A Experiência Profissional Paterna na Definição Profissional dos Filhos

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Dados apontam que 46,99% dos estudantes entrevistados de um total de 3718 alunos da capital paulista se consideram indecisos quanto à escolha profissional e qual carreira seguir. Historicamente no Brasil houve um aumento do número de anos na escola e consequentemente a entrada mais tardia no mercado de trabalho, quando comparado às décadas anteriores. O que inicialmente pode parecer um avanço nos índices de desenvolvimento humano, também pode trazer outras questões.

A influência dos pais na escolha da profissão dos filhos não é algo novo, e remonta os primórdios da humanidade, quando os seres humanos ainda eram caçadores e coletores e a continuação da espécie dependia dos ensinamentos passados de pais para filhos sobre como sobreviver. Nos dias de hoje, apesar de ainda existirem muitas influências paternas, percebe-se um grande número de jovens exercendo ou estudando para exercer posteriormente profissões diferentes das dos pais.

Tal fato se justifica em partes pelo grande número de novas profissões que surgem a cada ano e que criam novos cursos superiores e novas vagas. Exigindo mudanças cada vez mais disruptivas na mentalidade dos novos e antigos profissionais.

Portanto, a influência dos pais deve contribuir mais de maneira a auxiliar os filhos a desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, chamadas de soft skills, do que habilidades técnicas, que muito provavelmente se tornarão inadequadas ou ultrapassadas frente às novas exigências do mercado de trabalho.

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3 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Bem , eu gostaria de citar argumentos de correção de acordo com os critérios do ENEM, espero que te ajude.
    Primeiramente parabéns pela escolha do tema, e pela escrita, foi muito bom ter a oportunidade de ler sua redação.
    Segundo, de acordo com o ENEM, eles pedem um texto argumentativo, ou seja, você apresente seus argumentos sobre a problemática, eu não consegui identificar sua opinião sobre esse tema, você acha que “A Experiência Profissional Paterna na Definição Profissional dos Filhos” é uma coisa ruim ou boa? Isso influencia na vida dos filhos de maneira positiva? De que maneira os filhos lidam com isso?. Deixar vago seus argumentos, pode comprometer bastante sua nota e acarretar até um zero, pois você precisa escrever um texto que apresente seus argumentos de forma clara, é um dos critérios que zeram redações no enem.
    *Correção de acordo com as cinco competências:*
    1. Domínio da norma padrão: 200
    2. Compreensão da proposta de redação: 60
    3. Relaciona, seleciona, organiza e interpreta a proposta: 60
    4. Conhecimento da estrutura do texto argumentativo: 20
    5. Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado: 80
    Obs: Além com o cuidado que deve ter em apresentar argumentos, você também deve levar em consideração os dados que poe, no primeiro parágrafo você colocou um dado bem interessante e específico, mas não citou de onde tirou.
    NOTA FINAL: 420

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  2. Oii, bom devo concordar que sua redação ficou muito boa,na sua introduçao, eu mudaria a parte da tese, deixando mais clara e tese dupla é sempre bom.
    Seu D1 e D2 ficaram muito bons,com um repertório rico em dados na introdução e no desenvolvimento relembrando os tempos antigos, perfeito! Retomando a ideia de ter uma tese dupla, é bom pois no D1 falaria de uma tese e no D2 falaria do outro, é claro que intercalando as duas na conclusão.
    Na conclusão a única coisa que poderia ter é mais de um agente+meio+finalidade, se é claro for utilizar tese dupla, ficaria mais inchada sua conclusão, já que o enem pede isso.
    Espero ter ajudado!

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  3. Sua redação está muito boa! Parabéns!
    Com um pouco mais de prática, você pode aperfeiçoar sua escrita ainda mais.
    Nota: 900
    (A conclusão deixou um pouco a desejar.)
    Dica:
    A conclusão deve conter:
    1- Agente social; (órgão que possa desenvolver a mudança)
    2-ação; ( qual a atitude que resolverá o problema)
    3-meio modo;
    4-finalidade;
    5- detalhamento.

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