como a garota citada no início.
Daniela_AlvesIniciante
A falta de leitura na sociedade brasileira
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brunaafontes
– > Sua conclusão já veio no segundo parágrafo, o que acabou sendo muito cedo já que não ouve o repertório, e o desenvolvimento dos seus argumentos
– > Fique atenta a uso de vírgula e concordância das palavras
– > Ficou meio desorganizado suas ideias e os dados o que pode afetar tanto a C3 e C4
– > Ficou meio repetitivo o reforço do incentivo a leitura, a falta de incentivo não é o único problema da falta de leitura, tem a questão do preço que poderia ser melhor explorada
– > sua conclusão do último parágrafo faltou a finalidade e o meio/modo
Eu não sou nenhuma profissional, mas espero ter te ajudado, continue praticando, você tem potencial. Abraços!
LinnaCastilho
Introdução
Na primeira linha, a vírgula está incorreta, porque não se separa sujeito de verbo. 3a linha: Ficou meio estranho, ela ficou apaixonada por roubar livros ou pela leitura?
Mais um probleminha com vírgula pelo mesmo motivo do primeiro caso.
Paralelismo sintático: A falta de apreciação e de valorização
Escolha uma das preposições, ou para, ou com (5a linha)
Paralelismo sintático: incentivo dos pais e dos professores
Conclusão:
Só uma sugestão, tente retomar a tese antes de já colocar a proposta para ficar mais coerente o texto e te ajudar na C3.
“ministério da cultura e homem sai para educação” – trecho confuso e nomes de órgãos e ministérios como letras maiúsculas: Ministério da Cultura
C1:120 – erros de vírgula, paralelismo sintático que causaram a difícil compreensão do texto
C2: 200 – usou repertórios produtivos e que extrapolaram a coletânea, além de seguir a estrutura do texto dissertativo
C3:160 – Cuidado com os períodos longos e tente iniciar e fechar uma ideia no mesmo parágrafo
C4: 120 – Faltou conectivos, principalmente na conclusão para indicar de forma mais clara na proposta
C5: 120 – Faltou a finalidade e meio/modo