Nos países desenvolvidos, como a Finlândia, o uso da internet e suas ferramentas de exposição recebem prioridades no uso educacional, visto que investem menos em redes sociais. Na atual sociedade brasileira, entretanto, tal idealização não está presente no cenário alienador, haja vista a exposição irrefletida nas redes sociais. Isso se evidencia não só pelos algoritmos predadores de atenção, mas também por postagens de uma vida utópica no mundo digital.
Sob esse viés, vale ressaltar, primariamente, que os algoritmos trabalham de forma alienadora e invasiva especificamente com cada usuário. Em vista disso, o documentário da Netflix “O dilema das redes” narra a vida de um jovem monitorado 24 horas com base em seus gostos e, principalmente, manipulado para a sua própria exposição. Do mesmo modo, no contexto hodierno, as redes sociais vêm funcionando como gatilhos lesivos, que incentivam a busca pelo prazer através de uma exposição exagerada da própria vida, o que afeta o indivíduo com vícios digitais e despersonificação do mundo. Dessa forma, é notório a negligência do Ministério das Comunicações frente ao caos midiático.
Além disso, outra causa nociva é a idealização de uma vida perfeita na internet. Segundo o escritor marxista Guy Debord, em sua obra “A sociedade do espetáculo”, nós somos apenas telespectadores de uma apresentação irreal da vida, a qual mostra somente imagens positivas de si próprio. Diante do exposto, é evidente que os indivíduos presos nessa alienação digital estão alheios à realidade da sociedade, uma vez que criar um estilo de vida falso nas telinhas prejudica, infelizmente, a saúde mental de seres que, frequentemente, sentem-se inferiorizados pela padronização do perfeito. Dessa maneira, se não houver alerta à população, o Brasil não conseguirá chegar ao idealismo finlandês.
Infere-se, portanto, que a exposição midiática irrefletida sofrerá avanços com a reversão de algoritmos falhos e a correta apresentação da realidade. Dessarte, cabe ao Ministério das Comunicações aliado ao Conselho Federal de Psicologia, criarem “posts” de alerta à respeito do tempo de exposição no meio digital e em postagens irreais, por meio de verbas públicas, utilizando-se de psicólogos que auxiliem os alertas e estejam disponíveis à população, seja de forma online ou presencial. Assim, tudo isso com o objetivo de tornar as redes sociais menos prejudiciais e garantir uma aproximação com a Finlândia.
PS: a redação ficou grande, mas minha letra é super pequena. Aqui toda correção é bem-vinda!❤️
Madughzxx
Oii, vou tentar te auxiliar de acordo com os meus conhecimentos!!
Adorei o seu primeiro parágrafo, muito bem contextualizado, houve o tópico frasal e você indicou o assunto já pautado nas teses, voltando também a palavra chave do título!
Ótimo segundo parágrafo, já mostrado seu posicionamento sobre o tema e chamando a atenção do leitor com uma possível intervenção de um agente!
Gostei muitoo também do seu terceiro parágrafo, excelente repertório sociocultural !
Gostei de toda estrutura do seu texto, agentes que foram utilizados e do detalhamento na sua proposta de intervenção!
Obs :
“Juntamente com” é um pleonasmo (isso tira alguns pontinhos por bobeira mesmo)
Você pode manter o “com” ou “aliado ao”
“Por meio de” (recomenda-se mais o uso de “através de”, corretores do enem, acham a expressão citada “por meio de” mais prolixa.
E a sua nota, poderia variar de 880 até 920 e continue, você vai muito longe, escreve muito bem!! Espero ter ajudado 🥰
ssabrynalima
Olá, aqui estão as minhas observações:
–
[Competência 1] Você possui um ótimo domínio da norma padrão. Notei um pequeno erro apenas no terceiro parágrafo, que você escreveu “finlandês” com letra maiúscula no início, o que não é necessário. – 160 a 200 pontos (em alguns casos, os corretores desconsideram esses pequenos erros, quando em pequena quantidade, no entanto, é bom sempre se atentar a isso, para não perder pontos por “besteira”)
[Competência 2] Sua introdução está excelente! Tese bem explícita e tema bem contextualizado. Demonstrou compreensão do tema. – 200
[Competência 3] Ótima argumentação e repertório sociocultural diversificado. – 200
[Competência 4] Apresentou conhecer os mecanismos de construção do texto. – 200
[Competência 5] Ótimo parágrafo de conclusão. Sua proposta apresentou todos os elementos necessários. – 200
–
Espero que isso te ajude, gostei muito da sua redação, com certeza conseguiria uma nota muito alta, na minha opinião, sua nota pode variar de 960 a 1000. Parabéns e continue praticando :)
LayneSilva123
Oii. Gostei muito da sua redação, você começou com uma introdução bem desenvolvida, apresentando bem a tese e contextualizando o seu repertório.
Os seus dois parágrafos de desenvolvimento também foram bem elaborados e a sua conclusão também.
Essa é uma das melhores que já li aqui. Não sei te dar especificamente uma nota, já que não sou boa nisso rsrs,mas com certeza seria uma nota máxima ou muito próxima disso. Parabéns!
Só continue assim, praticando o que você já sabe, e bons estudos!!
Fia22
Oii, Sarah!
Sou iniciante, então não tenho muito o que acrescentar, mas a sua redação está muito bem estruturada e contextualizada. Eu amei todos os parágrafos e se eu pudesse te dar uma nota seria entre 960/1000. Eu nem lembrava mais desse documentário da Netflix …vou até reassistir ele, obrigada por ter colocado ele aí. Por favor continue postando redações!🙂
Boa sorte no Enem!!!