A Constituição Federal de 1988 é um documento que, apesar da recente elaboração, possui reconhecimento internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir uma sociedade justa e, entre outras coisas, assistência àqueles que usufruem de serviços públicos. No entanto, mesmo diante da existência desse arcabouço normativo, a falta de assistência aos usuários de serviços públicos ainda persiste no Brasil, demonstrando a limitação prática deste código legal e a necessidade de se combater tal problemática.
Nesse sentido, torna-se claro que a origem do problema está na falta de conscientização no ambiente de trabalho e na omissão do Estado em não dar a assistência adequada aos casos que alcançam a Ouvidoria.
Sob esse viés, vale salientar que a falta de conscientização dos funcionários se mostra como um grande impasse. Em vista disso, o filósofo contratualista John Locke configura tal impasse como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre com funções básicas e que são indispensáveis para uma convivência pacífica dentro do corpo social. Apesar disso, no recente contexto social, observa-se que, na prática, o contrato social acaba por não ser respeitado, visto que os funcionários não são conscientizados em como agir visando sempre uma boa experiência para o usuário do serviço. Nesse sentido, é evidente que que medidas são necessárias para reverter o quadro, gerando assistência para aqueles que usufruem de serviços públicos.
Além disso, outro fator é a omissão do Estado em não dar a assistência adequada aos casos que chegam até a Ouvidoria. Nessa perspectiva, segundo dados divulgados pela Ouvidoria Geral da União, 75% dos brasileiro que recorrem à atendimentos na Ouvidoria, o fazem por conta de reclamações que não foram atendidas ou das quais não obtiveram resposta. Assim sendo, os dados mencionados demonstram que a omissão do Estado promove uma dificuldade em atender aqueles que buscam por serviços. Dessa forma, o quadro acaba por contribuir cada vez mais para que o atendimento seja desigual e qualificado como ruim.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para reverter o quadro. Dessarte, cabe ao Governo Federal criar cursos e realizar palestras, por meio de verbas públicas e utilizando-se de palestrantes e dos chamados ‘’coaches’’, visando a conscientização de funcionários de serviços públicos sobre como fornecer a assistência básica aos usuários, gerando um serviço de qualidade. Assim, por fim, o princípio básico de assistência proposto por John Locke e pela magna carta, será atendido.
Luiza_17
C1_160
Ótima gramática, mais ainda não está 100%
C2_200
Em nenhum momento fugiu do tema prescrito. Parabéns
C3_200
Argumentação perfeita.
C4_160
Faltou conectivos novos, diferentes.
C5_ 200
proposta de intervenção perfeita, de acordo com os direitos humanos.
Nota_920
Parabéns!
Próxima redação atinge nota máxima.
Sarahbeatriz171
Olá, tudo bem??
C1=160 (vc possui uma boa gramática, mas continue treinando concordância nominal e pontuação)
C2=200 (parabéns, repertório legitimado, pertinente e produtivo)
C3= 160 (aqui só faltou desenvolver melhor a argumentação do seu D2, mas a estrutura está ok)
C4=200 (bom uso de conectivos!)
C5=200 (5 elementos completos)
Nota final (ilustrativa)= 920
Parabéns e continue estudando!!!
MariaLuiza1313
Olá, espero poder te ajudar um pouco…
C1: 180. Quando você falou ” 75% dos brasileiro” falou o S em “brasileiro” para ficar no plural.
C2: 180. Ótimos repertórios e dados, só que sua tese na introdução pulou para um parágrafo, acredito que foi erro na digitação. Só por isso não te dei 200, pois achei ótimo.
C3: 180. Poderia argumentar mais no 3 parágrafo.
C4: 160. Ótimos conectivos, só cuidado em repetir muito as palavras, no lugar do tema por exemplo, você pode colocar “tal questão”, para se referir a ele e não precisar repetir.
C5: 200.
Agente: Contém
Ação: Contém.
Modo: Contém.
Efeito: Contém.
Detalhamento: Contém
Nota: 900.
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 180
Por ter apenas três desvios, descontei apenas 20 pontos.
C2: 200
Não fugiu do tema! Parabéns!!!
C3: 200
Argumentação show!!
C4: 180
Nesse caso, senti falta de uns conectivos mais “diferenciados”. Muitos conectivos com “disso”. Talvez seja coisa minha, acredito que isso não é penalizado.
C5: 200
Proposta de intervenção completa!!!
Nota: 960
Parabéns, arrasou!!! :)