Iniciante

A FALTA DA EMPATIA NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL

  • 0

Debate-se frequentemente sobre respeito e discriminação, além da falta de empatia nas relações sociais. Sobre o que a empatia é, sua relevância e reflexos positivos na vida do indivíduo. Sobretudo a empatia é a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro, de se permitir sentir, observar as coisas e ver do mesmo jeito do outro, para que assim, ele possa compreendê-lo e ajudá-lo. E a falta desse sentimento empático têm sido um problema cada vez mais crescente e preocupante.
Diariamente pode se observar, notícias através dos meios de comunicação, relacionadas a episódios de ódio, e desrespeito praticado contra pessoas através do machismo, xenofobia, racismo, intolerância religiosa, entre outras formas de ódio. A falta de empatia está fortemente entrelaçada ao egoísmo e ao individualismo, e estes sentimentos causam impactos desastrosos na vida daqueles que são vítimas do ódio, incluindo problemas mentais, depressão, e consequentemente aumentando o número de suicídios.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo ‘ Mapa do Ódio’ em 2018, o índice de crimes de ódio no Brasil, apenas pelo gênero, raça, orientação sexual, religião e origem, são assustadores, dentre estes o feminicídio se destaca, ocorrendo em todos os 26 estados brasileiros.
Cabe às autoridades e à sociedade atuarem em conjunto para impedir a disseminação do ódio e da discriminação no país, faz se necessário a empatia ser debatida com grande frequência, principalmente nas escolas e nos espaços públicos. O respeito deveria ser considerado uma disciplina escolar, e ser praticado e exercido por todos, assim como: “A gentileza gera gentileza” (Fernando Pessoa), também a “empatia gere empatia”.

 

Por favor me ajudem dando sugestões e uma nota. Obrigada :))

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, boa tarde!
    Notei alguns problemas na sua construção textual:
    Primeiro parágrafo está um pouco confuso, a segunda frase ficou “solta”, poderia ser escrita: Se debate frequentemente sobre respeito e discriminação, o que é a empatia, sua relevância, os reflexos positivos na vida do indivíduo e como ela se apresenta ausente nas relações sociais. Sobretudo, (vírgula para destacar o advérbio) a empatia é a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro, de se permitir sentir, observar os acontecimentos (evite o uso de palavras genéricas como “coisa”) e ver do mesmo jeito que o próximo (cuidado com a repetição de palavras), para que assim, ele possa compreendê-lo e ajudá-lo. A falta desse sentimento empático têm sido um problema cada vez mais crescente e preocupante.

    Quanto ao segundo parágrafo, existe um número abusivo de vírgulas que prejudicam o entendimento do texto: Diariamente pode se observar nos meios de comunicação, notícias relacionadas a episódios de ódio e desrespeito praticado contra pessoas, através do machismo, xenofobia, racismo ou intolerância religiosa, por exemplo (evitar repetição). A falta de empatia está fortemente entrelaçada ao egoísmo e ao individualismo, porque (conjunção explicativa) estes sentimentos causam impactos desastrosos na vida daqueles que são vítimas dessa aversão (usar um sinônimo), incluindo distúrbios mentais, como a depressão (depressão é um problema mental, use como exemplo), ocasionando no aumento do número de suicídios (construção mais elaborada para evitar o uso da conjunção “e”).

    Já o terceiro foi bem construído, mas ainda sofre alguns equívocos no posicionamento da vírgula: De acordo com uma pesquisa realizada pelo ” Mapa do Ódio” (usa-se aspas “), em 2018,(nesse caso a data deve ser separadas por vírgula) o índice de crimes de ódio no Brasil, apenas pelo gênero, raça, orientação sexual, religião e origem são assustadores, dentre estes, o feminicídio se destaca, ocorrendo em todos os 26 estados brasileiros.

    Acerca do quarto, faltou dizer porque essas ações devem ser tomadas: Cabe às autoridades e à sociedade atuarem em conjunto para impedir a disseminação do ódio e da discriminação no país, de modo a debater sobre empatia com grande frequência, principalmente nas escolas e nos espaços públicos, para que fosse praticada e exercida por todos, assim como: “A gentileza gera gentileza” (Fernando Pessoa), a empatia também gera empatia.

    Em resumo:
    Tome cuidado com a repetição de palavras, busque usar sinônimos ou reformular frases sempre que possível.
    Cuidado com o excesso de vírgulas, pois nem sempre são necessárias e podem modificar o sentido do texto ou ainda, dificultar a compreensão.
    Verifique a pontuação, o apóstrofo não marca fala. Essa função cabe às aspas.
    Quando for construir um período, fale mentalmente e tente analisar a praticidade de entendimento do que está sendo dito.
    Releia seu texto enquanto escreve, a fim de manter a coerência.
    Na proposta de intervenção sempre responda:
    O que deve ser feito?
    Quem deve fazer?
    Como deve ser feito?
    Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?

    Ps: Gostei do conteúdo e da argumentação.

    Nota: 5,5/10

    • 1
  2. “A gentileza gera gentileza”(Fernando Pessoa), também a “empatia gere empatia”. Nessa parte… creio que deve haver o espaço entre ” e a abertura de parênteses… provavelmente foi erro de digitação, mas é sempre bom ficar atento.
    E (‘ Mapa do Ódio’), também há um espaço, entre ‘ e a palavra mapa, que novamente pode ser por conta da digitação.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.