Desde a colonização, a floresta amazônica vem sendo explorada demasiadamente para fins lucrativos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a área desmatada chegou a 367,61 km² no mês de março de 2021, sendo a maior taxa de desmatamento em um mês. Essa pauta causou uma maior notoriedade internacional no filme Rio 2, lançado no ano de 2014, há uma forte crítica ao desmatamento da Amazônia e apresenta sua biodiversidade. É inegável a necessidade da criação de políticas públicas e privadas visando a preservação desse bioma.
Tendo em vista esses aspectos, é indubitável que o avanço do desmatamento traz inúmeras consequências ambientais e sem ações efetivas, essa problemática se agrava cada vez mais. O aumento do efeito estufa, perda da biodiversidade, mudança climática, perda de território da população indígena e extinção de espécies silvestres são alguns dos impactos do desflorestamento. A falta de investimento e cuidado por parte do Estado, intensifica a destruição desse bioma importante.
Outro aspecto a ser abordado é o fato que a floresta possui uma grande relevância no âmbito nacional e internacional, já que ela contribui para o setor alimentício, farmacêutico e cultural, sendo grande alvo de pesquisas e inovação. Assim, destruir a floresta, significa perder a produção de medicamentos, diminuir a produção agrícola, perder culturas, agravar o abastecimento de água nas metrópoles, entre outras perdas.
Tendo em vista os argumentos supracitados, é necessário intervenção ativa no Estado nessa problemática. Logo, o Estado com uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente, devem promover uma maior fiscalização e indenizações altas para os que desmatam a floresta, conceder áreas para exploração de forma sustentável, instaurar as demais áreas como uma reserva legal. Além disso, investir em postos de guarda ambiental por toda a floresta com investimentos estrangeiros e com verbas nacionais. De tal maneira que um dos maiores patrimônios naturais da humanidade seja preservado.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎Desde a colonização, [1] a floresta amazônica [2] vem sendo explorada demasiadamente para fins lucrativos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a área desmatada chegou a 367,61 km² no mês de março de 2021, sendo [3] a maior taxa de desmatamento em um mês. [4] Essa pauta causou uma maior notoriedade internacional no filme Rio 2, lançado no ano de 2014, há uma forte crítica ao desmatamento da Amazônia e apresenta sua biodiversidade. É inegável a necessidade da criação de políticas públicas e privadas visando a preservação desse bioma. [5]
OBS:
▪︎1- A inicial de “Colonização” é com letra maiúscula.
▪︎2- A inicial de “Amazônica” é com letra maiúscula, pois trata-se de um nome próprio.
▪︎3- Evite repetição de palavras, pois sua nota na C4 pode diminuir, você repetiu “sendo” duas vezes e bem próximas.
▪︎4- Evite estar trazendo dados estatísticos na introdução, visto que não é muito comum utilizar na introdução.
▪︎Você trouxe 3 repertórios, “a Colonização”, “o dado do INPE” e o “filme Rio 2”, traga só um, pois mais de 1 será muita informação e ficará confuso, a mesma coisa serve para os desenvolvimentos.
▪︎5- Você só deve dizer o que fazer na conclusão.
▪︎Faltou a sua tese, a tese é seus argumentos que serão discutidas no D1 e no D2. Tem que deixar bem claro.
▪︎Faltou conectivos para ligar um período ao outro, mostro aguns mais adiante.
▪︎Essa é a estrutura da introdução: Contextualização, traz pro Brasil contemporâneo apresentando o tema e depois a tese.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Tendo em vista esses aspectos, é indubitável que o avanço do desmatamento traz inúmeras consequências ambientais e sem ações efetivas, [1] essa problemática se agrava cada vez mais. O aumento do efeito estufa, perda da biodiversidade, mudança climática, perda de território da população indígena e extinção de espécies silvestres são alguns dos impactos do desflorestamento. A falta de investimento e cuidado por parte do Estado, intensifica a destruição desse bioma importante.
OBS:
▪︎Aconcelho iniciar o tópico frasal com um elemento coesivo: “Convém ressaltar, a princípio,… É necessário pontuar, de início,… De início,… Sob tal viés, é lícito postular…”
▪︎1- Equívoco de vírgula.
▪︎Cadê os conectivos, lembre-se da C4 que avalia isso. São conectivos “Nesse sentido, Nesse parâmetro, Nesse viés, Nesse contexto, No entanto, Entretanto, Dessa forma, Dessa maneira, Desse modo, Diante disso, Diante dessa perspectiva, Logo, Porém, Assim, Outrossim, Todavia, contudo, etc. Eles servem para ligar um período ao outro.
▪︎Cadê o repertório??? Pode ser uma série, novela, documentário, filme, situação do cotidiano, dados estatísticos. Este é avaliado pela C2, que é a competência sobre o entendimento do tema aplicando diversas áreas do conhecimento. Aconcelho a não trazer dados estatísticos, pois são muito clichês, não estou dizendo que não pode, mas tente evitar.
▪︎Argumentou muito pouco, o ideial é 4 períodos em cada parágrafo de desenvolvimento.
