A Falta de Água

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INTRODUÇÃO

É de conhecimento geral que, a água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Menos de 1% da água de todo planeta é doce.

 

DESENVOLVIMENTO “1”

Pela Constituição Federal de 1988, cabe aos governos estaduais a missão de gerir e administrar a captação e distribuição de água, embora o governo federal também precise atuar por intermédio do fornecimento de verbas públicas e obras interestaduais
Convém lembrar que, a água que existe nos reservatórios e entra nas redes de distribuição corresponde em menos de 1% para serem utilizados. Há vários fatores que motivam a falta de água, alguns deles são: Seca, poluição e má distribuição desses recursos. Sabemos que, quanto mais pessoas, há mais consumo de água, no entanto com o passar do tempo, o aumento da população sinaliza uma grave crise nesse meio.

DESENVOLVIMENTO “2”

Em vista da atual situação, a falta de água terá impactos sociais, econômicos e até mesmo impactos ambientais. É preciso conscientizar as pessoas enquanto há tempo, pois apesar da quantidade que existe no planeta, nem toda pode ser usada para o consumo. Por isso que, ela deve ser vista como um bem que precisa ser preservado, e seu uso deve ser com consciência.
Vale ressaltar também que, no mundo, são mais de 750 milhões de pessoas SEM acesso à água potável. Os países mais atingidos são o Oriente Médio e o país da África.

CONCLUSÃO
Em virtude do que foi mencionado, concluímos que a água é de vital importância para todos nós. E na falta dela, as consequências serão absurdas.
Então devemos fazer nosso papel de preservá-la, para o bem de todos nós.

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3 Correções

  1. observe com atenção os pontos destacados nos comentários, para conseguir se aprofundar na argumentação, a partir de um ponto de vista a defender bem delimitado e conduzir a argumentação de modo mais claramente relacionada à proposta e não correr o risco de tangenciar o tema. Cuidado com a ortografia, acentuação gráfica e concordância.
    é preciso que você organize a estrutura do texto para que ele se adeque ao que a Banca do Enem solicita, principalmente no que se refere a mostrar que você fez um planejamento dele e do que seria escrito/abordado (mostrar um projeto de texto ao leitor é fundamental para alcançar uma boa nota); além disso, ele deve estabelecer uma linha de raciocínio clara ao leitor, ou seja, ao ler a sua introdução, ele já deverá saber o que será discutido na argumentação. Você deve também destinar um parágrafo para o desenvolvimento de cada argumento – e cada argumento deve ser discutido apenas em um parágrafo, pois falar do mesmo assunto várias vezes durante o texto ou abordar vários tópicos no mesmo parágrafo prejudica a estrutura e a progressão da redação. Veja abaixo algumas indicações para estruturar seu texto:
    – no primeiro parágrafo (introdução), você deve fazer uma contextualização do tema de forma mais geral, em seguida deve apresentar a problemática (fazendo preferencialmente o uso das palavras-chave da frase temática e apontar dois ou três argumentos que você irá discutir (que estejam relacionados ao problema trazido);
    – em seguida, nos parágrafos de desenvolvimento, é preciso que você retome os argumentos apresentados na introdução e os expanda, argumentando sobre eles e fazendo uso de referências e fatos concretos para fundamentá-los – mas lembre-se: é importante que você discuta apenas um argumento em cada parágrafo do desenvolvimento (regrinha de ouro do Enem: um argumento para cada parágrafo, um parágrafo inteiro para cada argumento);
    – na conclusão, é preciso que você elabore uma ou duas propostas de intervenção que estejam diretamente relacionadas aos problemas discutidos no desenvolvimento – cada proposta deve ter os seguintes elementos: agente, ação, meio, efeito + detalhamentos.
    * Lembre-se que argumentar é mencionar um fato (problema) e explicitar os fatores por trás dele, bem como suas consequências, de forma detalhada.
    Segue um resuminho de como a estrutura do texto deve ser:
    * Introdução: contextualização do tema, apresentação do problema e apresentação da tese (que deve ter dois ou três argumentos que deverão ser desenvolvidos na argumentação).
    * Desenvolvimento:
    – Parágrafo 1 – desenvolvimento do primeiro argumento mencionado na tese.
    – Parágrafo 2 – desenvolvimento do segundo argumento mencionado na tese.
    – Parágrafo 3 (se houver) – desenvolvimento do terceiro argumento mencionado na tese.
    * Conclusão: propostas de intervenção e finalização do texto.
    Bons estudos e continue escrevendo!

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  2. Não conseguir enxergar sua tese no decorrer do texto, se suas metas incluem ir bem no enem ou qualquer vestibular com a modalidade argumentativa, recomendo que estude tal modalidade. Recomendo a você seguir algumas regras como apresentar a tese na introdução, desenvolver realmente suas ideias e não apenas apresentar dados. Na conclusão deve-se apresentar a sua proposta de intervenção, tente elaborar uma forma de resolver o problema, no caso a falta de água usando os seguintes tópicos: ação, agente, porque, como e detalhamento.

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  3. Ok, putz! Vamos lá.
    Primeiro: a idéia principal de se treinar redação é melhora e evoluir. Por isso, você deve escrever da mesma forma que escreveria no ENEM, concursos públicos, etc. Não é necessário colocar *Introdução* *Desenvolvimento*… Infelizmente sua redação iria zera por isso.
    Contudo, vamos olhar seus argumentos, primeiro, esse seria um texto expositivo? Bom, a estrura se adequa ao modelo expositivo, mas, não é comum na maioria do vestibular. Estude um pouco a modalidade Argumentativa.

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