No cenário atual é claramente perceptível a influência do uso de medicamentos na vida de muitos para, controle de doenças, surgimento de novas patologias. Com isso, é imprescindível o investimento financeiro para pesquisas, para a fabricação de novos remédios, isso leva a indústria farmacêutica se tornar uma das áreas mais lucrativas, apesar de tudo, a falta de medicamentos essenciais tem se tornado escassos no quesito de produção, difícil o acesso gratuito ou até mesmo comercializado por ser valores altos, de que maneira, para população de baixa renda se torna inviável a compra.
Apesar de todos esses problemas, há muitos fatores que influenciam o uso de medicamentos, esse meio envolve uma grande repercussão, principalmente nas mídias sociais, o impacto que a publicidade desses produtos tem atraído as pessoas, faz com que elas não se preocupem em encontrar o problema ao certo e sim camuflar aquela dor. A falta de informação sobre a Importância de se cuidar e se consultar com um profissional, tem levado muitos indivíduos a se automedicar e, ao invés, de encontrar uma solução, acabam desencadeando problemas a mais.
É notório ver a ligação de alguns aspectos, que vem fazendo a indústria farmacêutica fazer parte da vida de muitas pessoas que sejam saudáveis, o cotidiano, mudanças de rotina, que se torna real aquilo de tomar café para despertar e se automedicar para conseguir dormir. No livro sobre ansiedade de August Cury, ele trata muito sobre se auto sabotar e como o pensamento acelerado tem feito as pessoas causarem sua própria queda. A vista de todos esses pontos, o marketing de compra e venda de remédios acarretam muitos outros problemas que ultrapassam a necessidade real de uma pessoa e torna-se algo apenas como lucro.
Portanto, é importante que haja um equilíbrio entre a visão de lucro da indústria e a necessidade de cada indivíduo, é dever do governo garantir o bem estar dos cidadãos, seja no acesso de medicamentos Gratuitos a grande parte da população e juntamente o controle de venda de remédios em farmácias, restringindo apenas para quem comprove o uso necessário daquele fármaco, pois em muitos locais é facilmente a compra sem receita médica e respectivamente a fiscalização, também, meios de incentivo a população para o entendimento dos malefícios que se automedicar pode suceder.
Samantha.forbes
C1: Domínio da escrita da língua portuguesa: 200
Você tem um domínio muito bom da escrita, seu texto está muito bem escrito!
C2: Compreender o tema: 200
Você argumentou muito bem o tema proposto.
C3: Organizar o texto: 200
Parabéns o seu texto está muito organizado, cada tese em seu respectivo paragrafo, introdução e conclusão
C4: Conhecimento linguístico: 160
Procure estudar mais conectivos, e singulares para usa-los de forma correta. Uma dica, não encha seu texto de palavras “difíceis ou diferentes”, muitas vezes o que é simples é bom também.
C5: Intervenção: 120
Sua proposta está boa, mas deveria ter se aprofundando em como deve ser feito (modo) e através de que será feito (meio)
Thaiani
Boa noite!
Antes de falar minhas observações, quero deixar claro que não sei tudo sobre redação e as minhas conclusões são apenas fatos que vi durante as aulas.
C1 – Domínio da norma culta da língua escrita: 120
Percebi alguns erros em concordância verbal e nominal, aliados a alguns equívocos na montagem de frases (trocando a ordem direta das orações). Além disso, visualizei alguns erros de pontuação.
C2 – Compreender a proposta da redação: 200
Acredito que você conseguiu compreender o tema e aplicá-lo de forma clara, utilizando bons argumentos.
C3 – Coerência do texto: 160
Acredito que você selecionou bem os argumentos e conseguiu colocá-los no texto. Porém, alguns pontos ficaram desconexos em relação ao que estava sendo falado (exemplo: você poderia ter iniciado o 3° parágrafo citando o livro de Augusto Cury, pois ficaria mais contextualizado).
C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos: 120
Observei que você tem conhecimento de vários conectivos, porém, em alguns momentos você poderia ter os utilizado e optou por outra palavra.
C5 – Proposta de intervenção para o problema abordado: 150
Acredito que você deixou um vazio nas explicações do “para que aquela medida tem que ser tomada?”. Além disso, pude perceber que algumas propostas de intervenção não são adequadas ao tema proposto e deveriam estar organizadas de forma melhor.
Nota final: 750
Parabéns!
DICA: Revise o texto quando acabar, para evitar erros na formulação de frases.
LILIANECOIMBRA
Boa tarde
C1: Domínio da escrita da língua portuguesa: 120
Você demonstra ter mediano domínio ao escrever, não reparei nenhum erro de português, as frases estão muito bem escritas
C2: Compreender o tema: 160
Você argumentou muito bem o tema, mostrou os impasses do problema de maneira clara e direta.
C3: Organizar o texto: 120
Parabéns o seu texto está muito organizado, cada tese em seu respectivo paragrafo, introdução e conclusão, portanto você deveria dar mais pausas, seu texto tem parágrafos muito extensos, e com pouca pontuação, oq acaba causando um certo cansaço no leitor.
C4: Conhecimento linguístico: 120
Procure estudar mais conectivos, e singulares para usa-los de forma correta e também para que não repita sempre a mesma palavra.
C5: Intervenção: 80
Sua proposta está mediana, mas deveria ter se aprofundando um pouco mais, colocado mais formas de como solucionar o problema. O que se pede na redação do Enem é a intervenção e ela deve conter o Agente, vc citou o Governo, ok, o Meio não teve nem o Modo e nem a Finalidade, ou seja o AMMF é imprescindível na intervenção.
Total: 600
Dica: tente usar mais conectivos, e lembre-se sempre a cada ponto comece a frase usando um conectivo diferente