Durante a revolução industrial – período de extrema importância para um avanço industrial e tecnológico – o grande e repentino crescimento da indústria fez que milhares de pessoas se submetessem a condições insalubres de trabalho e moradia. Embora anos tenham se passado, e as leis tenham se tornado mais rígidas, a exploração trabalhista ainda persiste na sociedade atual, acometendo principalmente indivíduos de classe média-baixa. A falta de informação e conhecimentos sobre os direitos trabalhistas faz com que a população se exponha a condições ilícitas de trabalho o, esses que muitas vezes são propostas por empresas não registradas, das quais os órgãos públicos não possuem conhecimento.
Em primazia, a falta de conhecimento dos trabalhadores sobre seus direitos, faz com que muitos se submetam a exploração em seu local de trabalho. Diante deste cenário, em meados de 2020 os noticiários relataram a existência de uma mulher negra que a após a morte de sua mãe, foi cria por uma família de classe alta, mas que não teve aceso a educação e realizou trabalhos domésticos até 40 anos de idade, sem nenhum tipo de remuneração. Esses e outros casos mostram que esta condição de trabalho ainda está presente nos dias atuais, acometendo principalmente a população de baixa renda brasileira essa que além da falta de acesso à informação, normalmente não toma nenhuma previdência pois necessitam do meio em que trabalham para sustentar sua família.
Por outro lado, a existência de pequenas empresas não registradas quais os órgãos públicos não possuem conhecimento, acabam por sua vez, expondo os trabalhadores a longas jornadas de trabalho. O não cadastramento destas empresas faz com empregados não tenham acesso a direitos como bolsa família salário 13°, férias, aposentadoria – pois acabam não sendo contribuintes do INSS – além da falta de uma carga horária de trabalho estabelecida associada a não remuneração de acordo com o piso salarial da função exercida pelo trabalhador, fatores que contribuem não somente á exploração trabalhista, mas também à pobreza no Brasil, e causando ao trabalhador diversos problemas físicos – como cansaço, estresse, entre outros.
Portanto, evidencia-se a presença da problemática nos dias atuais. Diante disto cabe a administrações estaduais e municipais juntamente com o ministério do trabalho e emprego criar um programa baseado em uma campanha para levar informações de fácil acesso acerca dos direitos trabalhistas, a fim de que empregados não se submetam a determinadas situações e saibam como proceder caso algumas delas esteja ocorrendo, além disso deve haver a diminuição de impostos e burocracias, afim de incentivar o cadastramento de pequenas empresas, facilitando desta forma a fiscalização das mesmas por meio de órgãos públicos.
COLOQUEM NOTA, POR FAVOR<3
EnzoTrovao
Tese bem definida e clara – ULTIMO PERÍODO DA INTRODUÇÃO
8 Linha – “o, esses (referência aos trabalhadores) erro de pontuação. Após escrever o sujeito, pontuar com vírgula e depois com o argumento.
” ílicitas de trabalho, esses que, muitas vezes…”
Desenvolvimento I – Referência histórica como argumentativa, porém não estruturada corretamente. Tente alinhar mais.
Desenvolvimento II – Em vez de dizer bolsa-familia, salário 13, férias, poderia poupar tempo e dizer “Direitos trabalhistas” ou privilégios.
Proposta de intervenção boa, porém na última parte de “diminuição de impostos e burocracias” deveria haver mais detalhamentos.
Sou apenas um monitor de redação no 2 ano do Ensino Médio. Portanto, minha nota é irrelevante.
Se eu fosse te dar uma nota eu te daria 6.0/10, com peso entre os Desenvolvimentos I e II, junto também da conclusão que não me deixou surpreso.
Sua escrita é excelente e gostosa de ler, porém, perde em aspectos pequenos e que dificultam uma correção fácil, estes pequenos erros, porém cruciais ,que te fazem perder alguns pontos.
gabx2003
Eae amigo, beleza?
Gostei de como escreveu sobre o tema.
Só achei ela um pouco extensa em cada parágrafo,você pode focar em diminuir mais o tamanho dos mesmos, e também pode tentar aprender novas técnicas de gramática,de resto ficou ótima :v
Espero ter ajudado.
LuighiFaria
Boa noite Gabriel!
Gostei da forma como abordou o tema.
Apenas algumas referencias que poderia ter utilizado “Direitos Trabalhistas, Charlie Chaplin (ícone nas revoluções) e quem sabe até a constituição federal”
Do resto, assim como eu, é focar em acentuação e erros gramaticais :)
Espero ter lhe ajudado de alguma forma!