A falta de empatia nas relações sociais no Brasil

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A empatia é a capacidade de um individuo se colocar no lugar do outro e sentir o que ele sente. No Brasil, com origens antigas, a falta de empatia é um fenômeno que ocorre até hoje.

Historicamente, o Brasil tem raízes apáticas por meio de uma formação social caracterizada pela violência e opressão do homem branco aos povos indígenas massacrados e povos africanos escravizados. Deste modo, surgiu uma hierarquia racial na sociedade brasileira da época, na qual o homem branco prevalece perante negros e indígenas.

Com a assinatura da Lei Áurea em 1888, que decretava a libertação de escravos no país, e a promulgação da Constituição Federal de 1988m onde foi reconhecido aos índios suas culturas e direitos de ocupação de suas terras, protegidas pela União, era esperado que a hierarquia racial estava acabada. No entanto, essas classes raciais apenas se desenvolveram num preconceito em conjunto de uma apatia normalizada.

Nos dias de hoje, o número de indígenas diminui drasticamente por conta do interesse de grandes extrativistas ilegais pelas terras protegidas, não se importando com as vidas de índios sendo ceifadas  de maneira violenta. Enquanto isso, no período de 2008 a 2018 , foi analisado que para cada indivíduo não negro morto, 2,7 negros foram mortos, números que não causam surpresa por meio da normalização e marginalização do povo negro no Brasil.

Por meio de campanhas sócias com objetivos de conscientizar a população brasileira sobre a importância da vida e bem estar do próximo, não interessando sua etnia. em conjunto com maiores penalidades estabelecidas na Constituição aos criminosos motivados pelo preconceito ou interesses ilegais em terras indígenas, o Governo Brasileiro daria passos em direção à um país mais empático.

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6 Correções

  1. Boa noite, vi sua redação, achei muito bacana. Portanto a única coisa que eu senti falta no seu texto foi a fonte de onde você tirou os dados.. ” Enquanto isso, no período de 2008 a 2018 , foi analisado que para cada indivíduo não negro morto, 2,7 negros foram mortos, números que não causam surpresa por meio da normalização e marginalização do povo negro no Brasil.”

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  2. Olá. Você fez uma boa redação, mas há alguns erros.
    Introdução: Pode ser mais elaborada. Você poderia fazer alguma alusão aqui.

    Desenvolvimento: No penúltimo parágrafo você deve colocar de onde vem esses dados, geralmente o IBGE costuma ser muito bom para essas coisas.

    Conclusão: Também poderia ser melhor elaborada, é bom colocar de quem é a responsabilidade dessa solução apresentada.

    Abraços!

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  3. Os dados apresentados na redação são muito bons e tem grande potencial, no entanto achei que os parágrafos não estão bem relacionados e o texto poderia ter sido organizado melhor. A conclusão também poderia ter sido mais bem trabalhada, você poderia ter iniciado o parágrafo de uma forma melhor, por exemplo: “Em virtude dos fatos mencionados, torna-se necessário que…”, também faltou especificar o agente.

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  4. COMPETÊNCIA 1: 120
    O seu texto conta com muitas repetições de palavras. Seria interessante a inserção de sinônimos.

    COMPETÊNCIA 2: 120
    Falta de comprovações dos argumentos articulados durante o texto, isso compromete na sua nota.

    COMPETÊNCIA 3: 100
    As ideias são muito boas, porém, você não articulou-as de forma clara durante o seu texto.

    COMPETÊNCIA 4: 120
    Nessa competência, é necessário a utilização de muitos conectivos. Senti falta disso no seu texto, há várias ideias legais, mas você deixou a desejar no ponto de ligação das frases, o que causa a falta de coesão. Essa competência está interligada com a primeira.

    COMPETÊNCIA 5: 100
    Faltou você abordar alguns pontos na intervenção. Para obter uma proposta completa é necessário que o seu texto traga: Agente?, o que vai fazer?, como vai fazer? onde vai fazer? e qual e o objetivo dessa ideia?
    Para finalizar, seria interessante que sua proposta contasse com duas ideias. Desse modo, uma bem articulada e a outra mais superficial.

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  5. Achei desnecessário o uso da informação: “No Brasil, com origens antigas, a falta de empatia é um fenômeno que ocorre até hoje.” já que logo em seguida você coloca “Historicamente, o Brasil tem raízes apáticas por meio de…” e “Nos dias de hoje, o número de indígenas…” Se juntar essa informações você economiza linha e vai direto ao seu desfecho

    O seu segundo parágrafo pode entrar na introdução, de forma reduzida é claro, como uma introdução ao seu argumento. Aí sim no parágrafo seguinte você desencadeia melhor o texto, e pode juntar o seu terceiro parágrafo e formar uma informação só

    Não gostei do seu segundo argumento pois ele não se distingue muito do primeiro abordado. No primeiro argumento você liga a falta de empatia esta ligada ao começo histórico brasileiro, que está relacionado a violência. No segundo argumento você fala da diminuição drástica dos índios por conta do extrativismo ilegal, oque para mim, acaba fugindo do tema.

    Ex da introdução: “A empatia é a capacidade de um individuo se colocar no lugar do outro e sentir o que ele sente. Historicamente, o Brasil tem raízes apáticas por meio de uma formação social caracterizada pela violência e opressão do homem branco aos povos indígenas massacrados e povos africanos escravizados.”

    “Nos dias de hoje” substitua por Atualmente

    O seu parágrafo de conclusão pode melhorar, procure uma intervenção um pouco mais específica.

    No geral, você fugiu um pouco do tema, procure usar mais conectivos e reavalie sua estrutura textual

    Se precisar de ajuda ou tiver duvida sobre alguma coisa que eu falei pode me chamar. Espero ter ajudado!!!

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  6. Introdução é composta:
    Contextualização
    Tese
    Encaminhamento argumentativo

    Contextualização representa o primeiro tópico do parágrafo, geralmente o objetivo de contextualizar algo é explicar sobre as características e ações de uma determinada coisa, em específico a definição de contextualização é proporcionar entendimento sobre um determinado assunto, focado em possibilitar a melhor explicação possível a respeito do tema escolhido no seu trabalho.

    Tese representa o segundo tópico do parágrafo, nada mais é, do que a ideia central da redação é o ponto de vista ou a opinião do candidato sobre o problema apresentado no tema da redação.

    Encaminhamento argumentativo representa o terceiro tópico do parágrafo, que é a apresentação dos argumentos.

    (Não obrigatório) Fechamento crítico representa o quarto tópico do parágrafo, que é o fechamento do parágrafo de introdução uma crítica a respeito do que foi citado.

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