Segundo pesquisas do projeto Atlas Linguístico do Brasil, a extinção de línguas indígenas no território brasileiro tem se mostrado em um alto índice durante o século XX e XXI. Dessa forma, observa-se a problemática relacionada a cultura e a sociedade dessas tribos.
Sob esse viés, a Constituição Federativa Brasileira em seu artigo 231 assegura que os direitos indígenas são reconhecidos e devem ser respeitados. Em contra ponto, diversos territórios autóctones são invadidos frequentemente por ignorância e desrespeito, ocasionando o êxito dos habitantes para outras regiões que na maioria das vezes são desfavoráveis e ocasionam até mesmo a morte e por consequência a extinção dos idiomas indígenas nativos.
Outrossim, o filme “Tainá – Uma aventura na Amazônia” retrata uma criança índia como protagonista, a qual demonstra no decorrer das cenas que apesar das culturas diferentes existentes no Brasil, a igualdade e o respeito devem prevalecer. Sendo assim, é evidente a falta de um apoio social na idade contemporânea para o combate ao preconceito linguístico e a exclusão social das tribos indígenas.
Em suma, é coerente a necessidade de uma intervenção Estatal para o combate à extinção das línguas indígenas no Brasil. À vista disso, é dever do Ministério da Educação atuar como órgão responsável pelo respeito e a preservação cultural indígena, agindo através da elaboração de eletivas nas escolas (sobre os costumes indígenas e a sua descendência), fortalecendo os conhecimentos populares a respeito do preconceito linguístico e suas consequências, para que assim, o país torne-se igualitário e a problemática seja reduzida.
Clarisseclara
C1: 120 pontos: Você cometeu poucos desvios relacionados ao uso formal da Língua Portuguesa! É isso aí, está no caminho certo! Concentre-se, agora, em construir estruturas sintáticas mais elaboradas, ou seja, reveja a extensão dos seus períodos e mesmo as palavras escolhidas.
C2: 120 pontos: Quanto mais profunda e crítica for a sua análise dos dados expostos, melhor será a qualidade do repertório sociocultural mobilizado. Não basta apenas apresentá-lo, é preciso que ele seja o menos superficial possível, justificando-o por meio de citações, reportagens, artigos e pesquisas.
C3: 80 pontos: Fica claro seus argumentos, porém é necessário desenvolvê-los mais, de maneira ainda mais coesa e, sempre, relacionando os argumentos 100% alinhados com a sua tese inicial.
C4: 80 pontos: No seu texto, as ideias não estão muito bem articuladas, apresenta inadequações na formatação e pouco conhecimento de recursos coesivos
C5:160 pontos: Proposta de intervenção muito boa. No entanto, tente deixar claro a ação.
Você tem ideias muito boas, mas falta desenvolve-las melhor. Estude a estrutura do texto e a
articule melhor a proposta com o repertorio sociocultural. Assim, poderá aprimorar sua escrita.
Sucesso ;)
rosa.paes
Oi, Jheniffer!
Parabéns pela escolha do tema, bem interessante e super atual. Na minha percepção a sua redação tem conteúdo, mas não está muito bem articulada. Como a Agatha já comentou, ler redações notas mil e estudar mais a técnica da redação pode te ajudar.
Na introdução:
Você já começa com uma informação que talvez pudesse ser mais produtiva em um dos parágrafos de desenvolvimento. A sugestão seria trazer o repertório do filme da Tainá para a introdução, e levar a informação do Atlas Linguístico para o desenvolvimento.
Além disso, as suas teses não estão muito claras e conectadas com o tema.
”Dessa forma, observa-se a problemática relacionada a cultura e a sociedade dessas tribos.” A pergunta é: E como a língua indígena se relaciona com a cultura e a sociedade indígena?
Nesse tema, em particular, seria bem produtivo se você colocasse o quanto a língua une um povo, une saberes, concretiza a história de uma população.
Um opção de reescrita (só para ficar mais concreto com um exemplo)
” Dessa forma, a língua indígena, sendo um meio de conexão entre os encentrais e os descendentes de um povo, é gradativamente extinta diante da perda de territórios e da desvalorização da cultura indígena.”
Desenvolvimento 1
Nesse parágrafo você fala sobre a invasão dos territórios indígenas. É um argumento produtivo, mas que não está na sua tese.
Além disso, você menciona que isso é desfavorável. Mas, por que é desfavorável?
Menciona que leva a morte, mas de quem? Da língua, dos indígenas? Fica subentendido que é a morte dos indígenas, mas é interessante você extrapolar mais essa ideia e escrever, por exemplo, sobre como a tomada de território faz com que não haja um espaço de compartilhamento de conhecimentos e assim os jovens perdem cada vez mais o contato com a língua.
No desenvolvimento do parágrafo 2
O filme da Tainá fica meio deslocado(por isso comentei sobre tentar desenvolver na introdução). Além disso, não existe uma evolução da argumentação, você fala sobre respeito e igualdade, sobre preconceito linguístico e exclusão, mas não desenvolve os termos.
Conclusão
Agente: Ministério da Educação
Ação:
Modo: através da elaboração de eletivas nas escolas (sobre os costumes indígenas e a sua descendência)
Efeito: fortalecendo os conhecimentos populares a respeito do preconceito linguístico e suas consequências
Detalhamento: para que assim, o país torne-se igualitário e a problemática seja reduzida.
A ressalva na sua conclusão é que você traz solução para o preconceito linguístico, mas você não desenvolveu esse termo na redação. Talvez fosse mais adequado trazer uma solução para a questão das demarcações de terras, que favorecem o fortalecimento da língua ou da valorização da cultura indígena.
Espero ter contribuído pelo menos com um pouquinho na sua correção!
Qualquer coisa estou por aqui!
Abraço ;)
Agatha2
Nos seus parágrafos de argumentos é legal colocar no mínimo 3 períodos. O primeiro tenta iniciar com o tópico frasal – resumo do que será tratado. Depois faz o período do repertório e suas argumentações.
Outra coisa que você poderia melhorar, é que na conclusão você escreveu “através”, tenta substituir por “por meio de”.
O restante eu gostei. Só lê redações nota 1000 para você acompanhar direitinho como funciona.