Atualmente, os indivíduos estão altamente centrados em si mesmos, não se atentam aos acontecimentos alheios. Para perceber esse cenário não é necessário navegar muito longe, basta explorar as ruas com os próprios olhos: as pessoas estão altamente concentradas no telefonema com o chefe de trabalho e andam depressa como se o morador de rua fosse invisível, ou como se o pedinte do semáforo não fosse humano o suficiente para receber completa atenção.O que falta para que se possa alcançar a plena empatia é a autoconsciência, fruto do autoconhecimento . Ou seja, a empatia é uma consequência direta e imediata do autoconhecimento, uma vez que é possível compreender e se colocar em seu lugar , sendo uma vertente da inteligência emocional bem desenvolvida.
Para compreender-se melhor porque nosso mundo é altamente competitivo e individualista , deve-se compreender o sistema capitalista que estamos inseridos. No capitalismo, tudo se torna um produto: desde as coisas mais banais como roupas até sentimentos, como a felicidade.As propagandas de carro por exemplo, trazem a ideia de que se o individuo possuir um, será feliz e bem sucedido( ou seja, não é o carro que está sendo vendido , mas sim o sentimento de felicidade e sucesso que ele passaria a seu comprador). Com as relações interpessoais acontece a mesma coisa: os filmes retratam que quanto mais ricos formos , mais egoístas e cheios de bens materiais , mais felizes seremos. Deste modo, o capitalismo estimula o comportamento apático, individualista e competitivo nas pessoas , sobrando pouco espaço para a empatia.
Outro grande problema dos dias atuais é a falta de autoconsciência e autoconhecimento: as pessoas não se conhecem de fato. O autoconhecimento é fundamental para que se possa praticar a empatia autêntica,e não a projetada. A empatia projetada é a falsa ideia de que uma pessoa está sentindo aquilo que outra pessoa sentiria se estivesse em seu lugar, apenas projetando as emoções. Ou seja, não é possível captar a real realidade, mas refletir a própria no outro. A empatia autêntica permite perceber com precisão aquilo que o outro está sentindo para poder acompanha-lo em seu processo, sem projeção das próprias emoções nele.
Assim, pode-se dizer que ser empático nos dias atuais significa ter consciência de si mesmo, ter autoconhecimento para compreender que agimos de modo competitivo e capitalista,e ter uma autoconsciência suficiente para perceber quando se está somente projetando as próprias emoções no outro(empatia projetada), ou realmente ouvindo e entendendo os sentimentos alheios(empatia autêntica).
(Vale ressaltar que a proposta de redação foi: O QUE SIGNIFICA SER EMPÁTICO HOJE? E é uma dissertação módulo Fuvest,o que significa que não possuem propostas de intervenção).
AnaAragãoAluna
boa tarde irei corrigir seu texto tanto para meu treinamento também para a sua melhora em suas redações ;) lembrando que não apresento ter um preparo profissional para ser uma corretora então irei escrever em minha opinião. vamos lá
1- Estrutura
sua estrutura é compatível aos 4 parágrafos, na organização na o reconhecimento do problema o exemplo inicial pode-se ser “editado” juntando o exemplo e a compreensão do tema o tornando mais técnico tome cuidado com muitos exemplos na introdução pois é o papel do nosso desenvolvimento.
Nisso o desenvolvimento cabe com dois exemplos em que você citou o sistema capitalista e as relações interpessoais, e faz o uso do segundo paragrafo obrigatório apresentando os fatos e provando-se o significado do que se diz a respeito da autoconsciência e autoconhecimento.
e finalizando a conclusão ficou sem contexto pareceu continuação resumida do desenvolvimento pois não solucionou os problemas tratados ou com questões possíveis de serem seguidas tome cuidado novamente.
IMPORTANTE: não use “Atualmente” no inicio na sua introdução tanto quanto(todos sabem que,muitos se discutem) pois o texto dissertativo já usa temas atuais em que não é necessário repetir este contexto assim dando mais espaço para a introdução ;)(máximo 7 linhas)
2- Introdução
-como eu disse que poderíamos juntar as duas para definir um tema mais técnico ficaria assim (lembrando sendo uma ideia opinativa):
” Para que se possa alcançar a plena empatia é necessário a autoconsciência sendo fruto do autoconhecimento,apresentando ser direta e imediata uma vez que é possível entende-la tanto quanto se colocar em seu lugar.No cenário moderno,os indivíduos estão altamente concentrados em si mesmos não se atentando a tais conhecimentos indo contra a vertente da inteligencia emocional ou apresentando uma falta de tais desenvolvimentos. ”
3-Desenvolvimento
não a nada a ser “editado” no qual as ideias propostas são apresentadas de forma clara e entendida para as relações capitalistas tanto quanto as relações de autoconhecimento mas uma pitada de autores filósofos ou filmes series apresentando esse assunto que junte a ideia demonstraria que apresenta um conhecimento de algumas áreas ;)
4-Conclusão
você resumiu a finalização do significado ao ser empático dos dias atuais sendo uma falta na ideia de como serem seguidas de forma humana ou que tenha menos impactos sociais (sem organizações ou formas de proliferação a atenção a esse assunto na população ) tome cuidado novamente.
então é isso não sei dizer ao certo sua nota mas daria entre 650 a 790 pela conclusão e introdução…mas suas ideias são boas e claras treine as formas de apresenta-las e concluí-las senão dá-se ao entender que está a “encher linguiça”.
aceitaria algum profissional a reler minha correção ou criticas para ajudar ainda mais.
beijos ;)
kathyschneider10
Então, mas visto que é uma proposta módulo FUVEST ,não é pra apresentar proposta de intervenção/solução nenhuma na conclusão.
É realmente pra resumir o desenvolvimento e a tese no último parágrafo.
Quem cobra proposta de intervenção é o ENEM(o único no caso),o resto das bancas cobram um “resumo” da tese e desenvolvimento no último parágrafo.
Mas de resto,eu concordo com seu posicionamento com a estrutura e afins.
Vou tentar melhorar,obrigada pela correção.
EsterDuarteGmz
Nao sei como funciona a correção da FUVEST, mas você se posicionou muito bem e mostrou domínio sobre o tema. O estilo é totalmente diferente do padrão que o Enem cobra, parágrafos extensos, falta de conectivos e de referenciais teóricos. Só sei que seu pensamento ficou claro e coeso. Parabéns.
sergiopcx
pontos negativos: a cada parágrafo tenha pelo menos 3 períodos (3 pontos finais) sendo que a última frase deve ser uma frase de efeito (que cause impacto) e a cada, aconselho iniciar com um conectivo (ademais, infere-se portanto, por meio de e etc, da uma pesquisada na lista de conectivos) mas adorei seus pontos de vistas, defendendo bem sua visão, mas lembre-se de usar fontes ou citações (filósofos, teorias da ciência, livros, filmes) p tentar convencer o leitor
AlanF
Boa tarde
Não tenho muita experiencia no estilo de redação da Fuvest, portanto não posso lhe apontar correções precisas quanto ao seu texto, contudo gostei de como você desenvolveu o tema proposto e mostrou autoria. Também de como você trouxe uma relação bem consistente entre o capitalismo que atualmente consome as pessoas em demasia e a falta de empatia, que toma conta do ser humano hoje