▪︎Estrutura dos desenvolvimentos: Tópico frasal, argumentação, repertório e fechamento do parágrafo. Se quiser pode colocar o repertório depois do tópico frasal, aconcelho fazer cada parte dessa que eu fale em um período, totalizando 4. Lembre-se do uso dos conectivos.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Outro aspecto a ser abordado é o fato que a floresta possui uma grande relevância no âmbito nacional e internacional, já que ela contribui para o setor alimentício, farmacêutico e cultural, sendo grande alvo de pesquisas e inovação. Assim, destruir a floresta, [1] significa perder a produção de medicamentos, diminuir a produção agrícola, perder culturas, agravar o abastecimento de água nas metrópoles, entre outras perdas.
OBS:
▪︎Inicie o tópico frasal com um elemento coesivo: “É imprescindível discutir, ainda,… É relevante abordar, ainda,… Ademais,… É importante discutir, ainda,…”
▪︎Faltou fazer o tópico frasal, este será uma frase que resumirá o assunto abordado no parágrafo.
▪︎1- Equívoco de vírgula.
▪︎Achei a sua argumentação um pouco solta, tente amarrar mais suas ideias. Use mais conectivos.
▪︎Faltou o repertório, você tem que trazer um em cada parágrafo de desenvolvimento, visto que faz parte da estrutura.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo, este será uma reafirmação do que você argumentou, comece com um conectivo conclusivo: “Dessa forma, Desse modo, Dessa maneira, Logo”.
CONCLUSÃO:
▪︎Tendo em vista [1] os argumentos supracitados, é necessário [2] intervenção ativa no Estado nessa problemática. Logo, o Estado [3] com uma [4] parceria com o Ministério do Meio Ambiente, devem [5] promover uma maior fiscalização e indenizações altas [6] para os que [7] desmatam a floresta, conceder áreas para exploração de forma sustentável, instaurar as demais áreas como uma reserva legal. Além disso, investir em postos de guarda ambiental por toda a floresta com investimentos estrangeiros e com verbas nacionais. De tal maneira que um dos maiores patrimônios naturais da humanidade seja preservado.
OBS:
▪︎Evite repetições de palavras, pois pode ser descontado na C4. Você repetiu “tendo em vista” 2 vezes, uma no início do D1 e outra aqui.
▪︎Inicie a conclusão com um conectivo conclusivo: “portanto”.
▪︎2- Faltou algo pra ligar as duas palavras, use “uma”.
▪︎3- Ausência de vírgula.
▪︎4- Tire esse “com uma” e coloque “em”.
▪︎5- Erro de concordância. “devem” tem que concordar com “Estado”, então o correto é “deve”.
▪︎6- Erro de concordância. Você colocou “fiscalização” no singular e “indenizações” no plural, ou você coloca tudo no singular ou no plural.
▪︎7- Ficou solto. “para os que” ??? Coloque “para os indivíduos” ou “para as pessoas”.
▪︎Aconcelho trazer só uma solução para o problema, já que não é obrigatório resolver os 2 problemas que foram discutidos nos desenvolvimentos, escolha um pra resolver e detalhe bem. Nessa conclusão você trouxe 5. “fiscalização”, “indenizações altas”, “conceder áreas para exploração de forma sustentável”, “instaurar as demais áreas” e “investir em postos de guarda ambiental”. Algumas dessas estão faltando o MEIO e todas estão faltando detalhamento, vou pegar a mais completa e avaliar.
▪︎Estrutura da conclusão:
1) Quem fazer ? (Agente)
2) O que fazer ? (Ação)
3) Como fazer ? (Meio e detalhamento)
4) Qual a finalidade ? (Resultado esperado)
5) Retomada à tese, pode ser retomada a qualquer parte do texto. Não é obrigatório fazer, mas aconcelho fazer pra ficar mais elegante.
NOTA:
▪︎C1: 140
▪︎C2: 120
▪︎C3: 140
▪︎C4: 120
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 660
Débora.37
Olá, eu gostei bastante do seu texto, das citações e de alguns argumentos utilizados. Você estendeu muito sua introdução e isso dificultou a identificação da tese, o desenvolvimento ficou bom, apesar de curto e a conclusão ficou coerente, caso tivesse utilizado somente um plano de intervenção e focado mais no desenvolvimento ficaria incrível. Adorei seu texto, espero ter ajudado!!
Camila_T
O primeiro parágrafo está bom, mas acho que você deveria usar alguns conctivos, ficou meio confuso.No então,você conseguiu colocar a tese na introdução.
Eu também acho que você poderia ter colocado o filme rio como citação desde o começo do parágrafo e deixar os dados para o desenvolvimento que é muito importante.
Na proposta de intervenção acho que você poderia ter desenvolvido mais,retomado a tese.
MelissaPelozatoAraujo
Oie, aqui vai minha correção pra vc:
Na introdução, senti falta de 2 conectivos ligantes, para dar ideia de continuidade no seu texto (antes de “há” e antes de “é inegável”. Ainda na introdução, não consegui identificar suas teses, vc precisa explicitar 2 teses na introdução par discorrer sobre elas nos D1 eD2.
Nos desenvolvimentos, poderia ter usado mais algum repertório sociocultural para afirmar suas ideias. Achei seus parágrafos curtos, use o máximo de linhas que puder para explicar o seu ponto de vista e argumentar a tese.
Me parece que sua conclusão está incompleta. Uma dica, use sempre apenas 1 proposta de intervenção, pq se vc usar 2, vc vai precisar detalhar as duas (agente, modo, meio, efeito e detalhamento) caso alguma proposta esteja incompleta, sua nota vai ser baseada na que está incompleta.
Seu texto está ótimo! Estamos todos aprendendo! Parabéns