No filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, a personagem Amélie descobre, após ajudar um desconhecido, que sente prazer em melhorar a vida dos que a cercam. Já fora da ficção, o que caracteriza o comportamento dos brasileiros é o oposto, uma vez que a falta de empatia é predominante nas relações sociais no país. Acerca disso, destaca-se o estilo de vida moderno como causador dessa situação preocupante, em que a população está repleta de preconceitos.
A partir desse cenário, pode-se afirmar que as interações entre os indivíduos foram afetadas pelas transformações do mundo globalizado. Sob tal perspectiva, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman desenvolveu o conceito de “modernidade líquida” para descrever a sociedade atual, na qual as pessoas estão cada vez mais individualistas e as relações tornaram-se superficiais e descartáveis. Dessa forma, a ausência de empatia provoca o enfraquecimento do corpo social, visto que forma um ambiente no qual o interesse pessoal sobrepõe-se ao bem geral. Com base nisso, conclui-se que o reconhecimento da importância do próximo é fundamental para que o mundo não seja dividido, mas sim compartilhado.
Consequentemente, os preconceitos surgem quando os cidadãos não tentam entender aqueles que possuem pensamentos que diferem do seu. Nesse sentido, de acordo com o Mapa do ódio, divulgado em 2018, ocorreram crimes motivados por diferenças de gênero, raça, religião entre outros, em todos os estados brasileiros. Destarte, percebe-se que tais problemas sociais são resultados da falta de alteridade, e do sentimento de superioridade que determinados grupos têm sobre os demais. Logo, é inegável que uma mudança na mentalidade social precisa ocorrer para reverter esse panorama e formar uma sociedade que enfrenta as dificuldades unida.
Portanto, medidas são necessárias para resolução dessa problemática. A fim de incitar a solidariedade entre a população, urge que o Ministério da Educação insira projetos comunitários nas escolas, já que a fase da juventude tem grande importância para a formação do indivíduo. Tal ação deve ocorrer mediante a inserção de passeios regulares, nos quais os estudantes visitarão e farão doações para ONGs, abrigos para idosos e instituições de caridade locais. Só assim, como Amélie, os brasileiros poderão ter afeição pelos outros.
AylaCristina
Caramba que redação boa de ler!
Você parece ser uma pessoa cheia de cultura, já que falou de Bauman e da Amélie, e isso se nota pela sua redação.
Seu texto foi super bem escrito, teve as ideias bem organizadas e foi bem pontuado e acentuado. Pra mim seu texto está perfeito e não tem que mudar nada.
Eu te daria nota 1000.
mariaeduardanunes
Seu 1º parágrafo está ótimo! Há contextualização e apresentação da tese com as causas.
No 2º parágrafo “modernidade líquida” escreva com as iniciais maiúsculas.
No 3º parágrafo “Mapa do ódio” acho que ódio também seria com a inicial maiúscula, nesse caso.
“entre outros” lembro que quando eu era menor e escrevia essa expressão a corretora sempre puxava uma seta e perguntava “entre outros o quê?”, como se diz, eu deveria citar “os outros”.
Sua proposta de intervenção está completa e é ótimo retomar um dos repertórios na conclusão.
Em resumo, você redigiu muito bem! Soube desenvolver sua argumentação e sustentar sua tese, seus repertórios estão magníficos e “conversando” com todo o texto, ou seja, sua argumentação está coerente. Além disso, você fez uso de 3 conectivos interparágrafos, enquanto o ENEM exige apenas 2! Parabéns, ficou muito bom mesmo. Bjus, sucesso para você!
OBS: Ainda sou estudante, entretanto, imagino que sua nota seria parecida com:
Competência 1= 200
Competência 2= 200
Competência 3= 200
Competência 4= 200
Competência 5= 200
Nota final= 1000
Lelê_ttccia
Sua redação está perfeita! Muito bem pontuada, excelente organização de ideias, conectivos, uma boa intervenção. Só acho que ali no 1° desenvolvimento, há uma carga de informação enorme, você apresentou o pensamento de Bauman, argumentou e por fim, usou uma frase de efeito, que acho que seria melhor na conclusão, de forma adaptada. Enfim, sou só uma sugestão, você lida muito bem com as palavras, meus parabéns!